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Você já deve ter acompanhado aqui no blog que contar com um software para gestão empresarial é uma excelente forma de ter maior controle sobre os processos do negócio, principalmente quando falamos em varejo.

Um desses processos fundamentais, principalmente para a lucratividade do negócio, é a gestão de vendas. Como empresário, você deve estar sempre em busca de ferramentas que têm potencial para gerar bons números para a empresa, e é sobre isso que falaremos agora.

Conheça a seguir 12 das principais funcionalidades do ERP MicroUniverso para o setor de vendas da sua loja de materiais de construção!

1. Facilidade na definição de preços e descontos

Para começar, o ERP MicroUniverso permite o estabelecimento de regras definidas para preços e descontos — seja por produto, cliente, condição de pagamento e outras variáveis.

Isso dá ao vendedor mais autonomia e velocidade no momento da venda.

2. Autonomia para retirada de produtos em diferentes unidades

Imagine que um cliente esteja comprando em uma de suas lojas, mas nem todos os produtos que ele deseja estejam disponíveis na unidade. Normalmente, nesses casos, o vendedor teria que fazer uma movimentação de itens entre as lojas, certo?

Utilizando o ERP MicroUniverso isso fica simplificado, já que ele permite que as vendas sejam feitas com possibilidade de retirada dos produtos em locais diferentes de onde estão sendo vendidos.

Por exemplo, se a venda é feita na loja, mas o produto vai sair do centro de distribuição, o ERP faz o tratamento automático do processo de transferência ou dando a possibilidade de o faturamento ser feito no local de onde o produto vai sair.

3. Informações completas sobre os produtos à disposição do vendedor

Outra grande vantagem que o ERP MicroUniverso proporciona para o setor comercial é que ele disponibiliza para o vendedor, no ato da venda, diversas informações sobre os produtos e também sobre os clientes. Dessa a forma, é possível realizar o atendimento ao cliente e a venda com mais qualidade.

O vendedor pode consultar informações como:

  • tratamento de ofertas;
  • texto técnico para facilitar a descrição de cada produto;
  • indicação de produtos similares;
  • informação dos preços de concorrentes;
  • cotações perdidas por produto e cliente;
  • últimas compras do cliente;
  • múltiplos endereços de entrega e cobrança;
  • informações quantitativas de produtos por filial (quantidades, reservas, disponibilidade, pedidos de compra etc.);
  • informações financeiras e cadastrais dos clientes (documentos em aberto, quitados, limite de crédito, histórico de bloqueio, saldo devedor vencido e a vencer etc.);
  • indicação de produtos relacionados que agreguem mais valor às vendas;
  • classificação dos produtos quanto à disponibilidade (de linha, fora de linha, brinde etc.).

4. Controle de rentabilidade de cada pedido

No ERP MicroUniverso, o usuário pode ter acesso ao controle de rentabilidade dos pedidos, podendo consultar os custos e markups de cada produto e do pedido como um todo.

A possibilidade de informar um desconto ou acréscimo individualmente por produto, possibilita uma análise de rentabilidade de produtos de forma mais correta, já que nem sempre o desconto informado deve ser repartido para todos os produtos do pedido.

5. Versatilidade na venda quanto às formas de pagamento e tipos de entregas.

O ERP MicroUniverso oferece a possibilidade de se efetuar uma venda com vários documentos de pagamento e, além disso, três tipos de entrega por item do orçamento (futura, expedição e caixa), sendo controlados no sistema de acordo com regras de negócio, proporcionando mais agilidade no atendimento ao cliente.

6. Processo de expedição facilitado

Para facilitar o processo de expedição, o ERP MicroUniverso conta com recursos como:

  • montagem de carga;
  • ordem de separação (com indicação do local físico);
  • conferência com leitura de código de barras;
  • faturamento;
  • controle de carga;
  • confirmação de entrega.

Essas funcionalidades vão agilizar a expedição e eliminar erros na entrega de produtos, já que passa a ser possível controlar todas as fases do processo e consultar a situação de cada venda por diversos setores, principalmente pelo setor comercial.

A venda em que o cliente leva a mercadoria no mesmo momento também passa por um processo de conferência com leitura de código de barras, o que traz mais segurança e agilidade, eliminando aquela velha conferência no setor de embalagem.

7. Controle de lotes

Principalmente quando falamos em vendas de pisos e cerâmicas, ter um controle eficiente dos lotes desses produtos é fundamental.

O ERP MicroUniverso permite que se faça essa gestão, o que possibilita a venda de produtos com as mesmas características de fabricação para um mesmo cliente, evitando também a sobra de lotes.

8. Emissão de orçamentos por ambiente

No ERP MicroUniverso é possível que o vendedor emita orçamentos para o cliente dividindo-os por ambiente. Ou seja, se um cliente está construindo ou reformando a casa e vai fazer compras para mais de um ambiente — cozinha, banheiro, quartos etc. —, o vendedor pode montar orçamentos separados por cada um desses ambientes.

Isso é positivo tanto para o cliente, que consegue visualizar melhor o que está gastando, quanto para o vendedor, que pode ter uma visão mais detalhada da venda e oferecer produtos mais adequados à necessidade do cliente.

9. Avaliação completa de clientes

Outra funcionalidade que auxilia o vendedor é a avaliação de clientes. No ERP MicroUniverso é possível avaliar os clientes de forma automática, a partir de regras claras previamente definidas — limite mensal e total de crédito, dias de atraso, cliente inativo etc. — e encaminhá-los para o setor de crediário somente quando for necessário.

Há também a possibilidade de trabalhar com uma ficha de crédito com campos livres, o que permite mais flexibilidade na manutenção dessas informações e a criação de um banco de dados completo dos clientes.

Consultas feitas ao SPC/CDL, serão salvas automaticamente no sistema, proporcionando maior agilidade nas análises de crédito e também economia para o lojista, pois como estas consultas são pagas, com o recurso de salvar as mesmas e determinar o prazo de validade de cada uma, o lojista não terá que fazer frequentes consultas.

Esses recursos permitem um atendimento mais rápido aos clientes, em especial àqueles que não tenham restrição de crédito.

10. Módulo WEB de ORÇAMENTOS.

O módulo WEB de ORÇAMENTOS permite que o vendedor acesse as funcionalidades do ERP em dispositivos móveis — tablet, smartphones etc. —, dando maior mobilidade para os mesmos tanto internamente quanto externamente, para lojistas que trabalham com vendas externas.

Além disso, o processo de aprovação remota de orçamentos em função de pendências de estoque e preço também pode ser feito por meio desse módulo.

11. Facilidade no envio de orçamentos

Para facilitar o envio de orçamentos solicitados, o ERP MicroUniverso oferece a possibilidade de envio por e-mail, com descrição completa ou resumida do item, preço de lista ou negociado.

12. Flexibilidade quanto ao tipo de venda

Outro diferencial muito importante do ERP MicroUniverso para o setor comercial é que ele já está preparado para trabalhar com dois tipos de vendas, tendo procedimentos completos para ambos:

  • a tradicional venda assistida pelo vendedor;
  • o auto serviço, modalidade que começa a ser difundida também no varejo de material para construção.

Como você pode ver, são muitas as funcionalidades do ERP MicroUniverso para o setor de vendas. Além dos recursos que foram citados neste posts ele ainda conta com outras ferramentas que auxiliam o setor comercial nos processos de vendas, logística, expedição, entre outros.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que o ERP MicroUniverso pode trazer para a gestão das vendas na sua loja, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

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