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A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas produtivas desse setor, garantindo que as ações fluam tranquilamente, sem gargalos ou problemas.

Em uma loja de materiais de construção, estar atento a isso é fundamental para o sucesso e aumento da lucratividade. Além disso, ajuda a reduzir erros que podem gerar prejuízos não só materiais, mas também para a imagem do seu negócio.

Confira a seguir dicas imperdíveis para implementar uma gestão logística voltada para as atividades do seu negócio.

Benefícios da gestão logística

Estão entre as vantagens de uma gestão logística que realmente seja eficiente:

  • aumenta a produtividade do seu negócio;
  • melhora a experiência do cliente;
  • minimiza perdas de vendas por ausência de itens no estoque;
  • redução de gastos operacionais;
  • tomadas de decisões melhor direcionadas.

Dicas para uma gestão logística eficiente

Se você quer otimizar a sua logística e contar com todos os benefícios que listamos anteriormente, continue lendo. Separamos as melhores práticas voltadas para lojas de materiais de construção e que darão um up nas suas estratégias e, também, nos resultados.

Analise os processos atuais

O primeiro passo para uma mudança eficiente é identificar o estágio dos processos atuais. Isso significa fazer um mapeamento de toda a cadeia logística, desde o processo de prospecção de fornecedores até a etapa de pós-entrega ao cliente.

Ser analítico aqui será fundamental. Desenhe o mapeamento dos processos para entender como um interfere no outro ao longo da cadeia. Isso será fundamental para identificar quais processos demandam mudanças, quais podem ser potencializados e ter insumos para a próxima fase, uma das mais importantes para um processo logístico eficiente.

Identifique gargalos

Essa é uma etapa essencial para a otimização do processo logístico em sua loja de materiais de construção: saber quais são os pontos de gargalos e como reduzi-los ou conter eventuais danos que eles possam proporcionar.

Se há alguma etapa desnecessária ou um ponto que pode travar toda a cadeia, é fundamental encontrar formas de otimizar isso. E o mapeamento anterior é um aliado nisso.

Por exemplo, se há dificuldades na prospecção de fornecedores e isso atrasa o processo de reposição, contar com ferramentas de automação para esse processo pode reduzir o tempo e auxiliar a mitigar problemas em caso de impossibilidade de cumprimento da venda por um deles: rapidamente você poderá encontrar uma nova opção e não travar o processo logístico.

Faça previsão de demanda

Você sabe dizer hoje qual o ciclo médio de venda dos principais produtos da sua loja de materiais de construção? Ou quais são aqueles que possuem maior sazonalidade? Se a resposta for “não “, é essencial rever isso quanto antes.

A previsão de demanda é um ponto estratégico para uma gestão logística eficiente em lojas de materiais de construção. Quando falha, pode inviabilizar compras de ticket médio elevado.

Suponhamos que um cliente deseje comprar itens para a reforma da casa de veraneio e, entre eles, queira X caixas de um modelo de piso. Você dimensionou inadequadamente a demanda e não tem o volume para atender a essa compra.

Com isso, a pessoa pode decidir que prefere comprar todos os itens (incluindo os pisos) em outra loja e, com isso, seu negócio perde uma ótima oportunidade de realizar uma venda com alto valor.

Organize o armazenamento

A organização no armazém será fundamental para permitir uma maior fluidez logística. Alguns dos principais motivos para isso são:

  • torna-se mais fácil fazer a conferência do estoque;
  • é possível alocar os itens que chegarem das compras mais rapidamente, evitando demora no processo de posicionamento;
  • torna-se muito mais fácil fazer o processo de picking para iniciar o transporte ou liberação para que o cliente leve o produto.

Para isso, defina uma metodologia de organização que esteja mais alinhada com o ritmo do seu negócio. Para isso, considere questões tais como:

  • projeções de vendas;
  • categorias de produtos mais vendidos;
  • sazonalidade;
  • fragilidade do produto, entre outras possibilidades.

Encontre bons fornecedores e parceiros

Todos os pontos anteriores precisam estar alinhados, também, com contar com bons fornecedores e parceiros que ajudarão em seus processos logísticos. E esses são dois pontos essenciais para otimizar a experiência do cliente.

Os fornecedores estão diretamente relacionados com a possibilidade de ter as reposições dentro do tempo estimado e com produtos de qualidade, evitando perdas de vendas tanto por ausência de itens no estoque quanto pela falta de confiança dos clientes.

Os parceiros ajudam em outros pontos do processo logístico. Por exemplo, para lojas de materiais de construção com maior volume de itens, é possível contar com empresas que atuam com armazéns terceirizados. Ou, ainda, contar com empresas de transporte para realizar as entregas de forma mais ágil aos clientes.

Acompanhe os indicadores

Identifique quais são os indicadores logísticos mais importantes para seu negócio e monitore-os constantemente. Se você não sabe quais são os essenciais, separamos alguns que merecem sua atenção:

  • acuracidade de inventário;
  • pedidos entregues sem incidentes no caminho;
  • tempo médio de entrega;
  • tempo de ciclo do pedido;
  • tempo de atraso das entregas;
  • custo por entrega;
  • pedidos completos e no prazo (também chamado de “one time in full”), entre outros.

Mas isso pode se tornar um gargalo, não é mesmo? Na verdade, não, desde que otimize o processo por meio do acompanhamento com tecnologias que estarão ao seu lado neste momento. É o que veremos a seguir.

Conte com a tecnologia a seu favor

As tecnologias são fundamentais para proporcionar uma gestão eficiente, automatizada e com redução de erros em seu negócio. E isso pode ser feito com o uso de soluções voltadas, justamente, para a área de materiais de construção.

Um ERP completo proporciona não só o acompanhamento da gestão logística, mas permite a integração com outras áreas estratégicas (como financeiro, vendas, entre outros pontos). Com isso, é possível otimizar não só esse setor, mas o negócio como um todo.

Isso ajuda, inclusive, na adoção da Logística 4.0. Essa é uma das grandes tendências da área e pode ser um diferencial crucial para sua loja de materiais de construção.

Falhas que devem ser evitadas na gestão logística

Outro ponto importante é conhecer quais são as principais falhas que ocorrem na gestão logística e identificar como evitá-las. Separamos as principais a seguir:

  • não ver a sua cadeia de suprimentos de forma dinâmica;
  • não considerar questões como sazonalidade e períodos de baixa para realização de obras (como períodos chuvosos);
  • não trazer uma gestão integrada com outros setores;
  • não fazer o monitoramento recorrente dos principais indicadores;
  • não contar com automação de processos que, quando feitos de forma manual (como controle de inventário), podem proporcionar falhas graves.

A gestão logística é um dos pontos responsáveis pelo sucesso do seu negócio. Fique atento para as dicas que trouxemos e implemente-a em sua loja de materiais de construção. E as tecnologias são fundamentais para isso.

Conte com o ERP da MicroUniverso. Conheça nossos diferenciais e como podemos fazer uma adoção personalizada para as demandas do seu negócio.

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