Saiba como fazer controle de lote na loja de materiais de construção

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de produtos errados para o cliente (como lotes diferentes de pisos), avaliação errada de estoque, entre outros problemas? A resposta para superar esse desafio pode ser: tenha um bom controle de lote.

Essa prática é fundamental para lojas de materiais de construção, pois variações no lote podem impactar consideravelmente a experiência do cliente. Muitas vezes, inclusive, os profissionais confundem esse conceito com o controle de estoque.

Neste artigo, vamos trazer as principais informações sobre ele e apontar as melhores práticas para ajudá-lo em sua adoção no seu varejo. Saiba mais a seguir.

O que é o controle de lote?

O controle de lote é uma prática de gestão que permite aos gestores rastrear e gerenciar grupos específicos de produtos. Isso porque os lotes permitem agrupar os itens com base em critérios que são comuns a eles, tais como:

  • data de produção;
  • fornecedor;
  • cor e tamanho;
  • local de armazenamento.

O controle adequado permite uma visão completa do estoque, permitindo identificar mais facilmente os itens armazenados e, também, ajuda em decisões estratégicas (como identificar o melhor momento para fazer uma promoção ou queima de estoque de um item).

Em vez de tratar cada item individualmente, os lotes são agrupados com base em critérios comuns, como data de produção, fornecedor ou local de armazenamento. Esse método oferece uma visão granular do estoque, facilitando a identificação de produtos e a tomada de decisões estratégicas.

Como funciona o controle de lote?

O controle de lote envolve ter um número atribuído a um conjunto de produtos com características idênticas (como data de produção, fabricante, cor, tamanho e peso, entre outros pontos).

Com esse número, os gestores de estoque conseguem rastrear produtos e identificar quando os itens foram fabricados. No caso das lojas de materiais de construção, permite, por exemplo, identificar produtos que, normalmente, são comprados no mesmo combo e, por isso, têm características semelhantes.

Por exemplo, um conjunto de tintas de lotes diferentes podem ter alterações de tonalidades, por questões relacionadas com a fabricação. Por isso, adquirir produtos de um mesmo lote pode ser algo importante para o cliente.

Quais as diferenças entre controle de lote e controle de estoque?

Infelizmente, muitos profissionais ainda confundem o conceito de controle de estoque e controle de lote. Por isso, decidimos trazer as diferenças entre eles, para não confundir mais.

Embora ambos estejam, em alguma medida, interligados, o controle de lote se destaca por sua abordagem mais detalhada. Enquanto o controle de estoque gerencia o volume total de produtos, o primeiro avança em algumas questões, permitindo rastrear a origem, por exemplo.

Itens que tenham um longo tempo de produção podem sair de linha e não conseguir uma reposição adequada com o fornecedor. Neste caso, é fundamental fazer o acompanhamento da data de fabricação para evitar perder o timing adequado para uma queima de estoque, por exemplo.

Quais os benefícios de fazer o controle de lote?

O controle de lote tem um papel crucial para o sucesso de uma loja de materiais de construção. Estão entre os benefícios:

  • permite identificação de lotes com possíveis defeitos de fabricação e agilizar o processo de troca junto ao fornecedor;
  • facilita questões relacionadas com normas do setor;
  • permite otimizar o controle de data de produção, evitando que o item fique obsoleto e não consiga reposição a tempo;
  • fortalecimento da confiança com o cliente, fazendo a substituição rápida em caso de eventual falha (ainda que elas sejam reduzidas com um controle de lote adequado).

Quais as melhores práticas para um controle de lote adequado nas lojas de materiais de construção?

Para contar com esses benefícios, é importante saber adotar quais são as melhores práticas para um bom controle de lote. Confira a seguir algumas dicas.

Evite proximidade de dois lotes diferentes de um produto

A separação física é fundamental para uma boa gestão de lotes diferentes. Isso porque a proximidade pode gerar confusões (por exemplo, selecionar caixas de lotes diferentes de piso) e evita a confusão no momento da expedição.

Confira todos os dados no recebimento

A falha pode começar já no recebimento dos itens, com a compra dos fornecedores. Por isso, sempre faça a conferência assim que o item chegar à loja e veja se bate com as informações da nota fiscal.

Analise se a data de fabricação, características, nome do produto, prazo de validade, entre outros, conferem com as informações de compra. Se encontrar discrepâncias, solicite a troca imediatamente.

Identifique adequadamente os produtos

Conte com tecnologias como RFID, código de barras ou outras avançadas para fazer a identificação adequada e evitar problemas como confusão entre itens de lotes diferentes durante a separação para expedição. A rastreabilidade é sua maior aliada.

Acompanhe as informações dos lotes em tempo real

O controle deve ser feito em tempo real, verificando os fluxos de entradas e saída dos lotes. Isso possibilita uma resposta imediata em caso de qualquer problema que possa surgir, principalmente quando há demanda como recalls ou ajustes na gestão de estoque.

Faça a verificação recorrente do estoque

Faça auditorias periodicamente para identificar se os itens estão armazenados nos locais adequados e verifique se os dados de lote continuam precisos. Esse é um ponto estratégico quando falamos em lojas de materiais de construção.

Conte com um sistema especializado para esse fim

A tecnologia é a sua aliada mais importante neste momento. A escolha de um sistema voltado para a área de materiais de construção é um investimento estratégico. Essas soluções oferecem funcionalidades que serão essenciais para o controle de lote, gerenciando a entrada de produtos e vendas.

Um sistema especializado ajudará muito na hora de fazer o controle de lote em sua loja de materiais de construção! E se ele for voltado para esse mercado, melhor ainda, pois terá essa função desenhada, justamente, para as demandas e questões desse mercado.

Com o ERP MicroUniverso, você consegue fazer o controle mais adequado de lotes e pisos de cerâmica. Com isso, evita falhas que podem prejudicar a experiência do cliente, como receber lotes distintos em uma mesma compra, ajuda a ter um controle de estoque mais eficiente, além da possibilidade de poder saber quando é o melhor momento para fazer promoções e outras medidas para evitar sobras de lotes.

Converse com um de nossos especialistas e veja como a MicroUniverso pode ajudar a otimizar seu negócio!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…

Os lojistas bem-sucedidos são aqueles que buscam maneiras inovadoras de obter os insights necessários para as suas operações….