Já faz algum tempo que a integração de processos deixou de ser uma preocupação restrita às empresas de grande porte e começou a fazer parte da pauta de negócios de todos os formatos como as lojas de material de construção, por exemplo.
O comportamento do consumidor mudou muito com a expansão da internet e a forma como ele se relaciona com as empresas tornando o mercado mais competitivo. Sendo assim, é preciso que os gestores estejam engajados na missão de tomar decisões seguras e produtivas.
Quer conhecer mais sobre as vantagens de integrar os processos em seu negócio? Continue a leitura! Esse artigo foi feito para você.
Por que é importante pensar na integração de processos?
Toda atividade empresarial, independentemente do tamanho do negócio, é composta por uma série de processos que, quando corretamente interligados, garantem o sucesso e o crescimento da operação.
Não basta, porém, estruturar as rotinas e esperar que tudo funcione de forma orgânica e sinérgica. O ambiente corporativo é altamente dinâmico e exige evoluções e adaptações contínuas. É preciso se preocupar em estruturar ferramentas que assegurem a integração dos processos e a transparência dos dados.
A importância de valorizar a centralização de informações, portanto, é evidente: somente dispondo de dados confiáveis e extraídos sem a incidência de erros manuais é que o gestor será capaz de obter um panorama amplo e pertinente de sua operação, capacitando-se para tomar decisões cada vez mais coesas e desenvolver sua empresa.
Como a integração de processos favorece a competitividade?
O mercado moderno pressupõe uma concorrência acirrada. Hoje, a disputa pela preferência do consumidor se mostra intensa e constante. É por isso que para crescer a empresa precisa investir em diferenciais internos que sejam também percebidos (e valorizados) pelo público externo.
A integração de processos é, sem dúvidas, um desses atributos. Ao garantir a coerência de rotinas e a transparência das operações, as equipes ganham em alinhamento de tarefas e contribuem mais ativamente para as metas da organização.
Além disso, ao contar com ferramentas para automatizar e integrar os procedimentos de trabalho, o gestor minimiza a necessidade de se envolver em atividades de baixo valor agregado, podendo concentrar-se, portanto, naquilo que efetivamente poderá trazer resultados expressivos à empresa.
Assim, não seria equivocado dizer que essa centralização de informações promove ganhos significativos de produtividade. Entre os benefícios proporcionados, vale a pena destacar alguns dos principais. Veja.
1. Otimização de trabalho
O retrabalho é um grande problema no cotidiano operacional da maioria das organizações. As implicações negativas são inúmeras: a equipe desperdiça tempo e recursos, há atrasos na entrega e, em alguns momentos, até prejuízos financeiros.
A integração de processos, nesse caso, desponta como a chave para uma rotina mais organizada e lucrativa, evitando que os objetivos sejam prejudicados pelas urgências de correções.
No que compete ao gestor, é válido lembrar que a figura de liderança não o exime dos percalços de uma operação frágil e descentralizada. Pelo contrário! Para que alcance resultados consistentes e satisfatórios, é preciso que valorize (e implemente) um esforço contínuo de otimização de trabalho.
2. Aumento da produtividade
Quando áreas, equipes e processos estão integrados, a performance da empresa é potencializada. Trata-se de uma mudança nítida e, claro, sempre bem-vinda!
Todo trabalho realizado em consonância e de maneira organizada, sem falhas na comunicação ou excessiva necessidade de retrabalho, implica em uma execução mais afinada aos objetivos da empresa e produtividade acelerada!
Munida de ferramentas adequadas, a equipe pode desempenhar suas atividades com mais agilidade e consistência — e o gestor tem mais tranquilidade para pensar no que é estratégico ao desenvolvimento do negócio.
3. Redução de custos
O controle efetivo de custos é uma prioridade em todas as corporações que pretendem ser lucrativas e duradouras. Nesse âmbito, a integração de processos contribui diretamente para otimizar as despesas!
Ao favorecer a qualidade da execução e a alavancagem da produtividade (dois fatores que citamos anteriormente), a centralização de informações proporciona uma economia real à empresa — afinal, o desempenho eficiente ocasiona e permite investimentos enxutos!
À frente da operação, o gestor pode enxergar claramente as vantagens do processo. Mais que isso: ao contar com informações transparentes, algumas, mesmo em tempo real, o líder estará apto a ajustar de imediato qualquer desvio identificado.
4. Precisão nas decisões estratégicas
Essencialmente ligada aos tópicos anteriores, a precisão na tomada de decisão é uma consequência positiva da integração de processos. Aqui, a figura do gestor é a maior beneficiária da acuidade dos dados e da agilidade de parâmetros.
Ao dispor de relatórios variados, por exemplo, o líder é capaz de avaliar indicadores e de perceber, com mais segurança, as oportunidades e vulnerabilidades de seu negócio.
Trata-se, portanto, de um benefício que deve ser levado em alta conta. Considerando a profunda competitividade do mercado, não seria exagerado conferir grande importância à qualidade das decisões que são tomadas.
A mensagem é clara: quando há integração de processos, as decisões são embasadas em dados críveis, por isso, apresentam maior chance de êxito.
Como a integração de processos impacta na relação com os colaboradores?
Além das vantagens que citamos, não podemos deixar de falar nos impactos que a integração de processos traz na relação entre a empresa e o colaborador. Separamos alguns pontos que merecem atenção. Confira abaixo.
Contenção do absenteísmo
O desafio de muitas lojas de material de construção, assim como de diversos negócios, é conter a taxa de absenteísmo. Esse é um dos maiores ofensores quando falamos de indicadores de desempenho de uma equipe. A falta sem justificativa, assim como atrasos, prejudicam o andamento da operação de uma organização.
Sendo assim, manter os colaboradores motivados e engajados é essencial para que a jornada de trabalho seja prazerosa e produtiva. Porém, a motivação, ou falta dela, não são motivos para faltas. Primeiramente, é preciso entender a diferença entre as faltas sem justificativa e justificadas para entender sua relação com o absenteísmo.
Portanto, organizações que investem na integração de processos e de equipes, constroem relacionamentos de valor entre o colaborador e a empresa, com isso, despertam o sentimento de reciprocidade no funcionário que por sua vez retribui com a assiduidade e o bom desempenho de suas tarefas.
Melhora no clima organizacional
A integração de processos fortalece a comunicação entre os setores e permite que todos conheçam o perfil de cada profissional, diminuindo o retrabalho e tornando a operação mais dinâmica. Além de salários compatíveis com suas funções, um dos principais interesses dos funcionários é um ambiente de trabalho harmônico. Por isso, o clima organizacional é tão importante para um negócio ser escalável.
Atualmente, empresas que valorizam as competências do funcionário e promovem um ambiente equilibrado e criativo atraem os melhores e mais capacitados profissionais, dessa forma, é possível garantir excelência desde o desenvolvimento de produtos ao atendimento de qualidade para os clientes.
Não tenha dúvidas, a partir do momento em que as atenções são direcionadas para a criação de um ambiente organizacional favorável, além de maior proatividade, proporciona inúmeros benefícios para empresa como, inovação, competitividade e qualidade, por exemplo.
Mitigação da evasão de talentos
Igualmente importante, a mitigação de talento é um dos pontos que são fortalecidos pela integração de processos. Quando as equipes são bem formadas e trabalham em conjunto tendem a se fortalecer, o que reflete nos resultados.
Com isso, quando o funcionário está satisfeito com a empresa e o ambiente de trabalho, dificilmente, ele vai buscar por outras oportunidades de trabalho. Dessa forma, cabe à empresa proporcionar oportunidades, reconhecer talentos e incentivar o crescimento profissional dos colaboradores.
Fortalecimento na imagem da empresa
Quando os gestores desenvolvem um processo integrado entre suas equipes, o resultado é maior produtividade e satisfação com o trabalho. Como resultado, os funcionários desenvolvem suas atividades mais felizes, transmitindo ao cliente uma boa imagem da empresa, criando confiança no produto e serviços prestados.
Com a transformação digital que presenciamos, os negócios que investem no sucesso do cliente, entendendo o comportamento das pessoas e suas necessidades, fortalecem o relacionamento com o cliente e a imagem da empresa formando promotores naturais de sua marca.
De que maneira a tecnologia influencia a integração de processos?
Por fim, embora não menos importante, convém pontuar o papel da tecnologia na missão de integrar processos e, assim, gerar resultados consistentes às empresas.
Nos últimos anos, os ERP se tornaram indispensáveis às rotinas corporativas. Não apenas para registrar informações e emitir documentos, mas também para permitir uma administração mais consciente e produtiva em todos os aspectos do negócio.
Ao integrar áreas e operações, minimizando a incidência de erros manuais e otimizando os recursos disponíveis, os softwares ganharam espaço e relevância. O efeito desse movimento é bastante positivo e pode ser sentido já no curto prazo, motivando mudanças práticas e profundas na dinâmica empresarial.
Diante disso, a integração de processos se fortalece como uma preocupação atual e inadiável. Gestores engajados precisam estar atentos às ferramentas capazes de alavancar a performance do time e a lucratividade da empresa. Invista nesse diferencial!
A MicroUniverso proporciona aos clientes um ERP que está em constante evolução, que colabora para a integração entre os setores e facilita as rápidas tomadas de decisões gerenciais.
As vantagens da integração de processos que apresentamos fazem sentido para você? Então, aproveite e entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos contribuir para o crescimento de sua empresa.