Muitos empreendedores ainda sentem dificuldade em definir estratégias eficientes para alavancar um negócio no varejo. Por isso, reunimos cinco pontos críticos que notamos ser essenciais e precisam ser colocados em prática por quem deseja turbinar todos os setores de um comercio varejista.
As características listadas neste artigo foram identificadas – a partir de nossas experiências prestando serviços de atendimento e suporte – como princípios em comum seguidos por nossos próprios clientes, na execução dos processos do dia a dia nestes negócios.
1 – Oferecer Produtos de Qualidade e Adequados às Necessidades do Cliente
Entender as necessidades de compra do cliente é o principal fator que impulsiona as vendas. Além disso, muitas vezes o cliente também não sabe exatamente do que precisa, então é necessário orientá-lo quanto aos resultados que terá ao utilizar os produtos certos e também indicar outros produtos necessários para o cliente naquele momento, e até mesmo futuramente.
2 – Atrair Mais Consumidores para Dentro da Loja
Ações de Marketing são muito importantes para atrair mais clientes e também para fazer com que seus clientes retornem à sua Loja de Materiais de Construção. Para criar campanhas efetivas você precisa de informações assertivas que trabalhem os produtos certos e o perfil de clientes que você precisa alcançar.
3 – Controle de Custos de Estoque e de Compras
Trabalhar com estoque é sempre um desafio. É preciso entender o giro de mercadorias para explorar ao máximo o poder de negociação do setor de compras. Ter um bom controle de estoque quer dizer saber aproveitar o espaço físico e a redução de custos, pois evita a falta de produtos e a estocagem de produtos sem giro.
4 – Comunicação e Processos Ágeis
Os processos de seu negócio não podem parar. Muitas vezes uma falha na comunicação entre os colaboradores ou mesmo a omissão de uma informação importante acarreta em grande prejuízo. Entender como os setores estão conectados e quais as informações chaves para otimizar os processos de negócios é fundamental para o sucesso de qualquer Loja de Materiais de Construção.
5 – Mensurar os Resultados para Tomadas de Decisões
De nada adianta os esforços para alavancar resultados se você não está medindo o desempenho das ações de seu negócio. Mensurar resultados através de relatórios que exibem de forma clara suas conquistas e os pontos a serem melhorados é a oportunidade que você e todas as equipes possuem de caminhar em direção do sucesso.
A partir desses pontos críticos você pode notar que não é uma tarefa muito simples se destacar no mercado varejista. Porém, com as ferramentas certas você consegue reunir informações e tomar decisões que elevaram o seu negócio a um nível muito mais alto, capazes de apoiar o seu crescimento.
A solução que o ERP MicroUniverso oferece reuni funcionalidades em um poderoso sistema de gestão completo, desenvolvido de acordo com as necessidades reais que a sua empresa necessita, para realizar desde as funções mais básicas até a otimização de processos complicados como os de rotinas fiscais e tributárias, aliadas à redução de custos e ao minucioso controle de estoques. Além disso, a Evolução Contínua do ERP MicroUniverso garante que seu negócio nunca ficará para trás quanto às mais diversas atualizações tecnológicas, de regras de negócios e do mercado do varejo.
Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo para que possamos ajudar você a alavancar o seu negócio no comercio varejista.