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Você sabe o quanto é complicado estar em uma posição em que feedbacks e orientações são essenciais para o sucesso? É o que, muitas vezes, acontece em um cargo de gestão, em que qualidades como a assertividade na comunicação são essenciais.

Principalmente quando se trata de gerenciar uma loja de construção, esse tipo de habilidade é ainda mais importante. Não só para se comunicar com os clientes, mas para orientar os funcionários no atendimento e na organização dos produtos.

Para que você possa entender o que significa a assertividade e como ela pode te ajudar a aumentar as vendas, trouxemos este artigo. Confira!

O que é assertividade na comunicação?

Ser assertivo na hora de se comunicar é comumente confundido com ser agressivo ou insensível, devido à clareza e objetividade. No entanto, quando falamos de comunicação assertiva, estamos nos referindo a ter um tipo de expressão que não gera margem para má interpretação.

Nesse contexto, é evidente que ser claro, objetivo e ter coerência são atitudes fundamentais. Além disso, essa comunicação é, antes de tudo, empática. Assim, é preciso prestar atenção nas reações e necessidades do receptor (aquele que recebe a mensagem).

Algumas características da comunicação assertiva são:

  • linguagem de acordo com o contexto;
  • compreensão acessível;
  • boa articulação;
  • conversa bem planejada;
  • fala fundamentada.

Qual é a sua importância?

Quando a comunicação não é bem-sucedida, o impacto no resultado da empresa é bastante negativo. Isso porque as informações não são repassadas de forma clara, prejudicando o alinhamento dos processos e das tarefas e trazendo como resultado alguns erros.

Por isso, é muito importante que a gestão utilize a comunicação assertiva para obter melhores resultados. Com ela, o gerente consegue:

  • ter maior eficiência nos treinamentos;
  • aperfeiçoar habilidades persuasivas;
  • desenvolver relacionamentos profissionais sólidos com a equipe;
  • prevenir mal-entendidos;
  • garantir maior confiança e autoridade dos colaboradores;
  • melhorar os processos;
  • combater a falta de comunicação.

Como aplicar no seu dia a dia?

A rotina de uma loja de construção consiste em avaliar constantemente a qualidade de seus produtos e lidar com recebimentos e estoque. Ainda, é necessário manter a satisfação do cliente sempre em alta. Para isso, é essencial que a equipe esteja 100% alinhada e que as funções dos membros estejam bastante claras.

Nesse contexto, é preciso aplicar a comunicação assertiva em todas as etapas da rotina. Aqui, vamos mostrar o que fazer. Confira!

Ouça com atenção

Entre uma das principais características da comunicação assertiva está a capacidade de empatia. Isto é, de ouvir o outro e se colocar em seu lugar diante das suas dificuldades e necessidades.

Para colocá-la em prática, a escuta ativa, isto é, a atenção total ao que o outro tem a dizer, é uma das habilidades essenciais. Dessa forma, mais do que apenas ouvir o que o outro fala, na ânsia de respondê-lo, realmente se escuta cada palavra a fim de compreendê-lo.

Tenha argumentos

A comunicação clara e objetiva não é a única qualidade de alguém assertivo. É fundamental ter coerência no que se fala. Para isso, ter embasamento nos assuntos é essencial. É importante que, ao defender seus argumentos, ideias ou passar orientações, você tenha bem claro os motivos do porquê o que diz é correto.

Essa é uma das melhores formas de gerar credibilidade em seu discurso, além de prepará-lo para responder de forma convincente as contestações. Lembrando que não há problema em ter suas falas questionadas, mas é essencial ter confiança nos seus argumentos.

Forneça feedbacks construtivos

Na hora de lidar com diferentes funcionários, é comum que alguns se saiam melhor em certas atividades, enquanto outros necessitam de uma orientação mais direcionada. Em ambos os casos, os feedbacks são ferramentas essenciais.

Eles são mecanismos que tornam a relação entre funcionários e gestão mais próxima. Por isso, devem ser desenvolvidos com a ideia de serem construtivos, isto é, mais do que criticar um comportamento errado, é preciso mostrar as soluções e abrir espaço para ouvir as aflições dos colaboradores.

Use a linguagem adequada

Um ponto muito importante para que a comunicação funcione é utilizar a linguagem certa. Isso significa que é preciso manter um padrão de comunicação, focando na clareza e no objetivo. As frases devem ter uma ordem. Se for necessário, repita mais de uma vez para passar a mensagem.

Foque em manter o profissionalismo na hora de se comunicar com os funcionários. Embora, dependendo do ambiente, seja possível ser mais descontraído, na hora de fornecer orientações, busque formalidade.

Observe as reações

Como parte da comunicação assertiva, é essencial aprimorar a habilidade de observação. Como falamos, ter uma escuta ativa — ou seja, prestar atenção no que a pessoa fala — é fundamental, mas também é muito importante observar a reação do outro ao que você diz.

É preciso manter-se atento à linguagem corporal do receptor, conforme você passa a mensagem. Ainda que essa não seja uma habilidade simples, ela será muito importante para que você consiga regular o discurso, especialmente para identificar se foi compreendido.

Como pôr em prática a comunicação assertiva?

Uma das maneiras de colocar tudo o que explicamos no tópico anterior em prática é utilizar a fórmula de comunicação XYZ. Ela consiste, basicamente, em utilizar um roteiro para a sua empresa, funcionando desta forma:

“Eu fico X quando você Y no momento em que Z”.

Ao pensarmos no ambiente de trabalho de uma loja de materiais de construção, um exemplo seria: eu fico preocupado quando você não registra os novos materiais no momento em que eles chegam.

Bem, deu para entender que a assertividade na comunicação é um elemento essencial para intensificar a relação entre a gestão e os funcionários, de forma a conseguir uma atuação mais alinhada com os objetivos da empresa. Sendo assim, é fundamental ouvir com atenção, observar a linguagem corporal do receptor, ter argumentos e fornecer feedbacks construtivos.

Com a assertividade na comunicação, a gestão poderá se comunicar com mais eficácia e construir uma relação de proximidade com os funcionários, uma qualidade que não só otimiza o dia a dia da loja, mas que ajuda na conquista dos objetivos.

Agora que você sabe como a assertividade é importante para a sua loja, continue conhecendo mais ferramentas para as suas vendas. Curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações!