Os consumidores estão cada vez mais exigentes em função do uso de tecnologias que facilitam o atendimento ágil pela maioria das empresas. As pessoas não querem ficar esperando retorno para os seus questionamentos, afinal, os aplicativos de mensagens instantâneas modificaram o comportamento de toda a sociedade. A rapidez é um diferencial que mantém a boa imagem dos negócios.
As metodologias ágeis são muito conhecidas pelos profissionais de Tecnologia da Informação (TI), os quais trabalham com o desenvolvimento de soluções e ferramentas para aprimorar o suporte ao cliente. Essas tecnologias contribuem para atender os anseios do público, dar feedbacks, alinhar os fornecedores com as estratégias do negócio e oferecer atendimento ágil.
Gostaria de saber como aplicar a metodologia ágil em sua empresa? Continue a leitura e compreenda a importância dessa alternativa!
Saiba o que é e como funciona o atendimento ágil
O atendimento ágil é uma opção distinta do modelo tradicional utilizado pelas empresas para atender o público. Essa modalidade é mais flexível e facilita o recebimento de feedbacks dos clientes de acordo com as entregas realizadas e suas necessidades. Ela melhora o suporte aos consumidores e possibilita uma melhoria significativa nas experiências de compra.
Entenda a importância do atendimento ágil
As lojas que trabalham com atendimento ágil conseguem atender as expectativas do público, respondem melhor às pressões da concorrência, multiplicam os sistemas internos e acompanham a evolução do mercado varejista. As metodologias ágeis evitam a frustração do público, aumentam a credibilidade do negócio, elevam a satisfação dos clientes e melhoram a produtividade dos times.
Como você pode ver, o atendimento ágil influencia no nível de satisfação dos consumidores das lojas de materiais de construção. Consequentemente, interfere no faturamento e promove a imagem do negócio no mercado. Os clientes que têm os seus problemas solucionados no primeiro contato ajudarão a fazer o marketing da sua empresa e serão mais facilmente fidelizados.
A loja será beneficiada de várias maneiras com a aplicação das metodologias ágeis. A agilidade em receber as reclamações do público e ofertar soluções adequadas revela que a marca se preocupa com a qualidade de seus serviços e o bem-estar de seus clientes. A excelência no atendimento é um diferencial competitivo que ajuda a alavancar as vendas.
Confira como aplicar metodologia do atendimento ágil
Garanta a rapidez no atendimento e não deixe os clientes esperando respostas aos seus questionamentos. Procure organizar os processos relacionados a essa área e disponibilize diversos canais para que os consumidores entrem em contato de forma confortável. Veja, a seguir, as principais dicas para aplicar as metodologias ágeis e atender bem o público!
Utilize recursos tecnológicos
Existem vários recursos tecnológicos disponíveis no mercado para auxiliar no atendimento ao cliente. Utilize um sistema de gestão adequado às necessidades do seu negócio, faça a integração de processos, departamentos e canais de comunicação. A estratégia omnichannel melhora o fluxo das mensagens que são trocadas por chat e outras aplicações.
Ao escrever as mensagens para e-mail procure ser objetivo. Se o texto for muito grande, é provável que o consumidor deixe de realizar a leitura integral do conteúdo. Mensagens maiores devem ser publicadas no blog para tirar as dúvidas dos clientes ou serem transmitidas por meio de vídeos para ter uma maior aproximação com o público.
Capacite a sua equipe
Invista na capacitação da sua equipe para que ela forneça respostas rápidas. A agilidade também depende da realização de treinamentos e da qualificação dos seus colaboradores. Ofereça cursos que deixem os times mais preparados para solucionar as questões apresentadas pelos consumidores. Motive os seus funcionários para que eles aperfeiçoem as suas técnicas.
Prepare a sua equipe para que tire todas as dúvidas dos clientes. Caso eles tornem a realizar o mesmo questionamento, é sinal de que está ocorrendo falhas na comunicação. Elimine do repertório frases com duplo sentido para evitar confusões. O atendimento ágil envolve um esforço contínuo para evitar a insatisfação dos consumidores.
Organize processos em scripts
Faça a organização dos processos de atendimento ao público em scripts. Elabore uma sequência de passos que deverá ser seguida pelos colaboradores para aumentar a sua eficiência. Dessa forma, os procedimentos ficarão padronizados e todos os atendentes seguirão um roteiro idêntico e bem delimitado. Saiba que a personalização é uma excelente opção.
A robotização nem sempre é suficiente para satisfazer os clientes. As ferramentas inteligentes podem ser limitadas, razão pela qual elas sempre deverão possibilitar o atendimento humanizado. Isso aumentará a confiança do público e promoverá maior segurança aos contatos. Afinal, as pessoas querem ter certeza de que serão atendidas e terão suas dúvidas respondidas.
Acompanhe a execução por meio de indicadores
Utilize sistemas de gestão que agreguem valor à rotina da sua loja de material de construção. Acompanhe os indicadores de vendas que revelam como está o atendimento ao público e avalie a atuação da sua equipe. Com essas métricas será mais fácil ter um controle das ações realizadas pelos colaboradores, eliminar barreiras e criar novas estratégias.
Planejamento e adaptação
É necessário fazer um planejamento para implementar o atendimento ágil e realizar adaptações conforme as mudanças dos cenários. Tenha um plano para a implementação dos novos projetos, aprofunde os conhecimentos sobre os clientes e encontre o perfil ideal de vendedor. Defina as competências fundamentais para que sejam realizadas as vendas diárias, o perfil de negociação e a dinâmica dos times.
Defina as etapas
A metodologia ágil trabalha com as sprints ou etapas de projetos que contam com escopos bem definidos. Elabore os objetivos referentes à implementação de novas tecnologias, determine as datas para a realização das atividades, defina os responsáveis pela execução e cumprimento dos prazos. Acompanhe as entregas e peça para que os clientes respondam as avaliações de satisfação.
Utilize as sprints para dividir a metas que deverão ser alcançadas em projetos menores, considere as tarefas diárias dos vendedores e as qualificações que deverão ser realizadas. Entre as etapas você poderá listar o fechamento da primeira venda, a realização de visita comercial, o atendimento às ligações dos clientes etc.
Revisão das etapas
Cada etapa realizada precisa ser revisada pelo gestor. Analise as métricas definidas para as sprints e os resultados dos KPIs. Acompanhe os números alcançados e todos os fatores envolvidos, por exemplo, as competências do vendedor, as qualidades que deverão ser desenvolvidas, o entendimento da solução e do negócio, entre outros.
Agora você já conferiu os principais passos para aplicar o atendimento ágil em seu negócio! As metodologias ágeis conferem diversas vantagens às lojas de materiais de construção: evitam retrabalhos, aumentam a produtividade e melhoram o clima no ambiente de trabalho. Procure compreender e aplicar as dicas fornecidas neste conteúdo.
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