MicroUniverso

        • Sistemas Integrados para Gestão Empresarial

        • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

          A solução completa e definitiva para a sua loja de Materiais de Construção e Home Center.



        • COMÉRCIO ATACADO E ATACAREJO

          O ERP ideal com ferramentas que se adaptam a todos os desafios do seu Atacado ou Atacarejo.



        • LOJA DE EQUIPAMENTOS PARA RESTAURANTES, HOTÉIS E SEMELHANTES

          Tenha visões estratégicas para Lojas de Equipamentos, a fim de dar visibilidade aos seus principais produtos.



        • LOJA DE SUPRIMENTOS, PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS, PAPELARIA, PRESENTES E SEMELHANTES

          Uma ferramenta completa, que facilita o acesso à informação entre setores, tornando os processos mais intuitivos e bem embasados.



  • A MicroUniverso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente

Quando se trata de empresas, principalmente do setor varejista, a agilização dos processos vai além do desempenho dos funcionários. É necessário investir em ferramentas e métodos que ajudem o negócio durante o seu dia a dia. A automação comercial representa bem esse auxílio, oferecendo não só mais agilidade, mas também eficiência.

No entanto, já adiantamos que é bem provável que você tenha ouvido falar sobre ela, mas em outros termos. ERP, softwares de gestão e integração de processos são algumas das formas em que a automação ocorre na prática.

Mas o que de fato é automação comercial? Essas e outras questões são o que responderemos ao longo deste texto. Confira!

O que é automação comercial?

A automação comercial pode ser descrita como o uso de ferramentas tecnológicas com o objetivo de administrar a empresa. Nesse caso, o que mais a representa são os ERPs (Enterprise Resource Planning) — sistemas digitais de gestão que integram os diferentes setores do negócio e são capazes de garantir maior agilidade e eficiência na administração, controle e comunicação entre as partes.

Isso não quer dizer que a empresa não utilize processos analógicos, mas que conta com esse sistema como suporte principal.

Por que a automação comercial é a escolha para muitos varejistas?

A rotina varejista exige a união responsável da eficiência e rapidez, pois não é só o contato constante com os clientes, mas também existe a necessidade de ter que lidar com o estoque, finanças e os colaboradores. Tudo isso exige que a gestão esteja 100% focada e que tenha o máximo de integração possível.

Afinal, tudo já está interligado; um problema no estoque afeta a reposição de produtos, que prejudica o trabalho do atendimento e que afasta os consumidores. Portanto, ter uma maneira de monitorar e automatizar esses processos são as melhores formas de conseguir uma gestão eficiente e fluida, refletindo nos resultados — com colaboradores mais integrados ao que acontece no negócio e clientes satisfeitos.

Como funciona a automação comercial na prática?

No quesito varejo, a automação comercial pode funcionar de diversas maneiras, desde a monitoração do que há no estoque até mesmo o registro de entradas e saídas financeiras. Para ilustrar de uma forma mais prática, imaginamos o dia a dia de uma loja de produtos alimentícios. Nesse caso, o ERP pode estar integrado com o sistema do caixa, no leitor de código de barras que registra a compra. 

A partir daí, as informações dessa compra são enviadas para o sistema geral, dando a baixa no estoque, computando o lançamento financeiro e também gerando a nota fiscal. Esse processo é feito em minutos e de forma interligada, ou seja, todas essas operações estão conectadas e basta apenas uma ação para que comece.

Qual é a importância desse investimento?

A implementação da automação comercial por meio de um sistema ERP representa a oportunidade de personalização do seu negócio. Isso acontece pois esses softwares são desenvolvidos para ter funções específicas. Além disso, o ERP auxilia no controle do dia a dia do negócio.

Desde a parte financeira, a gestão de pessoas e até o estoque, tudo pode estar interligado e automatizado graças ao uso desses sistemas. Além disso, é uma ótima maneira de economizar tempo e recursos e se concentrar no que realmente importa: os lucros.

Como fazer a automação comercial com um sistema adequado?

É preciso saber que há diferentes modelos de ERPs no mercado. Os mais genéricos são mais baratos, porém, oferecem pouca flexibilidade para a customização. Por outro lado, existem aqueles que dispõem de extensas possibilidades de personalização, oferecendo mais capacidade de integração. 

Seja qual for a escolha, existem alguns detalhes importantes para uma boa decisão. Vamos saber mais a seguir.

Preço

Claro que esse fator tem um peso na escolha. Aqui, não vamos atentar tanto sobre barato ou caro, e sim, para as especificações relacionadas a essa variável. Primeiro, quando se busca um sistema de ERP, se adquire um serviço de assinatura, portanto, pago mensalmente. O preço varia de acordo com a empresa, no entanto, é preciso ter atenção em relação às especificações e flexibilidade oferecidas, pois elas devem estar equilibradas.

Operabilidade

O sistema deve ser de fácil operabilidade, e isso significa que é importante que seja intuitivo, tenha um design responsivo, além de permitir que os funcionários possam acessá-lo de diferentes dispositivos. 

Também, que haja um limite de acesso de acordo com o cargo. Por exemplo, o gerente terá permissão para acessar a área financeira, enquanto o atendente, apenas os módulos referentes ao seu trabalho.

Aprendizagem

Para facilitar o uso, o sistema precisa ter uma curva de aprendizagem que proporcione a compreensão do seu funcionamento com rapidez.

Integração

A integração não é um item obrigatório, mas é fundamental para a escolha. É importante que seja possível interligá-lo com outros softwares, especialmente os contábeis de forma que o fluxo de dados aconteça sem entraves.

Segurança

Por fim, ele deve fornecer segurança para lidar com os diferentes dados e também durante a integração. Ter armazenamento em nuvens, criptografia ou autenticação por dois fatores é um bom indicativo.

Como a MicroUniverso pode ajudar nesse sentido?

Para quem está procurando formas de administrar os seus processos por meio da automação comercial, a MicroUniverso tem o produto ideal. Como desenvolvedora de sistemas ERP, focamos em oferecer uma ferramenta dinâmica e adaptável, ideal para quem trabalha no varejo, principalmente, lojas de materiais de construção.

O nosso ERP é capaz de:

  • fornecer uma visão ampla da rotina empresarial;
  • diminuir os custos;
  • otimizar estoque;
  • emitir de notas fiscais;
  • gestão das vendas e compras;
  • controle logístico, financeiro e fiscal;
  • gerir o crediário;
  • entre outros.

Ao investir na automação comercial, a gestão não é só capaz de agilizar seus processos, mas também garantir melhores chances de compreender o funcionamento do seu negócio e realizar as mudanças necessárias. Além disso, é uma forma de obter controle e se prevenir em relação aos riscos. No entanto, é preciso escolher um sistema ERP que ofereça flexibilidade e possibilidade, como é o caso da MicroUniverso.

Conheça agora o nosso sistema ERP e descubra como ele pode te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *