Big Data no varejo: quais as vantagens de utilizá-lo na sua loja de materiais para construção?

Os lojistas bem-sucedidos são aqueles que buscam maneiras inovadoras de obter os insights necessários para as suas operações. Por isso, a maioria dos varejistas que atuam no segmento da construção civil já estão adotando estratégias baseadas em dados. Big Data ajuda os gestores a otimizar preços, compreender melhor os seus clientes e prever padrões de vendas futuras.

Big Data no varejo é uma solução que coleta dados estruturados e não estruturados de diversas fontes. Ela pode ser usada pela sua equipe em conjunto com outras ferramentas para obter diversos benefícios para o seu negócio. Neste artigo, explicamos a importância e as vantagens desses recursos para lojas de materiais de construção.

Deseja compreender como essa tecnologia tem transformado diversos setores do mercado? Acompanhe a leitura!

Como o Big Data tem transformado o varejo?

O Big Data será capaz de capturar e identificar quais informações são necessárias para a realização das análises que a loja de materiais para construção precisa. As fontes são provenientes de vários canais, podem ser primárias ou secundárias. Os dados são coletados de uma plataforma de compras de terceiros ou direto dos sistemas de pagamento do varejista.

A solução adquire as informações das fontes e os converte para um formato adequado aos processos de análise empresarial. Por exemplo, ela processa imagens ou números que podem ser processados e armazenados em um ambiente específico. Em alguns casos, esta fase poderá ser ignorada se for possível ler os dados em seu formato nativo.

A análise de dados exige uma consideração cuidadosa por parte do varejista. Com base nela, os lojistas poderão selecionar informações para garantir que sejam produzidos os insights desejados. Esse processo inclui entender se a fonte e as ferramentas de avaliação são compatíveis e, além disso, selecionar os algoritmos certos para obter os resultados procurados.

Como utilizá-lo na sua loja de materiais para construção?

As lojas de materiais para construção que trabalham com Big Data conseguem controlar melhor o seu estoque e aumentar a satisfação dos clientes. Essa solução pode auxiliar os varejistas a gerenciar a sua cadeia de suprimentos e a tornar as suas operações mais eficientes. Veja a seguir como você pode usar essa tecnologia para reduzir custos e otimizar processos operacionais!

Coleta e análise de dados 

A função mais promissora de Big Data é a ajuda para fazer previsões futuras. Com a coleta e análise de dados, os donos de lojas de materiais de construção conseguem se tornar bons estrategistas de negócios. No varejo, as estratégias são implementadas para coletar insights valiosos de fontes que envolvem informações capturadas de mídias sociais e históricos de vendas.

Os lojistas têm acesso a mais informações sobre os clientes, descobrem novas formas de otimizar a sua abordagem e de fazer a segmentação de mercado. A solução proporciona maior visibilidade das ofertas, demandas e margens de lucro. Com o cruzamento dos dados em tempo real e o auxílio de técnicas analíticas avançadas, fica mais fácil avaliar a jornada do cliente.

Experiência do cliente 

Além das informações básicas dos clientes, os varejistas podem utilizar soluções de Big Data para descobrir as suas preferências, presença nas redes sociais e padrões de compra. Quanto mais detalhados forem os dados históricos coletados sobre o perfil dos clientes, melhor será para a loja de material de construção formular planos para atração e fidelização do público consumidor.

Os varejistas podem usar Big Data para descobrir que tipo de produtos os clientes procuram, que estratégia de marketing funciona melhor para esse público, onde alcançá-lo e como eles costumam comprar. É possível até descobrir quanto os compradores estão dispostos a pagar por um determinado material com base em seus hábitos de compra.

Big Data ajuda a avaliar a reação de diferentes segmentos de clientes em relação a faixas de preços distintas. Por outro lado, a solução auxilia na criação de uma abordagem mais personalizada e direcionada de modo que os lojistas têm maiores chances de converter leads em clientes fiéis para a sua loja de materiais para construção.

Estratégias de marketing e precificação

Os proprietários das lojas também podem combinar insights das condutas dos clientes com dados de estoque e informações de vendas para otimizar o modo como definem os seus preços e direcionam as campanhas de marketing. Uma precificação dinâmica pode aumentar a lucratividade e auxiliar os gestores a eliminar excessos de materiais em estoque.

Os lojistas podem usar Big Data para coletar dados de pedidos dos clientes, inventário e preços de produtos para promover promoções e oferecer descontos interessantes. Essa tecnologia acessa informações de mídias sociais, sites, aplicativos e outras fontes para os gestores encontrarem respostas rápidas para enfrentar os desafios de um mercado que está cada vez mais competitivo.

A solução pode analisar preferências, comentários, reclamações e sentimentos dos consumidores sobre o negócio. Com esses dados, você conseguirá aprender mais sobre o comportamento do cliente e criar planos de ações mais adequados que otimizem suas vendas. Por exemplo, se o público costuma frequentar determinados locais da loja, eles podem abrigar itens para compra por impulso.

Cadeia de suprimentos

A análise de Big Data ajuda o lojista a repensar suas estratégias para elevar a eficiência da cadeia de suprimentos de ponta a ponta, desde o recebimento dos materiais até a distribuição e o transporte desses produtos. A loja pode aproveitar os dados de inventário extraídos dos sistemas conectados para ajustar ou alterar pedidos.

Com informações capturadas em tempo real, os varejistas também podem fazer solicitações para atendimento de emergências, evitar a falta de materiais em estoque e oferecer entregas ágeis. Os gestores podem rastrear as mercadorias e ter conhecimento dos itens que estão nas prateleiras, bem como eliminar gargalos e simplificar processos.

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A MicroUniverso é uma empresa que atua no desenvolvimento de ERP ou sistemas integrados para gestão estratégica empresarial. Trata-se de uma ótima parceira para home centers e para as lojas de materiais para construção, pois o seu sistema de gerenciamento é focado nessa área, altamente maduro para a otimização dos processos dos varejistas.

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