Em um mercado tão competitivo como o varejo de material para construção, quanto mais informações gerenciais sobre o seu negócio você tiver, mais e melhores resultados você conquistará. Por meio do Business Intelligence (BI) é possível saber, entre outras inúmeras referências, o que fazer em um momento de crise como esse.
O BI virou uma ferramenta de trabalho fundamental para a gestão de uma empresa, uma vez que as pessoas que já usam se familiarizam com a busca de informações para saber os resultados do negócio. A verdade é que com o BI é possível ver a vida como ela é, ou seja, obter informações sobre se a sua loja vende muito e ganha pouco, por exemplo.
Por isso, neste post mostraremos como a solução MicroUniverso utiliza o Business Intelligence, assim como as aplicações e benefícios dessa solução essencial para tornar a gestão de uma loja mais efetiva. Continue a leitura e confira!
Aplicações do Business Intelligence nas empresas
Em primeiro lugar, vale observar que o BI não dirá aos gestores o que fazer ou quais serão as consequências de uma decisão, assim como também não se limita apenas a um produtor de relatórios. Nesse sentido, a ferramenta de Business Intelligence oferece uma maneira de examinar as informações do negócio para que o gestor entenda as principais tendências e obtenha insights valiosos a respeito de seu próprio mercado.
Então, uma loja de material para construção que deseja otimizar a gestão de seu estoque precisará do BI para determinar com mais precisão em quais situações ocorrem falhas e erros, além de identificar com mais facilidade os problemas e as variáveis nos processos de armazenamento, por exemplo.
Benefícios do Business Intelligence
O BI é uma solução que contribui em inúmeros aspectos da gestão de um negócio, mas entre as principais vantagens de utilizar esse recurso no dia a dia, podemos citar:
- auxílio para a tomada de decisões;
- redução de custos;
- eliminação de atividades duplicadas;
- melhoria da organização.
Como a solução MicroUniverso utiliza o BI
Antes de tudo, é preciso ficar claro que o BI na MicroUniverso é um módulo do ERP, e que ele é comercializado junto com o sistema, porque a MicroUniverso não comercializa módulos. Por sua vez, o BI não funciona de maneira isolada, mas de forma integrada com o resto do sistema.
As visões gerenciais são criadas com base em dados, ou seja, a loja deve vender, ter um estoque, entregar a mercadoria, contas a pagar e a receber etc. Tudo isso, para gerar essas informações e enxergar os resultados da empresa de acordo com os critérios gerenciais do gestor.
Por meio da ferramenta de BI, uma das partes integrantes do sistema MicroUniverso, é possível combinar algumas ações do banco de dados — espaço no software no qual se concentram todas as informações sobre estoque, produto, cliente etc.
Ao combinar os dados contidos nesse banco com o BI, fica fácil montar o que a MicroUniverso chama de “visões”, ou seja, o jeito que cada usuário quer enxergar aquela consulta ou relatório. Assim sendo, o gestor passa a ter visões gerenciais buscando as informações com livre combinação.
Aprofunde nas referências gerenciais
Dessa forma, a partir de uma informação sintética é possível chegar em outra mais analítica só clicando com o mouse. Vamos imaginar que você queira saber quanto vendeu em sua loja no mês de maio. Você clica e vê que vendeu um milhão. Quer saber o que vendeu na loja que gerou esse um milhão? Clica de novo e percebe que vendeu tais itens. Quais clientes compraram esses produtos? Clica, e por aí vai.
Assim, é possível chegar no nível mais analítico da informação, de acordo com o que você montou. Com o sistema MicroUniverso, é o gestor da loja quem define a visão, dimensões, métricas, prazos, enfim, ele ranqueia aquilo que tem um peso maior ou menor, assim como o que ele quer ver primeiro e o que quer ver depois.
Monte o sistema de acordo com o que você precisa
Por meio da experiência junto ao segmento de varejo de materiais para construção, a MicroUniverso já tem algumas visões prontas. A princípio, essa visão pode ser levada diretamente para o gestor da loja. Por exemplo, uma visão comercial, na qual é possível analisar resultado por filial, por produto, por vendedor, por cliente etc. Em seguida, as visões gerenciais são criadas de acordo com a demanda dos gestores.
No início, normalmente, a MicroUniverso entrega o que já tem pronto e isso atende 90% das necessidades do cliente. Depois, de acordo com o aumento do nível de exigência, esse cliente pode requisitar a combinação de uma determinada informação com outras e, assim, solicitar uma visão de BI de acordo com isso.
Obtenha facilidades
Essa conduta de implementação é válida principalmente para os pequenos empresários, que não costumam ser tão familiarizados com as ferramentas de gestão. Entretanto, a ferramenta é de simples acesso, fácil de buscar as informações e não exige muito conhecimento em informática para ter alcance aos dados e relatórios gerenciais. Com ela o gestor saberá, entre outras referências, que um produto que a loja comprou não vende ou que determinado item não gira no estoque há tantos dias.
Diferenciais da MicroUniverso
A solução é direcionada para o comércio, sendo que o carro chefe é o varejo de material para construção, segmento aonde a MicroUniverso tem mais de 150 referências a nível nacional, o que traz muita expertise, uma vez que conhece bem o negócio e o mercado do cliente. Afinal, são centenas de gestores com demandas diárias por novas implementações no sistema para atender às suas necessidades operacionais e gerenciais.
Com a entrada no e-commerce e para quem percebe a necessidade de um sistema integrado, mais cedo ou mais tarde as lojas de materiais para construção terão que lidar com as aplicações da tecnologia e contar com todos os benefícios do Business Intelligence.
Se a sua loja está em crescimento e você quer ajuda na sua gestão, pois quer que ela se torne mais efetiva, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos muito prazer em atender você!