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O mundo está mudando e negócios de todos os tipos precisam adotar novas tecnologias se quiserem se adaptar e se manter competitivos nesse novo cenário. As lojas de materiais de construção não ficam fora dessa transformação digital.

Saiba que a informatização dos processos vai muito além de investir em um ERP. Contar com um chatbot para atendimento integrado a esse sistema é um bom exemplo disso. Siga com a leitura deste artigo e descubra porquê essa é uma ótima ferramenta para sua empresa. Confira!

Entenda do que se trata um chatbot para atendimento

Se a meta é obter os melhores resultados a partir dessa tecnologia, primeiro é necessário compreendê-la, não é mesmo? Pensando nisso, a seguir respondemos as principais perguntas sobre o chatbot para atendimento!

O que é? 

A expressão chatbot tem origem na junção de duas palavras em inglês: chat — que significa conversa — com bot — que pode ser traduzida como robô. Portanto, trata-se de um software de conversação automatizado. Ou seja, um programa capaz de interagir sozinho com as pessoas.

Como funciona? 

A automatização das conversas pode acontecer seguindo fluxos pré-estabelecidos ou com base em análises de comportamentos e palavras utilizadas durante a interação. Assim, um chatbot para atendimento depende dos seguintes elementos para funcionar:

  • plataforma onde é programado e gerenciado;
  • base de conhecimento na qual deve buscar as informações para responder ou realizar um processo;
  • canais de comunicação pelos quais os contatos devem ocorrer;
  • integrações para que todas as tecnologias envolvidas se comuniquem.

Qual sua utilidade?

Os objetivos principais da implementação de um chatbot para atendimento envolvem a automatização de atividades repetitivas ligadas às interações, de etapas em processos tecnológicos de apoio e a coleta de grandes volumes de informações. Assim, esse software oferece vantagens como:

  • redução de custos e de recursos destinados às demandas simples;
  • melhoria da produtividade da equipe ao tirar de sua responsabilidade tarefas que não agregam, permitindo que foquem em ações voltadas a promover resultados efetivos;
  • otimização de processos através da automatização;
  • ampliação da disponibilidade para o público, podendo funcionar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, sem despesas adicionais de RH;
  • aumento da qualidade dos contatos, melhorando a experiência do cliente por meio de personalização e de agilidade.

Quais os tipos que existem?

Apesar de realizarem a mesma tarefa principal — comunicar-se com o público — nem todos os chatbots são iguais. Atualmente são 3 os tipos mais comuns:

  1. baseados em regras ou fluxos pré-definidos em que a comunicação evolui seguindo caminhos padrão já programados que são guiados a partir da seleção de opções pelo usuário;
  2. sistemas que utilizam Inteligência Artificial capaz de interpretar as intenções e reagir de forma natural, dando as respostas necessárias;
  3. híbridos que misturam as duas tecnologias anteriores.

Aplique e melhore os resultados da loja de materiais de construção 

Os chatbots apresentam várias aplicações que, integradas ao ERP, permitem melhorar os resultados da sua loja de materiais de construção. Quer saber quais são? Descubra a seguir!

Vender 

Não é de hoje que e-commerces, aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais estão sendo usados por varejos para vender. Agora imagine contar com um chatbot nesses canais para:

  • estabelecer contato com potenciais compradores;
  • repassar informações que influenciam na decisão de compra;
  • comunicar as possibilidades de negociação;
  • receber pedidos e enviá-los para o setor competente.

Esclarecer as principais dúvidas e dar suporte

O pós-venda também pode usufruir das características do chatbot para atendimento. Nessa etapa dúvidas sempre surgem, como o andamento do pedido, prazo de entrega ou política de trocas e devoluções.

Que tal responder a essas perguntas com rapidez? A integração com o ERP possibilita que seu cliente não tenha que esperar um atendente ficar disponível para consultar as informações.

Fazer reservas e agendamentos

Lojas de materiais de construção precisam administrar sua logística, agendando entregas ou mesmo reservando quantidades diferenciadas para os consumidores. Afinal, nem sempre grandes volumes estão disponíveis de imediato.

Como isso não deve dificultar a venda, os chatbots são ideais na hora de realizar essas atividades, recebendo as informações diretamente do comprador, interagindo com o ERP e confirmando a operação de forma automática.

Pesquisar produtos

Os chatbots também são úteis para varejistas entenderem quais produtos estão com a demanda aumentando e se prepararem para responder a elas. Antecipar quantidades ou novidades com base em conversas com seu público possibilita um planejamento de estoques mais exato e melhores negociações para preços ou condições de aquisição junto aos fornecedores.

Enviar lembretes

Tanto vendas no digital como as negociações na loja física estão sujeitas a imprevistos. Por exemplo, o produto foi encomendado e chegou antes do esperado ou atrasou, o cliente esqueceu de ir retirar na data agendada, o consumidor fez uma reserva e não apareceu para comprar, o carrinho do e-commerce foi abandonado etc. 

Todas essas e muitas outras situações podem ser resolvida por meio da integração de sistemas. Com isso elas são acompanhadas automaticamente e o chatbot consegue enviar lembretes. Ele ainda serve para informar sobre as próximas promoções e descontos especiais.

Invista em captar informações do cliente 

Usar o chatbot na captação de feedbacks, pesquisas de opinião e de satisfação, comentários, avaliações ou reclamações ajuda a melhorar seu negócio. Desde o atendimento até o mix de produtos tendem a ganhar com isso.

Além do mais, todas as interações entre o software e o cliente geram um volume de informações sobre esses consumidores e que podem ser muito úteis para uma loja de materiais de construção. Com elas fica fácil entender seu público, personalizar as próximas interações e as ofertas futuras ou otimizar suas estratégias de marketing.

O chatbot para atendimento é uma opção tecnológica que, integrada ao ERP, ajuda a melhorar os resultados de sua loja de materiais de construção de muitas maneiras. A começar por descongestionar a sua comunicação e aumentar as vendas. Mais que isso, as informações captadas por ele tendem a dar origem a ideias que vão colocar seu negócio à frente da concorrência. 

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