Ter sucesso empresarial não está relacionado apenas a questão de realizar uma boa gestão do negócio, mas de conhecer todas as burocracias e inovações da área. E, por isso, é necessário saber que o código EAN do produto auxilia tanto os empreendedores quanto os funcionários na hora de identificar as mercadorias.
Se você está se questionando sobre o que é o código EAN, saiba que neste post abordaremos vários assuntos relacionados ao tema. Vale ainda salientar que a tarefa de colocar a etiqueta com esse código nos produtos é algo que colabora para o sucesso do empreendimento.
Quer saber mais sobre esse código e por que ele é tão importante? Continue a leitura!
O que é o código EAN?
O código EAN (European Article Number), que traduzido para o português significa número europeu do artigo, nada mais é que um código de uso universal. Ou seja, ele é reconhecido em todo o mundo, exceto nos EUA e no Canadá. Ele é composto basicamente por uma sequência de barras posicionadas na vertical e dígitos que contém 13 números.
Os 13 números são uma combinação de código de identificação do país, código da empresa e número do item. Tudo isso para a verificação rápida de um item que adentrou na empresa. Ainda que o produto seja vendido imediatamente, ele precisa ser identificado.
Tal codificação indica o número global daquele item que tem um código de barras legível. E qualquer pessoa que chegar a uma loja de materiais de construção poderá pegar a mercadoria na mão e se analisar a sua embalagem, encontrará o código de barras dele, sem dificuldade. Isso para as lojas que estiverem fazendo o uso dessa tecnologia.
Como utilizar na sua loja de materiais para construção?
A utilização correta desse código pode otimizar o gerenciamento de estoque, facilitar as operações de compra e venda, e aprimorar a experiência do cliente em uma loja de materiais para construção. Entre as principais utilidades, podemos citar:
- identificar e rastrear os produtos de forma única;
- padronização dos códigos em todo o mundo;
- facilita a identificação rápida dos produtos.
Além de tudo isso, ele ainda auxilia os donos de lojas de construção a fazerem o controle de estoque eficientemente. O mais interessante de tudo é que para conferir o item no caixa, existe a possibilidade de passar o produto no leitor, e ele aparecerá na tela com seu preço, colaborando para acelerar o processo de checkout.
Para gerar o código EAN, é preciso fazer o cadastro da loja no site da GS1 Brasil. Em seguida, enviar os documentos solicitados e efetuar o pagamento da inscrição. Depois, basta esperar receber o cadastro nacional de produtos e na sequência gerar os respectivos códigos EAN. Será gerado um código para cada item.
Dessa forma, todos os produtos da loja terão a sua codificação. Se houver alguma dúvida com relação a isso, você pode entrar em contato com uma empresa que auxilia nessas questões.
Quais os benefícios de integrá-lo a um ERP?
Todos que trabalham com vendas, sabem a importância de contar com um bom ERP. O software integrado com as informações do empreendimento auxilia na gestão e automação de todos os processos em um empreendimento.
Por meio dele, é possível controlar as finanças, informações contábeis, dados dos recursos humanos, valores de vendas, quantidade de estoque e obter informações da logística.
Tudo isso com as informações centralizadas, o que permite que um gestor de negócios tenha uma visão abrangente e em tempo real de todas as atividades empresariais e então consiga tomar as mais importantes decisões em tempo hábil.
O uso do código EAN está inteiramente ligado ao ERP. Quando as duas tarefas estão conectadas, elas permitem que o controle de estoque seja realizado de qualquer lugar, basta ter acesso a um celular ou notebook e a Internet. Além disso tudo, ainda podem ser vistos muitos benefícios diretos de fazer a integração do código EAN com um ERP. Confira!
Simplifica processos
Processos que antes eram morosos e difíceis de serem realizados, após a implantação, se tornam mais simples. Basta ter em mãos um leitor de código de barras que esteja interligado com o ERP para fazer a identificação dos itens.
Dessa forma, por meio de um bipe, você conseguirá acessar todas as informações, inclusive sobre qual é o país de origem da mercadoria, dados do fabricante e as características do produto, como a cor ou espessura.
Economiza tempo
A economia de tempo pode ser percebida em vários setores da empresa, indo desde o setor de almoxarifado, no qual são armazenados os itens, com um bom controle de estoque, até o departamento de compras, que precisa ter as informações corretas para não comprar de menos ou demais itens do mesmo material.
Para isso, é preciso manter as informações atualizadas dentro do ERP, pois assim o nível de giro de estoque poderá ser visto com facilidade. Além disso, usar esse tipo de sistema de código EAN com um ERP, ajuda a não cometer erros na hora da separação dos itens.
Reduz erros
Já imaginou um cliente comprar uma pia de banheiro cinza e receber uma branca? Isso não acontecerá se tudo estiver sendo preenchido de maneira correta no sistema. O código EAN juntamente ao ERP, auxilia a empresa a evitar esse tipo de situação, mantendo sempre o registro da cor do item, não sendo necessário abrir a caixa do produto para ver as suas características.
Leva a uma gestão mais eficaz e lucrativa
A maior agilidade na hora de atender um cliente ou quando for separar os itens é algo que auxilia na lucratividade da empresa e na satisfação dos consumidores. Isso porque o dia a dia de uma loja de materiais de construção é complexo, e são entregues aos clientes inúmeros itens.
Então, agora que você já sabe o que é o código EAN do produto, não deixe de usufruir de todos os benefícios de usar os códigos corretos dos itens. Interligue esse trabalho com um ERP e facilite o dia a dia de seu negócio.
Se houver alguma dúvida, contate uma empresa especializada na instalação e gestão de um bom ERP e sua loja estará no caminho certo para o sucesso.
Gostou deste post? Registre abaixo o seu comentário, dê a sua opinião ou faça uma pergunta que em breve responderemos!