Como a mobilidade pode ajudar o time comercial a performar melhor.

A mobilidade está cada vez mais presente no cotidiano de empresas do setor varejista e um dos principais fatores que têm permitido isso é a facilidade de acesso e o baixo investimento que um dispositivo móvel exige.

Aplicativos, ERPs e tantos outros tipos de soluções tecnológicas são criados todos os dias para facilitar os processos de vendas, melhorar a performance dos colaboradores e tornar o ambiente de trabalho muito mais produtivo.

A possibilidade de realizar atividades em campo é um dos maiores benefícios da mobilidade para o time de vendas e é justamente sobre isso que falaremos neste conteúdo. Acompanhe a leitura do artigo para conferir!

O que é mobilidade e por que ela é tão importante para o time de vendas?

Mobilidade é a capacidade de se locomover livremente, mas, no contexto comercial, o termo é um pouco mais abrangente. Durante muitos anos, as empresas estiveram limitadas aos processos que ocorriam no seu espaço físico, principalmente em aspectos de comunicação e autonomia para resolver problemas. Mas, à medida que a tecnologia mobile evolui, essa realidade tem mudado para melhor.

Com um dispositivo móvel — tablet ou smartphone — e acesso à internet, é possível realizar o trabalho com muito mais agilidade e precisão. Procedimentos que antes eram muito mais burocráticos e demorados podem ser resolvidos em tempo real conforme surgem.

Por exemplo, um vendedor pode acompanhar o cliente por todo o estabelecimento — independentemente de qual seja seu porte — realizando toda a negociação e até fechando um orçamento. Afinal, ele terá acesso em tempo real a informações sobre preços de produtos, itens disponíveis em estoque, etc. Um vendedor externo também pode ser beneficiado, por exemplo, ao realizar visitas a obras e saber que pode fechar negócio a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quais os benefícios da mobilidade?

O setor de vendas é um dos departamentos que mais têm se beneficiado com a mobilidade no meio empresarial. A seguir, mostraremos alguns dos principais pontos de vantagem que essa tendência pode proporcionar.

Melhora o fluxo de atendimento e aumenta as vendas

A equipe de vendas pode fazer muito mais quando conta com a ajuda de soluções mobile. Como já foi dito, antes de ofertar o produto ao cliente, o vendedor pode verificar se há disponibilidade em estoque diretamente de seu dispositivo móvel, sem que seja necessário parar o atendimento para solicitar ajuda de um profissional de outro departamento..

Além de melhorar a qualidade do atendimento fornecido aos consumidores, a mobilidade ajuda melhorar o fluxo e, por consequência, a aumentar o índice de vendas no estabelecimento.

Permite a visualização da situação de crédito dos clientes em tempo real

Outra vantagem que pode ser usufruída pela sua equipe de profissionais de venda é a possibilidade de realizar e visualizar o cadastro dos clientes em tempo real.

Essa função pode ser útil tanto para o trabalho em campo quanto para as negociações realizadas dentro da loja física, pois o vendedor pode utilizar dados sobre compras anteriores do cliente para oferecer produtos e serviços com base em seu perfil de consumo e também se certificar da situação do limite de crédito concedido ao cliente.

Como melhorar a performance da equipe de vendas?

Agora que você já conhece os principais benefícios da mobilidade para a equipe de vendas, mostraremos algumas dicas eficientes sobre como melhorar a performance dos colaboradores.

Forneça a infraestrutura necessária aos colaboradores

O desempenho dos vendedores é influenciado positiva ou negativamente de acordo com o clima institucional e com a infraestrutura que eles podem contar para realizar suas funções na empresa.

O que isso quer dizer é que não basta ter um ambiente motivador se os funcionários não têm as ferramentas necessárias para produzir mais. É fundamental fornecer dispositivos móveis para que os vendedores possam contar com os benefícios da mobilidade para executar seu trabalho.

Invista em treinamentos

Para que a equipe esteja devidamente alinhada aos objetivos da organização e capacitada para utilizar os recursos e ferramentas a favor dos resultados, é imprescindível investir em treinamentos para melhorar suas habilidades.

É muito importante que as pessoas que compõem a equipe de sua empresa saibam qual é a visão e os valores da marca. No entanto, somente se seus colaboradores estiverem bem treinados é que eles estarão capacitados para lidar com os desafios e as mudanças no mercado e no comportamento do consumidor.

Utilize uma ferramenta tecnológica para melhorar as vendas

Para que o conceito de mobilidade seja implementado de vez na empresa, é muito importante que uma ferramenta tecnológica voltada para o setor de vendas seja integrada aos processos cotidianos e outros departamentos, como um ERP que possa ser acessado simultaneamente dos computadores do estabelecimento e dos dispositivos móveis dos colaboradores.

Dessa forma, a equipe terá um ganho exponencial de performance e produtividade em vendas. Além de trazer mais controle, agilidade e inteligência ao departamento comercial, esse tipo de solução ajuda a automatizar os trabalhos manuais, tornando-os muito mais precisos.

Para desenvolver times de vendas com ótimo desempenho, é preciso oferecer toda a preparação e estrutura necessária, desde o suporte tecnológico até boas práticas de liderança.

Como você pôde conferir, a mobilidade une uma série de ferramentas e metodologias importantes para melhorar a performance da área de vendas do seu negócio. Para isso, é muito importante que sua equipe esteja devidamente capacitada e se mantenha atualizada sobre as novidades nesse tipo de tecnologia.

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