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Planejar como dar feedback não se limita a listar as melhorias que o funcionário deve fazer. Aliás, focar só no aspecto negativo do desempenho ou do comportamento do colaborador é um grande erro.

Mais que isso, tal processo não pode ser raso, para que seus efeitos ajudem a empresa a vencer a concorrência. Portanto, cabe ao gestor se preparar e utilizar as melhores práticas na hora de ter esse tipo de conversa.

Para ajudar, confira a seguir algumas dicas importantes e muito mais!

Qual é a importância do feedback nos negócios?

Antes de pensar em como dar feedback, é preciso entender sua importância, a fim de não se desviar de seus valores no processo. Para começar, esse momento facilita a construção do alinhamento com o time e entre seus membros, a partir do estabelecimento de padrões ou pela dissipação de lacunas.

Além disso, ele permite que o colaborador consiga otimizar seu desempenho, corrigindo erros e valorizando seus diferenciais, de maneira que sua carreira progrida enquanto ajuda o negócio a crescer

Outro aspecto relevante envolve seu impacto na motivação da equipe ao receber atenção dessa forma. Em consequência, os resultados, a produtividade e a retenção de talentos são ampliados, favorecendo o empreendimento.

Como dar feedback de forma eficaz?

Na prática, entender como dar feedback de forma eficaz envolve compreender um conjunto de boas ações simples, mas bastante úteis. Veja a seguir as principais dicas nesse sentido!

Entenda seu papel como gestor no feedback 

Como gestor, é seu papel reconhecer, orientar e corrigir os comportamentos da equipe. Isso se deve a um conjunto de responsabilidades tanto com a empresa quanto com os próprios colaboradores, que dependem do seu comando para saber de que modo agir.

Tal função é ligada à autoridade do cargo e ao conhecimento necessário para estar nele. Nesse cenário, a primeira dica sobre como dar feedback é não delegar essa tarefa. Além de gerar insegurança, isso passa a ideia de que não se trata de algo importante.

Liste os aspectos a abordar para ser objetivo

Literalmente, planejar como dar feedback é uma ação útil. Para isso, liste os aspectos que você quer abordar, garantindo que a conversa seja objetiva. Manter o foco exige avaliar se o que vai ser exposto realmente agrega ao desempenho e é orientado aos resultados do negócio. Assim, sempre se atenha à busca de soluções.

Aproveite e aponte pontos positivos que o funcionário acrescenta à empresa, assegurando que eles se mantenham. Por exemplo, quando um vendedor é atencioso, mas não está atingindo as metas, não se limite a falar que ele deve vender mais

Dê o feedback em um momento oportuno

Não adianta chamar um funcionário para conversar sobre uma situação negativa que ocorreu um mês antes. Ou, ainda, deixar que um comportamento se repita muitas vezes para depois reclamar que o colaborador o faz insistentemente.

Por outro lado, apontar o problema na hora e na frente da equipe ou dos clientes também não é útil. Sem falar que dessa forma não se trata de dar feedback, mas de constranger o profissional. Por isso, escolher o momento certo é uma das chaves para ter sucesso nessa conversa.

Seja respeitoso e não culpabilize

Mesmo diante de problemas mais sérios, o feedback não é um momento de culpabilização do colaborador. Portanto, agir com respeito e focar na situação negativa sem apontar características pessoais como causas é essencial.

Um bom exemplo é não atribuir desgastes na convivência à personalidade do funcionário. Limite-se a explicar o que está acontecendo de indesejável e qual seria o comportamento adequado.

Opte por observações construtivas e educativas

Pensar em como dar feedback construtivo começa por compreender o contexto dos apontamentos e a importância de deixá-los claros para o funcionário. Assim, falar disso de modo educativo e mostrar que a proposta é positiva tanto para o empreendimento quanto para o colaborador são as melhores abordagens.

Por exemplo, para tratar da má organização dos itens expostos na loja, informe que quando são bem-apresentados, eles atraem a atenção dos clientes e impulsionam as vendas. Dessa forma, você ainda demonstra que o trabalho do responsável por essa tarefa é essencial para a empresa.

Use exemplos para facilitar o entendimento, mas evite comparações

Os exemplos são a melhor maneira de demonstrar em quais situações é necessário mudar ou de que modo agir, principalmente quando se trata de comportamentos. Entretanto, é preciso evitar que seu uso se torne uma forma de comparação entre colaboradores. 

Assim, não utilize os colegas como referências. Pois, se o que está sendo apontado for positivo, o funcionário que está recebendo o feedback se sentirá inferiorizado, se for algo negativo, a tendência é que ele julgue o colega.

Proponha meios para ajudar o colaborador a agir melhor

Mais que apontar erros, esse momento tem que realmente gerar uma transformação positiva. Para isso, busque garantir que o colaborador entenda como agir corretamente e tenha a ajuda de que precisa para colocar a mudança em prática.

Ou seja, não basta falar, é importante criar mecanismos para auxiliá-lo com suas dificuldades. Um funcionário que não consegue se enturmar por não saber começar uma conversa pode ser perguntado pelo gestor ou por um colega para entrar no assunto, por exemplo.

Ouça o que o colaborador tem a dizer

Outra percepção errada sobre como dar feedback tem relação com a ideia de que esse é um momento em que cabe ao colaborador só ouvir. Afinal, não escutar o que ele tem a dizer atrapalha a realização do processo e a obtenção de bons resultados, pois te impede de saber os motivos por trás das dificuldades ou de entender quais são suas dúvidas.

Além disso, nessa conversa é importante descobrir o que ele pensa acerca do funcionamento da empresa, das questões que englobam a equipe e da sua liderança, já que tudo afeta a eficiência operacional.

No entanto, ter esses comportamentos espontaneamente muitas vezes é visto como uma maneira de se justificar ou de teimosia. Assim, os funcionários devem ser incentivados e, até mesmo, provocados a falar sobre tais temas.

Como dar feedback é uma pergunta que bons gestores devem se fazer constantemente, uma vez que seus efeitos são bastante significativos para os negócios. Apesar de não haver uma receita para esse processo, as dicas deste conteúdo vão continuar valendo por um longo tempo para te ajudar. Não deixe de segui-las!

E que tal auxiliar outros gestores que também têm essa dificuldade? Basta compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para espalhar nossas dicas!

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