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Fazer a divulgação de uma marca de maneira eficiente traz muitas vantagens para um negócio, como o fortalecimento da imagem, fidelização dos clientes, alcance maior entre os consumidores e aumento nas vendas. Com isso, muitos empreendedores se perguntam: como divulgar minha empresa?

Mas alguns veem a divulgação como um desafio por não saberem por onde começar. Para obter sucesso com as estratégias de marketing, é fundamental conhecer as principais e saber aplicá-las corretamente.

Pensando nisso, separamos as principais estratégias de marketing que podem ser aplicadas para divulgar sua loja de material de construção. Quer descobrir? Então, continue acompanhando este post. Boa leitura!

Faça um bom planejamento

Toda ação de divulgação de uma empresa deve começar pelo planejamento para que seja possível atingir os objetivos do negócio. É por meio de um bom planejamento que será possível implementar estratégias eficientes e definir metas e objetivos para direcionar as ações.

Também ajuda a organizar os processos, como a definição de etapas, prazos e como executar cada atividade e, com isso, definir métricas mais adequadas para avaliar as estratégias de marketing. O planejamento também auxilia no entendimento sobre o público-alvo. Tudo isso permite que o seu negócio torne-se mais competitivo no mercado.

Para fazer um planejamento de marketing para divulgar a sua empresa, você deve começar pela definição do seu público-alvo e, em seguida, da persona do seu negócio. Isso é essencial para definir a linguagem dos conteúdos de divulgação, os canais de comunicação mais adequados e compreender o comportamento de compra deles.

Nessa etapa também é importante fazer a análise do ambiente externo para identificar as ameaças e oportunidades do mercado, como a inserção de novas tecnologias que podem auxiliar na divulgação do seu negócio.  Bem como  analisar os concorrentes diretos, para aprender com seus acertos e evitar seus erros.

Pense em ações offline

Depois de fazer um planejamento, o qual deve incluir as estratégias e ações que serão realizadas, está na hora de colocá-las em prática. Mas quais estratégias e ações você pode aplicar para sua loja de material de construção?

Distribuição de folhetos

É uma excelente opção para divulgar o seu negócio local. Além de ser uma prática bastante comum para atingir os consumidores de um bairro. Você pode criar folhetos com promoções, novidades sobre produtos e formas de contato.

Realização de parcerias ( RT – reservas técnicas )

As parcerias são importantes para melhorar a reputação do seu negócio no mercado e, assim, ajudar a aumentar as suas vendas. Então, realize parcerias estratégicas, as reservas técnicas, com engenheiros, decoradores, paisagistas, pedreiros, etc …

Participação em eventos ou feiras

Outra maneira de divulgar sua marca é participando de eventos e feiras. Essa participação pode ser por meio de patrocínios, em que seu nome será divulgado. Ou por meio da exposição de produtos em estandes presentes em feiras relacionadas ao ramo do seu negócio, como construção da casa própria de feiras organizadas por construtoras.

Invista em ações online

Como o mundo tornou-se digital e os consumidores passaram a utilizar a internet para buscar por informações e realizar as suas compras, você também deve investir em ações online. Dentre elas, destacamos:

Presença nas redes sociais

Você pode utilizar as redes sociais para informar sobre promoções, contar sobre novidades de produtos e compartilhar informações relacionadas à área do seu setor. Mas para que essas estratégias tenham bons resultados, é preciso fazer publicações constantemente em cada perfil criado nas redes sociais.

Investimento em e-mail marketing

Com uma estratégia de e-mail marketing você pode divulgar a sua empresa por meio de conteúdos que visem desenvolver um relacionamento mais duradouro com os consumidores e, com isso, aumentar as suas vendas.

Criação de blog para a sua empresa

O blog é uma ferramenta muito importante para tornar sua empresa referência no assunto. Ao investir na qualidade dos conteúdos produzidos, o seu blog pode obter boas posições nos sites de pesquisas. Isso ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio e, assim, divulgá-lo.

Desenvolva uma boa relação com o consumidor

Um bom negócio deve ser feito com base em relacionamentos. Se esse relacionamento com o consumidor for positivo, ele cria um vínculo afetivo com a marca. Com isso, torna-se um cliente leal e um divulgador do seu negócio.

Clientes felizes tendem a compartilhar boas experiências com os outros. Isso é essencial para divulgar um negócio, principalmente para as empresas novas no mercado. Para investir no relacionamento com os consumidores, você pode adotar as seguintes estratégias:

  • não foque apenas nas suas vendas, mas, sim, no sucesso do cliente;
  • resolva os problemas rapidamente;
  • esteja sempre em contato com o cliente;
  • escute com atenção os feedbacks e procure por soluções;
  • invista em atendimento e produtos exclusivos para os clientes fiéis;
  • facilite o processo de compra;
  • entenda o comportamento do seu consumidor para saber o que e quando oferecer seu produto;
  • treine os colaboradores para oferecer um atendimento de qualidade;
  • realize uma pesquisa de satisfação e crie um plano de ação com soluções.

Essas dicas podem ser aplicadas tanto nas lojas físicas quanto no ambiente virtual. Mas a vantagem das estratégias online é que essa interação pode ser ainda mais dinâmica e rápida.

Por exemplo, você pode usar informações dos clientes para criar conteúdos personalizados para uma estratégia de e-mail marketing ou desenvolver campanhas direcionadas nas redes sociais. Nesse caso, você pode utilizar o CRM para automatizar o contato com o cliente.

Invista em tecnologia

A tecnologia também pode ajudar a divulgar o seu negócio. Mas como? Adotando práticas que facilitem o atendimento ao cliente e desenvolvam uma experiência positiva. Por exemplo, os consumidores estão sempre buscando por informações na internet utilizando seus smartphones.

Então, você deve ter um site ou blog com design responsivo, que são aquelas páginas que adaptam automaticamente o conteúdo para o tamanho da tela do dispositivo móvel utilizado pelo consumidor. Dessa forma, só aparecem na tela as informações mais importantes e a navegação é mais rápida.

Aproveitando as estratégias mobile, você também pode desenvolver um aplicativo para divulgar o seu negócio ou fazer divulgações por meio de mensagens instantâneas, como SMS ou pelo WhatsApp.

O uso da tecnologia pode ir além disso para garantir um bom atendimento ao cliente. Imagine a seguinte situação: um cliente está super animado para construir a sua casa e escolhe uma loja para comprar os materiais de construção. Então, faz o pedido e depois descobre que não há produtos em estoque.

Essa situação geraria uma frustração no cliente e ele não indicaria essa empresa, não é mesmo? Para evitar que isso ocorra, é essencial ter um sistema de gestão integrado. Assim, o departamento de vendas terá acesso aos produtos em estoque para evitar a venda de produtos em falta.

Como você pôde ver, as possibilidades para divulgar uma empresa são diversas. Existem várias estratégias que podem ser aplicadas tanto no marketing online quanto no marketing offline. Mas para obter sucesso com as estratégias de divulgação escolhidas, você deve planejar cuidadosamente o marketing de sua empresa.

Agora que este artigo respondeu a sua dúvida sobre como divulgar a empresa, já pode colocar as nossas dicas em prática e aumentar as suas chances de fazer sucesso para alavancar as suas vendas! Se você deseja manter-se atualizado, assine a nossa newsletter e receba novidades por e-mail.

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