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Uma questão que faz parte de qualquer empreendimento é como lidar com a concorrência. Afinal, embora a ideia principal seja conquistar mais clientes e assim obter mais lucro, é inevitável que ter outros oferecendo o mesmo serviço pode influenciar nos resultados, mesmo que indiretamente.

Nesse quesito, principalmente, no caso de lojas de construção, é importante buscar formas de lidar com outros comércios e se destacar. Mostrando que a sua empresa é a melhor opção, mas como? É isso que responderemos neste post. Confira!

Qual é o panorama do mercado da construção?

Durante e após a pandemia, diferente de outros setores, o mercado de materiais de construção teve um saldo bastante positivo. Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o setor varejista do segmento cresceu 11% em 2020, tendo um faturamento de R$132,06 bilhões.

Ainda em 2021, a área registrou ainda mais faturamento com R$202 bilhões, um crescimento de 4,4%. Em 2022, o saldo positivo continuou, de acordo com o IBGE, houve um aumento de 2,9% de faturamento.

Com todo esse otimismo, é claro que isso influencia o nível de concorrência do setor. Que pode ser cada vez mais alto, já que o mercado traz tantas oportunidades. Nesse quesito, o importante é ter uma abordagem mais proativa e bem menos reativa.

Como lidar com a concorrência?

No tópico anterior podemos observar que é bastante claro como esse é um setor com bons números. Mesmo durante a pandemia, foi uma área que conseguiu se manter estável e com bons índices de crescimento.

Mas, quando o assunto é concorrência, esses bons números podem significar um espaço mais competitivo. Então, como lidar?

A seguir, separamos algumas dicas de como cuidar da concorrência. Confira!

Conheça os concorrentes

Não dá para saber como lidar com os seus concorrentes sem antes saber quem eles são, não é? Parece um conselho até óbvio, mas é bem comum que as informações sobre os concorrentes passem batido. No entanto, conhecê-los é fundamental para entender como funciona o seu nicho.

Até porque, muitas vezes, embora a loja venda produtos ou serviços semelhantes, ela pode não ser concorrente direto. Isso acontece, porque o público-alvo pode ser diferente, inclusive, fatores como a região, poder aquisitivo, entre outros detalhes são alguns dos responsáveis por essa diferença.

Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa a respeito de outras empresas que comercializam produtos e serviços iguais aos seus. Verifique a região, o tipo de público, quais são os pontos que diferenciam de sua loja. Dessa forma, você terá uma ideia melhor do que está enfrentando.

Entenda o público-alvo

Assim que você entendeu quem são seus concorrentes, agora é um bom momento para compreender o seu público-alvo. Isso será fundamental para que você dispute a atenção dos consumidores. É preciso entender o que eles querem, o que os agrada quando o assunto é atendimento e qual a linguagem mais adequada para chamar a atenção.

Nesse momento, será importante fazer uma boa pesquisa com seus consumidores para entender que tipo de público a sua empresa mais atrai. Não se esqueça de que, além de pegar informações básicas como idade, gênero, por quais locais encontraram a sua loja etc., é fundamental se concentrar em quais são as necessidades.

Treine e capacite a equipe

Ter uma equipe bem treinada, especialmente, para o atendimento será fundamental para competir no mesmo nível com seus concorrentes. Além disso, é uma ótima forma de trazer mais valor para a marca da sua loja.

Sendo assim, o nosso conselho é que se invista em uma política de treinamentos constantes. Conteúdos que auxiliarão os seus funcionários a entenderem como as suas ações afetam o resultado do trabalho. Também, o investimento em capacitação gera uma sensação de valor para os seus colaboradores, o que pode melhorar ainda mais a produtividade deles.

Invista em novas tecnologias

Por fim, investir em ferramentas tecnológicas é essencial para garantir o bom desempenho no médio e longo prazo. É muito difícil conseguir um bom controle, organização e alto desempenho trabalhando apenas manualmente. Além disso, é bem provável que isso te coloque em uma posição de desvantagem em relação à concorrência.

Sendo assim, o nosso conselho é começar investindo em um bom sistema de gestão ERP. Esse tipo de ferramenta te ajudará a ter uma visão mais clara dos processos do seu negócio, como o controle de caixa, de estoque e até atendimento.

Como a MicroUniverso pode te ajudar?

Sabemos que existem muitas ferramentas de gestão no mercado. No entanto, embora esses sistemas ajudem na organização, eles nem sempre são equipados para lidar com o setor de materiais de construção e seus processos, como otimizar os estoques, gestão da logística, crediário, entre outros.

Nesse sentido, quando se trata de EPR, a MicroUniverso oferece a ferramenta adequada. É com ela que a gestão de seu negócio terá um melhor controle de todos os processos que afetam a rotina. Controle de estoque, gestão das vendas e compras, emissão de notas fiscais, faturamento, gerenciamento das finanças e impostos, tudo pode ser gerenciado na ferramenta.

Ainda, se tiver qualquer problema para implementar o EPR, a MicroUniverso disponibiliza uma orientação personalizada para que você possa adaptar e utilizar todos os recursos do nosso sistema. Também oferecemos um treinamento para os usuários entenderem como utilizar a ferramenta para os seus objetivos.

É evidente que para lidar com qualquer mercado competitivo, conhecer bem quem são seus concorrentes e os pontos fortes do seu negócio é essencial. Especialmente, no caso do setor varejista de materiais de construção, em que o grande diferencial será mais percebido pelo atendimento do que pelos produtos, é fundamental atentar para o que as outras lojas oferecem de diferente e como posso melhorar?

Sendo assim, saber como lidar com a concorrência, como falamos ao longo deste texto, exige definir uma estratégia que passa tanto por conhecê-la, como entender quem são seus clientes, quais são as suas necessidades e como a sua loja é percebida pelo mercado.

Gostou de saber como lidar com a sua concorrência? Está procurando uma maneira de melhorar a gestão da sua loja? Conheça o ERP MicroUniverso!