Como usar o tabloide de ofertas em lojas de material de construção?

Sabemos que os mais diversos segmentos do varejo utilizam o tabloide de ofertas como uma excelente ferramenta para atrair os consumidores para seus estabelecimentos. No cenário das lojas de material de construção, esse veículo de comunicação com o cliente é de grande importância e, se bem utilizada, é uma maneira de trabalhar a imagem da marca junto ao seu público.

Atualmente, saber montar um tabloide atraente e de sucesso é fundamental para expor suas ofertas e os produtos que estão disponíveis em sua loja. Sendo assim, para que essa estratégia traga resultados é importante ficar atento para alguns detalhes.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas sobre o que você deve fazer para obter retorno com essa ferramenta e quais cuidados é preciso ter para utilizá-la da melhor forma possível. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é tabloide de ofertas

Basicamente, os tabloides de ofertas são os tradicionais folhetos, parecidos com jornais, que contém uma série de produtos em promoção de um determinado estabelecimento comercial. A periodicidade na produção varia de acordo com a estratégia do comércio, que pode ser mensal, semanal ou até mesmo diariamente.

Eles tanto podem ser deixados na entrada da loja para serem retirados pelos clientes, quanto publicados no site ou nas redes sociais para que os visitantes confiram suas ofertas. O custo para a produção de tabloides não é alto, por essa razão, é uma excelente ferramenta de divulgação com o objetivo de aumentar as vendas.

Confira como utilizá-los em lojas de material de construção

É muito frequente o uso do tabloide em lojas de materiais de construção. Entretanto, alguns cuidados devem ser seguidos para garantir o melhor aproveitamento dessa ferramenta.

Faça parcerias com fornecedores famosos

Uma alternativa para reduzir os custos com a produção de tabloides é fechar parcerias com fornecedores conhecidos no mercado, já que muitos pagam para ter seus produtos expostos. Isso porque é interessante para eles verem suas mercadorias ou marcas veiculados nesses folhetos, pois essa é uma forma de valorizar sua imagem perante o mercado. Além disso, alguns fornecedores também fornecem imagens de seus produtos, o que facilita a produção do material publicitário.

Faça uma distribuição inteligente

Ao distribuir os tabloides também é preciso pensar no consumidor que não está na loja e que deve ser atraído para lá de alguma maneira. Por isso, invista na distribuição dos folhetos nos bairros próximos da loja.

Para que seu cliente possa aproveitar as ofertas do dia, certifique-se de que ele receberá um exemplar logo na entrada do estabelecimento. Além disso, deixe alguns folhetos próximo à saída do caixa para aqueles que quiserem retirar um exemplar para olhar em casa depois.

Revise os produtos em estoque

Antes de produzir o material, é preciso selecionar os produtos que farão parte do tabloide. Para isso, é essencial conferir se há esses itens em estoque, além de avaliar se a quantidade disponível é suficiente para não passar a sensação de uma falsa promoção. Por essa razão é extremamente importante manter uma gestão de estoque eficiente.

Além de conferir a quantidade, também é preciso observar outras informações importantes sobre os produtos, como a data de validade, já que alguns itens podem ter essa restrição, como tintas, colas, vernizes, entre outros.

Divulgue produtos em oferta

Antes de fazer a divulgação dos produtos em oferta é importante considerar se o que se pretende criar é uma promoção ou uma liquidação. A principal diferença entre os dois modelos é que a liquidação acaba ao esgotar os itens em estoque, já em uma promoção é preciso estipular um prazo determinado para ela, o que é importante para que o cliente sinta urgência em adquirir o produto. Essas informações devem ficar bem claras no folheto.

Ao escolher os produtos que estarão em oferta, é preciso definir estratégias para chamar a atenção do consumidor para aqueles itens. Para isso, coloque em evidência as opções que têm maior preferência de compra pelos clientes.

Organize os produtos por departamentos

A organização dos produtos no tabloide é muito importante para ajudar o consumidor a encontrar o que procura com mais rapidez. Colocar itens aleatoriamente faz com que o cliente desista de olhar todo o folheto, já que muitas vezes ele está à procura de uma determinada mercadoria.

Em lojas de materiais de construção existe uma grande variedade de produtos e em departamentos completamente diferentes. Por essa razão, sua disposição no folheto deve ser feita cuidadosamente.

De preferência, coloque em uma mesma página, departamentos que tenham algum tipo de relação entre si, como pisos e revestimentos próximos de acessórios para cozinha e banheiro. Dessa forma, quem procura por revestimentos pode se interessar por algum modelo de torneira, por exemplo.

Coloque conteúdos relevantes no tabloide

Atualmente, os folhetos de promoções podem ser uma forma de atrair e aproximar o consumidor. Uma maneira de fazer isso é utilizar partes de algumas páginas para apresentar uma explicação mais detalhada sobre um ou mais produtos.

Se a loja tiver um site ou blog, por exemplo, pode colocar no impresso um código para a leitura pelo celular, que direciona o consumidor para a página do produto com maiores detalhes sobre ele e sua forma de utilização.

Dessa maneira, o consumidor conhecerá o site da loja e ainda poderá conhecer mais sobre essa e outras mercadorias. Para facilitar esse processo, é importante manter um eficiente cadastro de produtos com informações detalhadas, para que ao produzir o folheto não se perca tempo em busca de referências sobre o item.

Saiba qual é a importância do benchmarking para o varejo de construção

Primeiro vamos relembrar o conceito de benchmarking, que significa avaliação comparativa. Na prática, é o mesmo que observar o comportamento do mercado e trazer para a empresa processos e ações que proporcionem mais eficiência e crescimento ao negócio.

No setor de varejo de construção podemos verificar sua própria evolução nos tipos de produtos comercializados, já que antes eram vendidos, basicamente, apenas materiais destinados à construção, como areia, cimento, tijolos, entre outros semelhantes. Hoje, esse comércio oferece uma enorme variedade de mercadorias destinadas a toda a casa e não somente à construção.

Tudo isso é fruto da observação da tendência de mercado e do comportamento dos concorrentes, que estão cada vez mais ampliando suas linhas de produtos. Esse processo proporciona inúmeros benefícios ao varejo de construção, entre eles:

  • mais segurança para fazer novos investimentos;
  • maior conhecimento das práticas e demandas de mercado;
  • maior rentabilidade para o negócio.

Dicas para montar um tabloide de sucesso

Para que você acerte na composição do seu tabloide, separamos algumas dicas de ouro que irão agregar valor ao seu material e fará com que seus clientes sintam-se atraídos a comprar em sua loja.

Defina o tamanho ideal

Na maioria das lojas de materiais de construção, os tabloides são semanais ou quinzenais, por isso, o ideal é que contenham no máximo 20 itens em cada página. Contudo, em datas comemorativas, sorteios e outras ações que você venha a desenvolver essa quantidade pode variar.

Quanto ao tamanho, geralmente, os mais utilizados são os magazine e germânico. O formato magazine mede 20,5 centímetros por 27,5 centímetros de altura, já o germânico mede 41 centímetros e 27,5 centímetros de cada lado.

Atenção na qualidade das imagens

Quando falamos de material gráfico, como no caso do tabloide, a primeira coisa que devemos priorizar é a qualidade das imagens. Sendo assim, é importante contar com um profissional especializado em imagem de produtos ou tenha um bom equipamento para criar as fotografias.

Não podemos esquecer que, a diagramação das imagens. Um tabloide de sucesso sempre conta com uma distribuição harmônica entre os textos e fotos aproveitando bem o espaço a ser trabalhado e destacando os produtos desejados. Evite colocar muita informação na mesma página para que o material fique limpo e de fácil visualização.

Faça uma boa escolha de cores

A escolha das cores é fundamental para uma comunicação eficiente. Mesmo que a intenção seja evidenciar as que fazem parte da sua identidade visual, é possível fazer combinações com outras de maneira harmônica.

Porém, tome cuidado para não exagerar nas cores. Além de não ficar bonito visualmente causa um desconforto visual no consumidor tira o foco do que realmente é importante no material, o produto.

Aposte em uma boa capa

A capa do seu folhetim é o convite que a loja faz para despertar o interesse e necessidade para os produtos divulgados. Logo, ela precisa ser convidativa, além de conter os itens que estarão em destaque.

A dica aqui é selecionar as mercadorias mais atrativas, os melhores preços, ação promocional, data comemorativa, por exemplo. O ideal é selecionar no máximo cinco produtos.

Revise a gramática e informações

Quando estiver tudo pronto, é hora de conferir atentamente todas as informações da capa a última página para evitar erros em preços e, também, de português. Esses tipos de falhas colocam em risco a credibilidade da sua loja de material de construção.

Vale lembrar que quando o valor do encarte e do precificador na loja apresentarem divergências, é de responsabilidade da empresa comercializar o produto em questão pelo menor valor anunciado. Por isso, fique atento para não perder dinheiro.

Garanta o produto anunciado

No momento de escolher quais os produtos serão anunciados e estarão em destaque em seu tabloide, é fundamental ter um controle de estoque eficiente que permita uma visão ampla e analítica dos produtos que sua loja dispõe e a quantidade disponível em estoque.

Certifique-se que o estoque está bem abastecido para que no período vigente do seu tabloide seu cliente não fique sem a mercadoria desejada. A ruptura de estoque é um dos grandes problemas de lojas de varejo, portanto, evite esse erro.

Por fim, o tabloide de ofertas é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas em uma loja de material de construção. Contudo, ele deve ser utilizado de maneira estratégica para que se tenha o retorno desejado. As dicas que apresentamos aqui é um meio de fortalecer seu relacionamento com o cliente.

Gostou do nosso conteúdo sobre as formas de utilizar folhetos de ofertas? Então, não vá embora, aproveite a oportunidade e confira neste artigo o que é benchmarking e como ele pode ajudar a sua empresa!

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