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Comunicação integrada é um tema central para quem cuida da gestão de qualquer empresa. Pois, quando aplicada corretamente, ela apresenta resultados relevantes para o funcionamento do negócio e sua relação com o público.

Basta pensar no quanto a falta de uma informação ou uma orientação mal explicada em uma situação cotidiana levam a erros e outras consequências negativas que chegam ao cliente, precisando de um grande esforço para serem resolvidas.

Quer evitar isso? Então confira o conteúdo focado em comunicação integrada que preparamos para você.

O que significa ter uma comunicação integrada em um negócio?

Para ter uma comunicação integrada no negócio é imprescindível tanto planejar quanto realizar as ações de forma interligada, partindo de uma visão holística para que pessoas, estratégias, abordagens e canais funcionem de maneira articulada.

Ela não se limita ao marketing, ao atendimento ou às vendas, pois impacta nas atividades internas. Afinal, elas envolvem a necessidade de trocas para que ocorram e para bem atender ao público.

Não são só os clientes que precisam compreender a mensagem que o empreendimento quer transmitir para comprarem mais, os colaboradores também devem entender as orientações ou informações relevantes para realizarem seu trabalho.

Na prática, implementá-la cria uma unidade entre todos os elementos envolvidos nos fluxos organizacionais, dando identidade à marca e fornecendo parâmetros sobre os princípios que guiam seu andamento. Ou seja, é a base da experiência empresarial em qualquer nível.

Quais são seus benefícios no ambiente empresarial?

Pelo visto, a comunicação integrada se aplica tanto ao público interno quanto ao externo. Por isso, gera efeitos positivos para todo o negócio, facilitando seu funcionamento e promovendo seus resultados. Entre suas vantagens se destacam:

  • otimização dos processos empresariais, não só ao diminuir mal-entendidos que causam efeitos negativos no desenvolvimento das atividades como ao promover a melhoria deles pela troca de experiências e informações entre os envolvidos;
  • redução de problemas interpessoais entre os membros da equipe, eliminando suas consequências na qualidade, produtividade e eficiência;
  • construção e fortalecimento de uma cultura organizacional capaz de guiar as decisões cotidianas de modo coerente;
  • diminuição de custos e de desperdícios, associada ao melhor direcionamento dos investimentos, para maximizar a competitividade;
  • promoção da marca, solidificando um posicionamento, uma imagem e uma reputação, a fim de que sejam facilmente percebidos;
  • aumento da efetividade das estratégias de marketing e vendas, atingindo o consumidor certo, da forma que mais o impulsiona a comprar.

Como implementar a comunicação integrada?

Colocar a comunicação integrada em prática exige bem mais que criar campanhas de marketing que se desdobram entre os diversos canais, são suas bases que permitem que ela aconteça em todo o empreendimento. Confira a seguir o que não pode ser negligenciado para sua implementação!

Entenda para quem a informação se direciona

A comunicação integrada é um processo que abrange todo o negócio. Dessa forma, quando se trata de responder para quem a informação se direciona, é preciso pensar desde se o foco é o cliente ou o colaborador até qual é o seu perfil.

Em relação ao público externo, a avaliação de seus padrões comportamentais, culturais e demográficos é capaz de segmentá-los em grupos para os quais são adaptados o meio, o discurso ou a abordagem na hora de passar uma mensagem.

Basicamente, isso é fundamental para apresentar o que a empresa oferece de uma maneira relevante para a audiência, mostrando como agrega valor para aquele segmento específico da audiência. 

Por exemplo, uma loja de materiais de construção tem produtos que atendem ao mesmo tempo do construtor profissional às pessoas que fazem seus próprios consertos, mas sua divulgação deve ser diferente para cada um deles.

Já quando se dirige para a equipe, é necessário trabalhar os assuntos individualmente para que não fiquem lacunas ou interpretações divergentes em razão de diferentes visões. Nesse contexto, conhecer os colaboradores permite orientá-los e direcioná-los de acordo com suas dificuldades ou talentos, de um modo que seu trabalho seja mais eficiente.

Centralize as informações internas

A comunicação integrada é uma solução que responde à realidade da maioria dos negócios, em que muitos problemas resultam da ausência e da má divulgação de informações relevantes. Em diversas situações isso passa do interno para o externo.

Pense só: se o gerente não disser para o vendedor que houve uma mudança de especificação em um produto, ele vai informar o comprador de maneira incorreta e gerar uma reclamação.

Assim, o processo de funcionamento do empreendimento deve ocorrer de modo sistemático e completo, tanto integrando a comunicação quanto as ações para criar um fluxo contínuo em que tudo é repassado junto para o próximo participante, a fim de que o cliente receba o que precisa.

Um bom exemplo é a gestão de estoque de uma loja. Ela começa pela identificação da necessidade de reabastecimento que leva à compra, ao recebimento e ao pagamento para o fornecedor. Quando a mercadoria fica disponível, ela é vendida e o pagamento é realizado pelo consumidor, permitindo sua entrega. 

Nesse cenário, são diversos setores e pessoas que participam direta ou indiretamente da movimentação dos itens, dependendo de saber o que já ocorreu para dar o prosseguimento correto.

Um aliado nessa hora é o ERP. Esse sistema de gestão, além de organizar as atividades e ordená-las, centraliza os registros. Portanto, quando algum documento, material, pedido, dúvida ou reclamação chegar, qualquer membro da equipe consegue consultar essa solução para ficar ciente dos detalhes.

Garanta a coerência e a conexão entre os diferentes canais

Com tudo funcionando bem internamente, é hora de levar a comunicação integrada para o marketing, o atendimento e as vendas. Para isso, os canais precisam seguir o mesmo padrão de discurso e estar conectados. 

Enquanto, o segundo é alcançado com a implementação de um sistema Omnichannel, o primeiro objetivo depende da padronização da abordagem. Não importa se é um panfleto, um post nas redes sociais ou uma conversa no aplicativo de mensagens, linguagens e informações devem ser coerentes. 

Ou seja, é importante que o consumidor perceba uma continuidade no atendimento, até quando ele muda de ponto de contato, indo do anúncio online para a compra na loja virtual e para a retirada na física.

A comunicação integrada impacta desde o modo como as informações e orientações são repassadas dentro do negócio até o marketing direcionado a clientela, permitindo que seu empreendimento supere quaisquer lacunas ou mal entendidos para maximizar os resultados.

Para você não ter dúvida da sua importância, confira alguns dos problemas da falta de integração!

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