O controle de contas é um desafio enorme para muitos empreendedores no varejo de material de construção. No entanto, é muito importante dominá-lo, uma vez que o fluxo de caixa é um dos indicadores mais relevantes tanto da saúde como da lucratividade de qualquer negócio.
Aliás, se existe algo no varejo que é tipicamente sensível são as margens de lucro dos produtos. Por isso, erros no controle de contas podem custar muito caro para esse setor. Dedicar-se à gestão financeira, portanto, é fundamental para a sobrevivência da marca.
Neste texto, apresentaremos a importância e os benefícios de contar com um controle de contas, além das principais dicas sobre como fazê-lo. Continue a leitura e confira!
Qual a importância e os benefícios de contar com um controle de contas?
Como o próprio nome já diz, o controle de contas é o acompanhamento de tudo aquilo que entra e sai em relação aos recursos financeiros de um negócio. A seguir, confira as vantagens desse tipo de monitoramento.
Conhecer todos os custos e despesas
Por mais que somente os lucros pareçam atrativos, um eficiente controle de contas serve, principalmente, para monitorar os gastos de uma empresa. Por isso, ter um setor financeiro bem estruturado, que seja capaz de manter custos e despesas devidamente controlados é um grande passo para o sucesso da loja.
Fazer um planejamento
O controle de contas fornece ao gestor informações fundamentais sobre vendas, ganhos, assim como outras relacionadas a perdas e danos. Dessa forma, ele tem a chance de estruturar um plano com o objetivo de otimizar tanto os lucros como as despesas de sua loja. Por isso, é muito importante que esse controle seja bastante rigoroso e realizado com frequência.
Ter visão de futuro
Acompanhar de perto as finanças de um empreendimento permite sua expansão e pode, até mesmo, desviá-lo da falência. Isso porque os cálculos são feitos sempre com o objetivo de retirar a empresa da rota dos gastos desnecessários e direcioná-la para pensar no futuro.
Como fazer um bom controle de contas no varejo?
Agora que você já sabe os principais motivos e benefícios para manter as contas da sua loja de material de construção muito bem controladas, conheça as mais importantes ações para fazer isso de maneira ainda mais eficiente.
Registre tudo no controle financeiro
Parece óbvio, mas lançar rigorosamente tudo que entra e sai do caixa da loja é essencial para um bom controle de contas. No entanto, na correria da rotina, muitos empreendedores negligenciam esses lançamentos e deixam de registrá-los.
Na hora de fechar o caixa, consequentemente, as inconsistências aparecem. A má notícia é que dificilmente elas são identificadas. Não é raro que os envolvidos fiquem em dúvida se o saldo não bate porque faltou lançar uma movimentação ou porque houve um desfalque qualquer no caixa.
Tenha atenção ao fluxo de caixa
Uma gestão eficiente do fluxo de caixa não envolve apenas obter mais faturamento e aumentar a receita. Se a empresa não é capaz de manter o equilíbrio ideal entre entradas e saídas, também não dará conta de arcar com os custos de manter o negócio. Em outras palavras, caso a gestão não cuide bem do fluxo de caixa, a loja não terá rentabilidade nem lucro.
Nesse sentido, quanto mais essa parte da gestão for deixada de lado, consequentemente, maior será o desfalque de recursos e mais espaço o negócio perderá para a concorrência. Dar a devida atenção ao fluxo de caixa, portanto, é essencial tanto para o planejamento como para um bom andamento de todos os pontos ligados às operações de varejo, assim como:
- variáveis que cercam a venda de produtos;
- capital de giro;
- contas a pagar;
- débitos com fornecedores, entre outros.
Controle o giro dos produtos
Cada item em uma loja de material de construção deve ser gerenciado separadamente. Isso porque muitos gestores tentam (de maneira errada) ter a mesma meta de inventário para todos os produtos. Agir assim pressupõe que todas as mercadorias são vendidas na mesma quantidade — o que nunca acontece, obviamente.
Conheça os custos reais
A maneira como os preços são definidos em um empreendimento pode trazer uma série de consequências. Muitos lojistas de material de construção usam o fator preço com o intuito de competir, criar diferentes possibilidades de receita ou até mesmo para mudar a participação de mercado do negócio. Assim sendo, na hora de estabelecer o preço, nem sempre é preciso tirar o máximo de suas margens.
É preciso entender a fundo como os preços interferem de fato no modelo de negócios. Quando o gestor não se prende apenas aos resultados, isso o ajuda a definir melhor sua política de preços. Portanto, é fundamental monitorar e dominar os custos reais de cada um dos itens comercializados na loja.
Como o ERP pode ajudar nesse processo?
A implantação de um sistema de gestão integrado em uma loja de material de construção oferece inúmeras vantagens para o negócio, garantindo que seu controle de contas seja ainda mais eficiente. Com as facilidades e funcionalidades de um ERP, o ponto de venda obtém:
- diminuição de custos operacionais;
- otimização da gestão;
- apoio à tomada de decisão;
- integração das informações;
- ganho de agilidade nas atividades do dia a dia;
- redução de erros, entre outros benefícios.
Nesse sentido, o ERP MicroUniverso oferece uma solução completa e integrada para a boa gestão financeira de empreendimentos no setor varejista. Com ele, mesmo em cenários em que as operações se distribuam entre diferentes pontos de venda, é possível integrar em apenas um lugar todas as rotinas administrativas e gerenciais do negócio.
Por fim, ficou claro que o controle de contas de uma empresa não é uma atividade que pode ser conduzida de qualquer maneira pelo varejista. Além de implantar processos eficientes e seguros, é preciso contar com ferramentas capacitadas, como o ERP MicroUniverso, que trazem essa importante segurança durante sua execução.
Se você gostou dessas dicas e quer conhecer melhor nossa solução, entre em contato conosco agora mesmo! Será incrível termos a chance de formar uma parceria de muito sucesso!