MicroUniverso

        • Sistemas Integrados para Gestão Empresarial

        • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

          A solução completa e definitiva para a sua loja de Materiais de Construção e Home Center.



        • COMÉRCIO ATACADO E ATACAREJO

          O ERP ideal com ferramentas que se adaptam a todos os desafios do seu Atacado ou Atacarejo.



        • LOJA DE EQUIPAMENTOS PARA RESTAURANTES, HOTÉIS E SEMELHANTES

          Tenha visões estratégicas para Lojas de Equipamentos, a fim de dar visibilidade aos seus principais produtos.



        • LOJA DE SUPRIMENTOS, PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS, PAPELARIA, PRESENTES E SEMELHANTES

          Uma ferramenta completa, que facilita o acesso à informação entre setores, tornando os processos mais intuitivos e bem embasados.



  • A MicroUniverso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente

Realizar o controle patrimonial tornou-se fundamental para todas as empresas que almejam o sucesso. Não importa se é uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Essa prática faz com que as instituições tenham informações diversas sobre vários quesitos, inclusive financeiros.

É por meio dessas informações de valores que os gestores conseguem ter uma visão mais clara sobre como estão as finanças do empreendimento. Isso faz com que possam ser reduzidos gastos e, consequentemente, os lucros serão aumentados. Ainda tem dúvidas sobre o controle patrimonial? Neste post, explicaremos mais detalhes sobre o tema. Confira!

O que é controle patrimonial?

O controle patrimonial nada mais é que um processo contábil de gestão ou gerenciamento do patrimônio de uma organização. Vale salientar que é por meio desse processo que os gestores conseguem acompanhar como está o ativo e passivo do empreendimento.

Sendo assim, o controle patrimonial é a gestão de todo patrimônio da empresa. A sua ausência pode fazer com que sejam tomadas decisões erradas sobre aspectos econômicos do empreendimento e, a partir disso, serão gerados gastos desnecessários, levando até mesmo a uma depreciação de bens.

Como implementá-lo?

Ainda que o processo de controle patrimonial de uma loja de materiais de construção seja uma tarefa trabalhosa, ela não deve ser considerada complicada. Para que possa ser feito com excelência, os gestores precisam seguir alguns passos. Veja abaixo quais são eles!

1. Inventário

Para que o controle do patrimônio seja feito, é preciso fazer um levantamento de todos os bens e das suas características. É preciso saber se todos os bens estão em bom ou mal estado. Isso para que seja determinado o seu valor real.

2. Avaliação dos ativos

O mapeamento dos bens, quer sejam eles tangíveis ou intangíveis, permitirá que sejam tomadas algumas decisões, inclusive as de trocar equipamentos muito antigos. Nesta etapa, o gestor saberá quanto pode ganhar por um bem usado quando for vender e qual é o valor de um novo.

3. Revisão da vida útil dos ativos

É por meio dessa avaliação que é possível ter acesso a dados importantes de todos os ativos, o que permite saber mais sobre a sua depreciação, amortização e obsolescência.

4. Determinação das taxas de depreciação

Na contabilidade, a depreciação de algum bem pode ser avaliada com números. Ou seja, são descontados alguns valores, segundo a expectativa de vida útil do produto ou serviço.

5. Uso de softwares especializados

Para que o inventário seja feito corretamente, nada melhor que usar um sistema de gestão. Eles servem para dar auxílio em todas as horas. Por meio dessa ferramenta é possível gerar relatório e inclusive saber quais são as datas de compras de determinados itens, tais como:

  • cimento;
  • peças de banheiro;
  • argamassa.

Esses e muitos outros itens podem estragar com o passar do tempo, e um sistema de gestão pode auxiliar nos cuidados com esses itens.

Por que manter um controle patrimonial atualizado?

Manter um controle patrimonial rigoroso e atualizado pode ser um desafio. Porém, saiba que ele pode trazer inúmeros benefícios. Alguns deles são:

  • melhor tomada de decisões financeiras;
  • otimização fiscal;
  • maior segurança na gestão dos ativos.

Portanto, se a empresa tem em mãos quais são os itens que possui, fica mais fácil para saber como está a saúde financeira do negócio.

Então, agora que você já sabe o que é controle patrimonial, não deixe de fazer o do seu empreendimento. Dessa maneira, as decisões tomadas poderão ser mais acertadas e será possível obter mais lucros empresariais.

Gostou do nosso post sobre o controle patrimonial? Siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.