Descubra como o ERP MicroUniverso ajudou o Carlos a aumentar sua participação no mercado.

Market Share (ou quota de mercado, em tradução livre) é a parcela de participação de uma empresa no mercado em que está inserida. E quem é que não quer aumentar a sua, não é mesmo?

Carlos é formado em administração, e como todo bom empreendedor, ele queria fazer com que a sua empresa crescesse de maneira sustentável. Então, para conquistar esse objetivo, ele contou com o auxílio do ERP MicroUniverso.

Proprietário de uma loja de material de construção há, aproximadamente, 20 anos, ele conseguiu torná-la a mais conhecida do seu bairro com muito esforço e dedicação. Embora já usasse o sistema como auxílio de gestão, Carlos  ainda se sentia perdido sobre como gerir a expansão da loja.

Por isso, já confiando na MicroUniverso, solicitou mais acessos para os novos funcionários e implantou funcionalidades que não utilizava para ter um controle maior da sua operação.

Afinal, por que investir em um ERP?

O ERP foi importantíssimo para fazer com que Carlos conseguisse aumentar a eficiência da sua loja e melhorar a competitividade dos seus negócios. Isso porque, além de integrar processos administrativos e contábeis, o sistema auxilia a sistematizar boas práticas — ou seja, ele diminui significativamente as falhas que comprometem a produtividade e até a imagem da loja perante os consumidores.

Dessa forma, as obrigações empresariais se concentram em um só lugar, facilitando o acesso às informações e a própria tomada de decisões.

Como o ERP ajudou a aumentar a participação da empresa?

Carlos sabia que precisava melhorar a sua gestão e otimizar a produtividade da sua equipe, mas, ao mesmo tempo, não sabia como fazer isso. Foi quando entrou em contato com a MicroUniverso, apresentando as melhorias que desejava ter em seu sistema. Desse modo, com o auxílio de uma equipe altamente qualificada e competente, ele pôde garantir que todos os seus colaboradores falassem a mesma língua, proporcionando às suas equipes uma visão unificada dos processos da loja, e sincronizando os trabalhos numa gestão integrada de ponta a ponta.

Quais são os benefícios que a MicroUniverso proporcionou à loja de Carlos?

Quando Carlos saiu da sua zona de conforto para aumentar a sua participação no mercado, ele conseguiu aproveitar todos os benefícios que o ERP MicroUniverso oferecia para a sua loja, possibilitando a expansão do seu negócio de maneira sustentável. Entre as principais vantagens que ele teve acesso podemos citar as que listamos abaixo.

Facilita o controle de estratégias

Como o ERP MicroUniverso garante panoramas precisos a respeito de um negócio, com ele Carlos pôde se basear em informações concretas para a sua tomada de decisão. Por exemplo: se existem produtos na loja que estão estagnados no estoque, é possível identificar exatamente quais são eles e, então, criar estratégias para melhorar essas vendas.

Com isso, Carlos foi capaz de otimizar o giro de mercadorias e, consequentemente, negociar melhores preços com os seus fornecedores. Afinal, ele pode estipular a quantidade necessária de cada produto, bem como o tempo que precisará para realizar suas compras.

Faz a gestão completa do seu negócio

Como dissemos, o ERP integra todos os processos da loja, e isso diminui significativamente as falhas de comunicação entre os colaboradores. Então, depois que passou a usar esse sistema, o time de vendas de Carlos não teve mais problemas com o departamento de estoque. Por exemplo: sempre que um produto estava em falta, os funcionários tomavam conhecimento disso automaticamente e já avisam o cliente de antemão sobre essa ausência.

Automatiza as exigências fiscais e tributárias

Se havia um setor que tomava horas de trabalho e foco da equipe de Carlos era o tributário e fiscal. No entanto, com o ERP MicroUniverso essa realidade mudou: além de automatizar os processos de tributação, otimizando muito a produtividade geral dos colaboradores, o sistema reduziu consideravelmente os erros que colocavam em risco o desenvolvimento saudável da loja, como um todo.

Realiza pedidos por meio de dispositivos móveis

Você bem sabe que os consumidores estão cada vez mais exigentes, não é mesmo? Por isso, oferecer a eles um atendimento de qualidade é fundamental para conquistar a sua fidelização — e isso o Carlos também conseguiu com a ajuda do ERP MicroUniverso. Afinal, essa solução oferece dispositivos móveis que agilizam o atendimento aos clientes e realizam as vendas em muito menos tempo!

Carlos percebeu que essas interações instantâneas refletiram positivamente no seu relacionamento com os clientes, pois foi possível resolver problemas específicos do seu público naquele instante.

Com isso, ele notou uma melhora significativa na satisfação dos seus consumidores, pois o ERP possibilitou a entrega de uma solução prática, de forma ágil, sem que os clientes precisassem se dirigir até a empresa ou passar longos minutos no telefone.

Como vencer os desafios para expandir o seu negócio?

Carlos tinha muitas dúvidas sobre as melhores escolhas e o momento certo de expansão de seu negócio, mas, ao usar o  ERP MicroUniverso, ele conseguiu passar por esse momento de forma mais tranquila. Nesse momento, ele soube que poderia contar com uma plataforma pensada para a sua loja que queria aumentar sua parcela no mercado e com uma equipe que mantém contato próximo e tem grande conhecimento sobre o seu segmento.

Em outras palavras, com todo esse suporte, ele teve mais segurança na tomada de decisões — e ainda conseguiu realizar investimentos inteligentes, já que a solução possibilita uma visão mais ampla dos setores da sua loja. Além disso, foi possível identificar gargalos que comprometiam a qualidade do atendimento e da gestão, viabilizando estratégias que evitaram esses riscos e ajudaram o seu negócio a se destacar da concorrência.

Resumindo, foi assim que o ERP MicroUniverso ajudou Carlos a aumentar o seu market share. E você também pode tornar tudo isso uma realidade no seu negócio, pois o sistema melhorará a produtividade da sua equipe e, consequentemente, a satisfação dos seus clientes. Acredite: se deu certo para ele, dará para você também!

Bom, apesar de fictício, Carlos representa muito bem todos os clientes da MicroUniverso. Então, se você gostou da leitura e também quer fazer parte dessa história, entre em contato conosco para conhecer melhor os nossos serviços!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…