6 dicas práticas para a gestão de estoque da sua loja de material de construção

A gestão de estoque de uma loja de materiais de construção é um verdadeiro desafio para os gestores. Esses empreendimentos trabalham com uma quantidade enorme de produtos que entram e saem das prateleiras com muita rapidez. Por esse motivo, é importante aplicar técnicas modernas e eficientes para fazer o gerenciamento dos itens.

Sem um sistema de gestão atualizado, fica difícil eliminar os erros e evitar prejuízos que acontecem com frequência. Aliás, uma ferramenta adequada permite a realização de diversos controles para melhorar a organização e aumentar a confiabilidade no gerenciamento de estoque. Neste conteúdo, vamos fornecer várias dicas práticas que o ajudarão a gerenciar esse departamento!

Precisa entender qual é a importância da gestão de estoque na loja de material de construção? Continue a leitura e descubra o que você deverá fazer!

Entenda a importância da gestão de estoque na loja

A correta gestão de estoque na loja de material de construção é muito importante para garantir que o lojista tenha uma quantidade ideal de itens à sua disposição. Os produtos precisam estar disponíveis para entrega imediata caso cheguem os clientes e decidam comprá-los. Caso contrário, eles poderão procurar a concorrência e não voltar mais ao estabelecimento.

O gerenciamento do estoque é uma prática que possibilita o atendimento das demandas do mercado. Se ele for feito da maneira certa, a satisfação dos consumidores aumentará e os lucros do empreendimento serão otimizados. A gestão eficiente engloba a compra dos produtos, o seu armazenamento e a venda para o cliente final.

Confira 6 dicas práticas para uma boa gestão de estoque

A gestão dos produtos em estoque é essencial para o crescimento dos lucros no varejo. Ela envolve várias técnicas para o aprimoramento e a organização dos materiais e facilita o cotidiano dos varejistas.

A seguir, veja algumas práticas que são fundamentais para um bom gerenciamento desse departamento da sua loja de material de construção!

1. Conhecer as técnicas de controle

Para fazer uma gestão eficiente e evitar a ruptura de estoque é preciso conhecer os tipos de técnicas normalmente aplicadas para controlar os itens. O controle permanente é feito instantaneamente assim que uma mercadoria é vendida. Ele acontece de forma segura e rápida, embora a quantidade de operações diárias seja elevada para evitar falhas e dificuldades mais sérias.

Já o controle periódico é conhecido como inventário e requer a conferência dos itens periodicamente, para a averiguação de inconsistências provenientes do controle permanente, com o objetivo de saná-las. Por sua vez, o mínimo consiste em separar uma parte dos produtos e criar uma reserva que ficará guardada para o atendimento dos consumidores em casos de emergência.

2. Observar o desempenho dos produtos

Outra estratégia relevante para a gestão de estoques é organizar os itens de modo que eles fiquem dispostos no local de maneira visível. Diante disso, será mais fácil observar quais produtos têm maior saída e aqueles que permanecem em exposição por tempo maior. Essa é uma forma de o gestor observar e registrar o desempenho das mercadorias.

Você poderá usar caixas organizadoras e prateleiras para fazer a tarefa. Procure não comprar demais, pois isso poderá resultar no armazenamento em local inapropriado e comprometer a qualidade dos materiais. Além do mais, a colocação de itens em escadas e corredores interfere na sua durabilidade, na produtividade dos colaboradores e aumenta os riscos de acidentes de trabalho.

3. Organizar de acordo com a demanda

A organização dos materiais de construção em estoque deverá ser feita conforme as demandas do mercado. Isso facilitará a atividade dos colaboradores que desempenham suas tarefas nos depósitos, já que encontrarão os itens com agilidade e manterão a ordem. Disponibilize um tempo para organizar os produtos de modo que qualquer pessoa consiga localizar o que procura.

Se for preciso, faça um mutirão fora dos horários de expediente, para não interferir nas rotinas diárias. Inicie organizando cada prateleira conforme o tipo do produto, tamanho, marca, cor ou outras características próprias. Coloque as mercadorias mais antigas na frente e as mais novas na parte de trás, para que eles não fiquem esquecidos.

4. Contar com uma boa equipe

Contrate colaboradores capacitados e capacite àqueles que precisarem de treinamento. Ter uma boa equipe é indispensável para controlar o estoque com eficiência. Alguns profissionais deverão lançar os dados no sistema de gestão ou em uma tabela no computador. O uso de fichas não é mais indicado, porque facilita o cometimento de falhas humanas na contagem dos itens.

Os colaboradores são necessários para fazer os inventários, confrontar os dados dos relatórios e conferir se as informações registradas são coerentes. Por outro lado, eles também fazem a checagem dos cadastros periodicamente para identificar inconsistências ou falhas. Deixar de ter pessoas treinadas para fazer essas atividades pode causar problemas futuros.

5. Otimizar a gestão de compras

Otimize o gerenciamento das compras usando um ERP de qualidade, que também melhorará significativamente o seu controle de estoque. Essa solução é muito usada em todos os segmentos do mercado, inclusive nas lojas de materiais de construção. O sistema de gestão empresarial é uma opção segura e muito fácil de usar em todos os setores.

Trata-se de uma ferramenta que automatiza processos e tem diversas funcionalidades para agilizar o trabalho nos depósitos. A tecnologia auxilia no momento de fazer as vendas, indicando se o produto está disponível e emitindo a nota fiscal. Em seguida, o próprio sistema dá a baixa no estoque de forma automática, para que os dados permaneçam sempre atualizados.

6. Investir em tecnologia

Um ERP produzirá diversos benefícios para a loja, tendo em vista que vai além do gerenciamento dos estoques. Ele integrará todos os departamentos do negócio e centralizará as informações em um banco de dados único, para aumentar a segurança das operações. Tarefas simples e diversos processos poderão ser automatizados, para que os colaboradores desempenhem funções mais estratégicas.

Portanto, investir em tecnologia aumenta a satisfação e a produtividade dos times. A solução também melhora o relacionamento com fornecedores e clientes, que poderão receber descontos especiais ou prêmios pela fidelidade à sua loja. A tecnologia revela a frequência das compras com exatidão, para que o gestor crie estratégias de fidelização.

Comece a aplicar, agora mesmo, essas 6 dicas práticas para a gestão de estoque da sua loja de material de construção. Saiba que é preciso contar com a tecnologia para fazer uma boa gestão de estoque, pois a implantação de um ERP facilita o dia a dia e otimiza o tempo de colaboradores e gestores do negócio. Portanto, invista em uma solução que tenha credibilidade no mercado.

Quer acessar mais dicas interessantes para a sua loja? Então, siga-nos no LinkedIn, no YouTube e no Facebook!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…