Entenda as vantagens do e-commerce para as lojas de materiais de construção

Ainda não migrou a sua loja de materiais de construção para o e-commerce? Então, saiba que você perde a chance de expandir seu negócio, aumentar os seus lucros e elevar as suas vendas. Mais que uma loja virtual, o e-commerce (comércio eletrônico) abrange todos os canais comerciais que estruturam o processo de compra e venda no ambiente digital. Sendo assim, tanto a loja virtual quanto o marketplace, por exemplo, são considerados apenas uma parte do e-commerce. 

Diante disso, fica claro que o conceito de e-commerce vai muito além da criação de um site. Isso porque se trata de um modelo de empreendimento que tem uma estrutura de funcionamento própria, que depende exclusivamente dos recursos digitais.  

Então, se você quer saber por que vale a pena migrar a sua loja de materiais de construção para o e-commerce. Basta seguir com a leitura deste artigo.

Ampliação do alcance do negócio

Todo empreendedor deseja ver seu negócio prosperar, não é mesmo? Contudo, o que faz apenas uma pequena parcela alcançar esse objetivo é justamente a falta de interesse de muitos de se adequarem às mudanças provocadas pela transformação digital. Em outras palavras, o empreendedor precisa entender que a maneira de fazer negócios hoje mudou. Agora, a inclusão da tecnologia é uma necessidade que faz toda a diferença no sucesso do empreendimento.

Entre as inúmeras vantagens que esse recurso oferece, destaca-se a ampliação do alcance do negócio. Para você ter uma ideia, o Brasil tem mais dispositivos móveis que habitantes. Ao todo são 447 milhões de dispositivos digitais em uso. Além disso, 152 milhões de brasileiros estão conectados à Internet.

Diante desses dados, fica evidente que a Internet é um ambiente repleto de possibilidades, pois as barreiras que atrapalham suas vendas no ambiente físico, não existem no digital. Assim, ao migrar sua empresa para o digital, sua marca fica visível para potenciais consumidores não importa onde eles estejam. Logo, as chances de aumentar suas vendas são gigantescas. 

Vale destacar que, embora a Internet consiga potencializar seu negócio, é necessário que você invista em boas estratégias de marketing, para consolidar a sua marca nesse ambiente e garantir resultados satisfatórios. 

Além disso, para que seu potencial cliente encontre você no momento certo, é necessário estar onde ele está. Nesse caso, além da criação de uma loja virtual, vale a pena investir em estratégias, como blogs e estar presente nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Assim, você expande o alcance do seu público e aumenta as chances de atrair os clientes certos.

Melhoria na mensuração de resultados

A mensuração de resultados é uma ação que visa identificar o desempenho das estratégias que foram colocadas em prática, usando como base de análise os objetivos que foram traçados inicialmente. Sendo assim, ao migrar para o e-commerce, os resultados obtidos tendem a ser melhores, pois as estratégias serão definidas com foco na conversão e na venda. 

Devido à integração das ferramentas digitais, você consegue analisar o histórico de navegação do potencial cliente que visita a sua loja. Assim, é possível verificar quais produtos foram adicionados ao carrinho de compra e abandonados depois, e quais foram de fato comprados. 

Por meio de ferramentas, como o Google Analytics, fica mais fácil entender o comportamento do consumidor em relação ao seu e-commerce. Além de fornecer relatórios completos, a integração dessa ferramenta à sua loja virtual proporciona informações bastantes úteis, tais como:

  • número de visitantes do site;
  • lista de produtos mais visualizados;
  • nível das taxas de conversão do site;
  • quantidade de carrinhos abandonados;
  • quantidade de compras únicas;
  • valor do ticket médio das vendas. Ou seja, permite saber quanto em média o cliente gasta na sua loja.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil elaborar estratégias precisas que geram o retorno esperado. Afinal, você saberá exatamente onde agir e como agir.

Funcionamento 24 horas

No e-commerce, seu cliente pode adquirir seu produto a qualquer hora do dia. Essa possibilidade proporciona mais flexibilidade e praticidade, uma vez que não depende do horário de funcionamento. Com um suporte bem estruturado, as vantagens de ter um negócio virtual afeta tanto o consumidor quanto a empresa. 

Afinal, enquanto você tem a chance de vender a qualquer hora, o cliente tem a comodidade de adquirir o que precisa no momento que precisar. Além disso, ao contrário de uma empresa física, manter uma loja virtual funcionando 24 horas não gera custos com funcionários e estabelecimento. 

Aliás, uma das vantagens do e-commerce é que o custo operacional é mais baixo quando comparado com uma loja física. Isso porque grande parte dos custos fixos que fazem parte de um negócio físico, no e-commerce não existe. Sem contar que, para quem inicia no mercado, abrir uma empresa digital requer menos investimento, se tornando uma opção mais acessível para quem sonha em ser empreendedor.

Estimula o fluxo de visita à loja física

É preciso abrir mão da empresa física para ter uma loja virtual? Claro que não. Uma das estratégias usadas por grandes marcas é justamente a integração do ambiente físico com o online. Assim, você pode continuar com sua loja física de materiais de construção e integrar os serviços com a loja virtual. 

Ou seja, na prática, a integração dos canais de venda podem funcionar da seguinte forma: o cliente verifica a disponibilização do produto no site, entra em contato com o atendente pelo WhatsApp, retorna para o site para finalizar a compra e retira o produto na loja física. Percebe como, nesse caso, o ambiente online e físico estão interligados? Essa junção facilita a aquisição dos produtos e oferece mais praticidade para o cliente, logo, atrai mais consumidores para o seu negócio.

Portanto, com base nas vantagens apresentadas neste artigo, fica claro que, ao migrar a sua loja de materiais de construção para o e-commerce, as chances de crescimento aumentam significativamente. Além do mais, a presença no ambiente digital já é uma realidade. Então, se você não quer correr o risco de ficar para trás, vale a pena fazer esse investimento. 

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