Entenda o que é varejo online e saiba como implementar em seu negócio

Você já adota o varejo online na sua loja de materiais de construção? Trata-se de um modelo de negócios que oferece produtos e serviços para o consumidor online. Em outras palavras, pode-se trazer o modelo de e-commerce para sua empresa.

Mas, afinal, como começar a adotar o varejo online em sua loja de materiais de construção? Muitos profissionais evitam começar esse processo por acreditarem que ele é trabalhoso e custoso. No entanto, com o direcionamento certo, é possível ter diversos benefícios e expandir as atividades da sua loja. Afinal, ela poderá começar a atuar em todo o território nacional.

Confira a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo nesse processo.

Conheça o público-alvo

Você conhece bem o seu público? Sabe o que eles desejam, os padrões de compra e de que forma é possível atender suas expectativas e superá-las? Entende a sazonalidade na busca por determinados produtos? Ou, ainda, qual é o padrão de compra dos seus clientes?

Todos esses pontos são fundamentais, principalmente para que você possa traçar estratégias importantes para a criação do seu varejo online, bem como ter medidas para compensar períodos de sazonalidade. Por exemplo, alguns materiais não são comprados durante períodos chuvosos, pois as obras não podem ser realizadas.

Além disso, ao entender o seu público-alvo, você consegue definir outros pontos importantes, entre eles:

  • como os clientes fazem compras online (sites, aplicativos, entre outros);
  • se eles possuem dificuldades para fazer compras online;
  • como tornar os produtos mais atrativos para que eles sintam-se mais instigados a comprar;
  • quais as principais formas de pagamento que eles utilizam;
  • se eles precisam conversar com atendentes para tirar suas dúvidas sobre os produtos e, em caso positivo, como colocar isso da melhor forma nas plataformas de vendas.

Mantenha a qualidade do atendimento

Provavelmente você já tem um histórico de qualidade de atendimento na sua loja física, o que auxilia na fidelização dos seus clientes no dia a dia, não é mesmo? Isso precisa permanecer no ambiente online.

Por isso, é fundamental treinar seus times, que ficarão destinados a responder as questões dos usuários com o mesmo nível de excelência daqueles que atuam na loja física. Mantenha, também, o padrão.

Se o perfil é mais acolhedor, isso precisa ser repassado também para o atendimento online. Para isso, pode ser importante fazer um manual de imagem da marca e, assim, treinar todos os envolvidos para que seja possível criar um padrão de atendimento que represente a sua loja, tanto no ambiente online quanto no físico.

Adote estratégias de marketing digital

O marketing digital é o seu maior aliado para trazer um maior número de pessoas para a sua loja online. Com isso, é possível expandir sua área de atuação, inclusive, para além da sua região atual e, assim, ter maiores chances de sucesso.

Afinal, quem é da sua região provavelmente já conhece a reputação da sua loja e tem uma imagem consolidada em mente. Ainda assim, é importante utilizar essas estratégias para comunicar questões importantes, como reposição de estoque, promoções, entre outros pontos importantes para manter os clientes fidelizados.

Assim, alguns pontos em que você pode investir são:

  • presença em redes sociais;
  • vendas pelo WhatsApp;
  • social commerce;
  • marketing de conteúdo, entre outros.

Para que as estratégias sejam efetivas, você tem que considerar, inclusive, o que foi apresentado, anteriormente, sobre o conhecimento acerca do seu público-alvo.

Tenha uma plataforma intuitiva de vendas

Facilite o processo de vendas para seus clientes: a plataforma utilizada, seja ela qual for, precisa garantir uma maior facilidade para encontrar os produtos que deseja. Isso deve considerar, principalmente, o perfil do seu público-alvo.

Por exemplo, se eles se sentem mais confortáveis para realizar as compras enquanto conversam com o atendimento, é fundamental que consigam realizar o processo pelo Whatsapp, caso queiram. E esse processo precisa ser facilitado. Algumas medidas para isso podem ser:

  • uso do marketplace dentro da própria aplicação;
  • chatbot;
  • encaminhamento dos produtos solicitados para o site, entre outras possibilidades.

Foque na experiência do cliente

Um ponto vital é compreender que, atualmente, torna-se fundamental investir na experiência do cliente. Quanto melhor for toda a experiência dele, desde o primeiro contato até o pós-venda, maiores serão as chances de que continue a comprar em seu varejo online.

Lembre-se de que você disputará espaço com outros players do mercado e em todo o país. Afinal, seu potencial cliente pode comprar os produtos em outras lojas do Brasil. Então, lembre-se: você está expandindo sua possibilidade de atuação, mas, ao mesmo tempo, aumenta-se também o número de concorrentes. E a experiência do cliente será a sua melhor aliada para se destacar.

Tenha cuidado com a gestão

A gestão interna de uma loja de materiais de construção muda muito com a passagem para o varejo online. Afinal, é preciso manter os estoques atualizados para suprir as demandas do espaço físico e online, realizar a separação de itens de forma adequada, manter um processo logístico eficiente, entre outros pontos.

Para melhorar a gestão, é fundamental ter um ERP focado nas peculiaridades e demandas da área, minimizando eventuais erros e com funções que priorizem questões do setor de materiais de construção, otimizando processos internos.

Entenda como a MicroUniverso pode auxiliar na adoção do varejo online

A MicroUniverso pode ser a melhor aliada para ajudá-lo na adoção do varejo online para sua loja de materiais de construção. Com nossa solução, é possível garantir processos mais tranquilos, com automatização de tarefas e maior controle na gestão de processos internos.

Alguns dos diferenciais do ERP são:

  • controle financeiro (fechamento de caixa, fluxo de caixa, tesouraria, entre outros);
  • controle fiscal (faturamento, livros fiscais, emissão de nota fiscal);
  • gestão de estoque;
  • dados atualizados sempre disponíveis no dashboard;
  • adoção de automação de tarefas com adesão ao Business Intelligence, garantindo melhores resultados e análises para seu negócio.

Trazer o varejo online para seu negócio é uma forma muito interessante de expandir as potencialidades da sua empresa e, assim, gerar mais lucratividade e resultados. E a MicroUniverso poderá ser sua maior aliada, não deixe de conhecer.

Entre em contato e veja mais sobre as possibilidades que ela pode trazer para sua empresa!

E aí, gostou?

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