A economia prateada é um conceito que está atraindo muita atenção dos varejistas em todo o mundo. Também é conhecida como economia sênior e demanda atenção por parte dos gestores de lojas de materiais de construção.
Se você não ouviu falar ainda nesse termo e quer saber mais sobre o tema, vem com a gente. Explicaremos mais sobre ele, o porquê deve ter sua atenção e mais detalhes sobre o assunto. Boa leitura.
Saiba o que é a economia prateada
O conceito de economia prateada está relacionado a voltar sua atenção para o público acima de 50 anos. Ela considera o poder econômico e influência dessa geração e, também, o crescimento constante do poder de compra desse público.
O termo é uma referência aos cabelos dessa geração (grisalhos), como uma alusão ao público que está na meia-idade e caminhando para a terceira idade.
Alguns pontos importantes a considerar ao falar sobre economia prateada são:
- idosos serão 30% da população mundial em 2050;
- tivemos um aumento no número de brasileiros com mais de 50 anos (crescimento de 63,2% em 15 anos);
- é uma população que está tendo uma melhora considerável da qualidade de vida e poder econômico nessa faixa etária e quer poder se proporcionar comodidades e um estilo de vida mais confortável (por exemplo, construir uma casa no interior ou no litoral).
Conheça a sua importância para a economia
A importância da economia prateada para a economia (amplamente e, também, para sua loja de materiais de construção) não pode ser ignorada ou subestimada. Confira a seguir alguns pontos sobre isso.
Poder de compra significativo
Essa faixa etária normalmente tem uma estabilidade financeira e poder de compra significativo. E, por isso, têm mais tranquilidade para poder gastar mais em produtos e serviços de qualidade.
Experiência e poder de influência
É uma geração que já vivenciou diversas fases da vida, portanto, são mais decididos sobre o que querem. Valorizam produtos de alta qualidade e buscam marcas confiáveis.
Além disso, principalmente na construção, por terem mais experiência, tendem a ser mais ouvidos por outras gerações quando há dúvidas. Conquistar a confiança dessa geração pode proporcionar benefícios futuros.
Tendência a investir em sua residência
Como muitos estão caminhando para uma aposentadoria e querem ter um local confortável para poderem relaxar e curtir essa nova fase da vida, tendem a investir em melhorias para suas casas. Também optam por mudanças que tornem o lar mais seguro e acessível para o momento de envelhecimento.
Além disso, muitos começam a construir casas de veraneio pensando em aproveitar melhor essa fase da vida com a família.
Veja quais estratégias usar no seu negócio para fidelizar esse público
Atrair a atenção desse grupo e explorar os benefícios da economia prateada pode ajudar seu negócio a crescer no mercado e fidelizar esse público. Separamos algumas estratégias que podem ser interessantes para isso:
- atendimento personalizado: treine sua equipe para oferecer um atendimento personalizado e atencioso aos clientes dessa geração. É um público que valoriza relacionamentos respeitosos e que se sintam bem considerados;
- invista em produtos acessíveis: certifique-se de que sua loja oferece produtos para obras de acessibilidade. Alguns itens que devem estar presentes são corrimãos, pisos antiderrapantes e outros itens que tornam as casas mais seguras;
- invista em produtos de qualidade: é um público mais exigente e, portanto, quer trabalhar com itens que sejam confiáveis e em um bom padrão de qualidade. Então conte com os melhores fornecedores de produtos de qualidade em sua loja;
- promoções especiais: crie promoções e descontos exclusivos para esses clientes, mostrando que você valoriza a sua preferência. Faça isso de forma delicada e cuidadosa em datas específicas (por exemplo, dia dos pais, dia dos avós, entre outras possibilidades), para atraí-los para sua loja.
A força da economia prateada não pode ser ignorada. Bons gestores, que souberem aproveitar essa oportunidade, poderão fidelizá-los e potencializar os resultados da sua empresa. Lembre-se que o respeito e compromisso em atender as necessidades desse público são essenciais para o sucesso a longo prazo.
E você, já trabalhou estratégias direcionadas para esse público? Conte para gente sua experiência e dúvidas nos comentários.