Eficiência operacional: entenda a importância para a gestão

A eficiência operacional é um dos pontos que pode mais ajudar a sua loja de material de construção a potencializar resultados no dia a dia, sabia? Quanto melhor realizamos nossas atividades, com menos erros e custos, maiores as chances de sucesso tanto nas vendas quanto na fidelização de clientes.

Mas, para isso, é fundamental que você busque trazer esse conceito para seu negócio. E para isso, não podem ficar dúvidas sobre o que é a eficiência operacional, sua importância, entre diversos outros pontos importantes.

Saiba mais a seguir. Boa leitura.

O que é eficiência operacional?

A eficiência operacional é um conceito que está relacionado com a capacidade das empresas em potencializar sua produtividade e desempenho sem, necessariamente, aumentar o uso de recursos ou necessidade de investimento para isso.

Ou seja, em outras palavras, a eficiência operacional diz respeito à capacidade da sua loja de materiais de construção em conseguir realizar os processos da melhor forma possível para alcançar os resultados propostos no planejamento inicial que você realizou.

Assim, ela tem por objetivo potencializar e melhorar processos e, simultaneamente, reduzir custos operacionais no dia a dia. E, também, que não se perca qualidade na venda dos itens na sua loja.

Qual a importância da eficiência operacional em uma loja de materiais de construção?

Aplicar uma cultura orientada à eficiência operacional em sua loja pode trazer uma série de benefícios importantes para seu negócio. Entenda mais sobre a seguir.

Ajuda a operar com mais qualidade

Cada vez mais os consumidores estão atentos para questões de qualidade no dia a dia. E quando falamos em lojas de materiais de construção, isso é fundamental. Afinal, os itens fazem parte de questões importantes para a pessoa (como a realização de uma obra) e problemas de eficiência podem prejudicar a experiência da pessoa.

Por exemplo, se a parte logística não é eficiente, isso pode levar a atrasos na entrega para a pessoa ou, então, que alguns itens mais frágeis quebrem (como caixas de pisos). Se a pessoa tem urgência em receber os itens, poderá ter dor de cabeça para solicitar a troca e atrasar a sua obra. Com isso, ela terá uma impressão negativa da sua loja.

Além disso, a eficiência operacional está alinhada, também, com a necessidade de escolher os melhores fornecedores de produtos para revenda em sua loja. Com isso, os seus clientes podem ter uma experiência diferenciada ao utilizar os itens que você revende em seu negócio e retornar futuramente.

Ajuda na redução de uso de recursos

Ao mesmo tempo, a eficiência operacional tem por objetivo minimizar o uso de recursos, sejam eles tanto estruturais (por exemplo, minimizar desperdício com uso de energia elétrica) quanto no que diz respeito ao capital humano (por exemplo, automatizar tarefas para que os profissionais possam dedicar-se a outras questões importantes).

Com isso é possível aumentar a margem de lucro e, assim, poder investir esse valor poupado em outros benefícios para modernização da loja de materiais de construção.

Controla o desperdício

Outro ponto é que, quando operamos com o máximo de eficiência possível, conseguimos reduzir pontos de desperdícios que podem impactar consideravelmente o orçamento da sua empresa.

Por exemplo, se você não tem um controle adequado de prazos de validade ou faz o armazenamento adequado dos itens em estoque, isso pode acarretar desperdício de materiais que você poderia revender, mas não conseguirá, pois estão avariados ou não podem mais ser comercializados.

Mas, como a eficiência operacional atua sobe isso? Simples! A partir, por exemplo, da automação de processos gerados pelo uso de um software de controle de estoque, que permite não só uma organização mais adequada do local, mas também controlar de forma mais adequada os prazos de validade dos itens.

Mas não é só dessa forma que a eficiência operacional ajuda a minimizar desperdícios. Por exemplo, quando há automação de determinadas tarefas, evita-se perder tempo de determinados profissionais para que eles possam atuar em questões mais analíticas e que também demandam atenção. Com isso, é possível produzir mais ações com menos recursos e reduzindo desperdícios em ações desnecessárias.

Como calcular a eficiência operacional?

Mas afinal, como acompanhar de forma objetiva a eficiência operacional? Isso é possível? A resposta é: sim! E pode ser feito de forma simples.

Você precisa ter em mãos os custos das entradas em sua loja de materiais de construção (input) e o retorno das saídas (output). Mas o que caracteriza cada uma dessas métricas?

  • input: os custos envolvidos nos processos internos da loja e o trabalho aplicado, bem como a compra dos itens para revenda;
  • output: venda de produtos da sua loja.

A ideia é avaliar se a relação entre input e output está equilibrada, ou seja, se a razão entre entradas e saídas não está acarretando muitos custos para poucas vendas.

O que fazer para conquistar a eficiência operacional?

Ok, você sabe o que é a eficiência operacional, a sua importância e o cálculo para sua avaliação. Mas e agora, o que fazer para alcançá-la? Veja a seguir algumas dicas importantes para isso

Faça mapeamento dos processos organizacionais

Em primeiro lugar, para que você consiga, de fato, otimizar processos, é preciso mapeá-los. A partir disso, você consegue entender como funciona a dinâmica em seu negócio e de que forma é possível otimizá-la no dia a dia, reduzindo gargalos que prejudiquem a eficiência.

Negocie com fornecedores

Outro ponto importante para reduzir custos e aumentar a eficácia é realizar renegociações com fornecedores. Muitas vezes os custos elevados podem ser reduzidos a partir de contratos de fidelização entre você e a empresa responsável.

Ofereça treinamento periódico com os colaboradores

Os erros e necessidades de realizar refação de trabalhos também comprometem a eficácia operacional. Por isso, é importante que você realize treinamentos de realinhamento, para que seja possível evitar falhas e que todos trabalhem com maior sinergia.

Conte com as tecnologias para este fim

Por fim, como você viu, a automação de tarefas tem um papel importante na busca pela eficiência operacional. Por meio de softwares específicos, você consegue automatizar processos, avaliar indicadores, verificar se é possível modificar as políticas de precificação, entre outros pontos importantes.

Por isso é importante que você busque a eficiência operacional do seu negócio com as melhores ferramentas ao seu lado. Com isso, é possível otimizar resultados para sua loja e conquistar ainda mais vendas no dia a dia.

Para isso, é fundamental identificar a importância de bons ERPs focados para as vendas em lojas de materiais de construção. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este artigo imperdível sobre o tema e tire suas dúvidas.

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…