Quantas vezes você teve dificuldades no controle de estoque de material para sua loja? Fato é que há diversos problemas que podem afetar o seu dia a dia, e você verá mais sobre isso neste artigo.
Esse tipo de questão pode gerar prejuízos não só financeiros, mas também na imagem da sua loja, diminuindo a satisfação do cliente e afastando a oportunidade de fidelizá-lo.
Por isso, é muito importante investir em formas de otimizar essa área. Então, como melhorar o depósito de material de construção da sua loja? Isso pode ser feito por meio da tecnologia, organização e monitoramento.
A seguir, entenda mais sobre o assunto!
Qual a importância de otimizar o controle de estoque de material de construção?
Cuidar da gestão de estoque de material em sua loja é fundamental para garantir que seu negócio no varejo funcione de forma adequada. Veja a seguir os benefícios do controle de estoque para os negócios da área de material de construção.
Redução de desperdícios
Um dos principais pontos que prejudicam não só a lucratividade de uma loja de material, mas também a imagem no mercado, é o desperdício de materiais. O descarte elevado de produtos que não estão em condições de vendas (por avaria, problemas de armazenamento, prazo de validade vencido etc.) impede que sua empresa se posicione como sustentável.
Como esse é um valor essencial nos dias de hoje, é fundamental que seu empreendimento invista em formas de se posicionar da maneira correra. Com isso, o negócio não prejudica sua imagem perante o público e continua aumentando as vendas entre as pessoas que têm esse valor como inegociável.
Agilidade no processo de entrega
Um estoque de materiais de construção bem organizado e controlado facilita o processo de liberação e entrega para o cliente. Isso pode ser interessante até mesmo ao pensar em estratégias que estão cada vez mais em alta, como o same day delivery, permitindo que os itens cheguem no mesmo dia às mãos do cliente.
Viabilizar esse cenário, sem prejudicar a qualidade do item, é cada vez mais importante, ainda mais em um setor no qual pode ser necessário receber a compra rapidamente para resolver algum problema mais urgente (por exemplo, conter um vazamento na parte hidráulica).
Redução de perdas e inconsistências no controle de estoque
Sofrer perdas causadas por falta de controle adequado no estoque pode trazer grandes prejuízos para uma empresa de material de construção. Isso vale tanto para a questão do inventário (o que pode gerar inconsistências nos dados de controle) quanto para perdas geradas por questões de armazenamento.
Por exemplo, alguns itens podem estragar se não ficarem bem armazenados (por exemplo, se ficarem expostos a umidade), devendo ser descartados, sem qualquer possibilidade de devolução para o fornecedor. O controle permite também definir o armazenamento adequado item a item e minimizar esse tipo de problema.
Diminuição da necessidade de queimas e pontas de estoque
Outra vantagem de ter um bom controle de estoque de material para seu varejo é diminuir a necessidade de realizar processos de queimas de estoque — quando é preciso reduzir sua margem de lucro para que o item seja vendido mais rapidamente, com descontos bem acima do que normalmente é praticado —, ou, ainda, vendas de ponta de estoque — quando há pequenas avarias ou vendas de itens que não terão reposição.
Quando o controle de estoque é feito de forma adequada, é possível acelerar as vendas antes de chegar perto do prazo de validade. Pense, por exemplo, em uma tinta que está perto do vencimento e precisa ser vendida rapidamente antes que ela não possa mais ser comercializada.
Um bom controle dos materiais permite identificar o melhor momento para incentivar a venda sem precisar, necessariamente, de um percentual alto de desconto e da redução da sua margem de lucro. É possível, nesse caso, criar conteúdos que mostrem como as tintas ficam bonitas na residência e aumentar as chances de que a pessoa se interesse pelo produto e faça a compra.
Melhor experiência com o cliente
Muitos dos problemas de uma loja de materiais de construção recaem, justamente, sobre questões de experiência com o cliente que poderiam ser resolvidas com um bom controle de estoque. Um dos mais recorrentes é o comprador receber peças que tenham algum tipo de dano e comprometam o seu uso.
Por exemplo, ao comprar caixas de piso, mesmo que a pessoa considere o percentual extra em caso de danos durante o corte e a montagem, ela não quer receber itens que já venham quebrados, trincados ou lascados, não é mesmo?
Quando o controle de estoque é bem realizado, isso interfere no próprio armazenamento no espaço e, consequentemente, garante maior segurança para os itens. Esse cuidado garante uma melhor experiência para o seu cliente.
Quais os principais desafios no controle de estoque de material para lojas da construção?
Para além da importância da gestão de estoque dos materiais, um bom gestor deve ter ciência dos principais desafios encontrados nessa função. Muitos deles você pode sentir na pele, no dia a dia. Outros podem passar despercebidos em alguns momentos.
O problema é que justamente esses últimos podem afetar consideravelmente o sucesso do seu negócio. Veja a seguir alguns dos principais:
- falta ou excesso de produtos em estoque;
- materiais repassados para evitar que estraguem;
- danos aos materiais que inviabilizam seu uso (por exemplo, quebra de pisos);
- controle de estoque para identificar o momento correto de fazer a reposição;
- inconsistência nos dados obtidos de forma manual;
- descentralização das informações, prejudicando que todos tenham acesso a tudo que é necessário para o dia a dia do controle de estoque de materiais.
Como melhorar o controle de estoque de materiais de construção?
Manter os materiais de construção bem conservados e em uma disposição de fácil acesso é fundamental para a administração da sua loja. Porém, como fazer isso? Aqui, separamos algumas dicas de como melhorar a forma como os seus produtos são armazenados. Confira!
Tenha atenção ao local
É muito importante escolher um bom local para armazenar o material de construção. Esse espaço deve não só ser de fácil acesso, até porque será preciso retirar os produtos dali com frequência, mas limpo, ventilado e iluminado. É essencial manter uma rotina de manutenção para que esses elementos estejam sempre em ordem e para garantir a segurança de todos que frequentam o local.
Estabeleça metodologias de armazenamento
Um ponto essencial na hora de fazer o planejamento do armazenamento de estoque de materiais em seu varejo é pensar, justamente, em um método de organização que permita minimizar problemas que geram prejuízos e perdas de itens no local.
Por exemplo, os pisos não devem ficar armazenados de uma forma que gere impacto sobre as caixas, ou, então, que cause quedas do local em que estão guardadas. Caso contrário, eles podem quebrar, trincar ou lascar, e sua loja ficará impossibilitada de comercializá-los.
Além disso, a dificuldade de localização de um item que foi vendido poderá gerar uma maior demora no momento de separar os produtos para o transporte e, consequentemente, atrasar a entrega para o seu cliente.
É comum que a organização do espaço seja feita por mais de uma pessoa, dependendo da sua divisão de turnos. Então, se um colaborador realizar o armazenamento de uma forma e o próximo não identificar a maneira como ele foi feito, isso poderá prejudicar a agilidade dos processos na sua loja.
Ao pensar em uma metodologia de armazenamento, é possível criar uma padronização que todos devem seguir. Isso ajuda a manter o espaço organizado e a realizar o processo de picking de maneira mais rápida e eficiente.
Acompanhe as tendências da área
O setor logístico, por ser tão estratégico, está sempre se reinventando, e em relação ao controle de estoque de materiais, não é diferente. Afinal, novas metodologias, formas de armazenamento e tecnologias são desenvolvidas constantemente.
Fique atento aos blogs e principais empresas que desenvolvem soluções para essa área. Com isso, você terá as melhores novidades sempre em mãos e poderá sair na frente dos concorrentes em relação à adoção delas.
Fique atento às quantidades
Um erro comum no controle de estoque de materiais em lojas de construção é ter muitos itens em excesso, que ficam encalhados, assim como fazer uma reposição deficitária e perder oportunidades de vendas pela falta de itens importantes.
Por exemplo, um cliente vai comprar pisos e deseja adquirir, no mesmo espaço, massa e rejunte. Se a sua loja estiver com um desses dois itens, tão corriqueiros na área, em falta, isso poderá fazer com que a pessoa busque outro estabelecimento que tenha todos os produtos de que ela necessita.
Nesse cenário, a análise de giro de estoque pode ser a sua maior aliada. Com isso, você consegue identificar os itens mais vendidos durante o ano, analisar quais são os itens sazonais e evitar problemas nesses dois extremos para seu negócio.
Com o suporte de tecnologias de controle de estoque, essas questões podem ser facilitadas, sendo visualizadas facilmente pelo responsável. Então, fique atento a esse aspecto em seu negócio.
Tenha uma boa gestão de fornecedores
Outro ponto que contribui para um melhor controle de estoque é ter uma boa gestão dos seus fornecedores. Entender quais são os prazos de entrega de cada um deles ajuda a definir o melhor momento para realizar o pedido de reposição.
Além disso, é possível identificar se um deles está atrasando rotineiramente os prazos de entrega e prejudicando o seu negócio com isso. Nesse caso, pode ser interessante, por exemplo, renegociar o contrato ou, ainda, encontrar outros fornecedores para seu negócio na área de construção.
Administre os materiais
Cada produto de sua loja exigirá determinadas condições para a sua conservação. Estar atento a isso é muito importante para evitar a perda de material, o que pode acabar se transformando em prejuízo financeiro.
Esse cuidado precisa ser realizado antes mesmo de organizar o depósito, visto que será crucial para fazer a disposição dos materiais de forma correta. Verifique tanto o que poderá ficar na área interna quanto na externa.
Por exemplo, sacos de cimento não podem de maneira alguma serem molhados, assim como a área deve ser protegida da chuva e dos ventos. As latas de tinta são outro tipo de material que não pode ficar exposto ao sol.
Facilite o acesso
A disposição, ou seja, como os itens serão armazenados, deve ser planejada para facilitar o transporte — principalmente em períodos de alta demanda. O ideal é que os produtos que tenham uma maior saída sejam acessados mais facilmente. Assim, é preciso pensar no posicionamento para facilitar o transporte.
Alguns materiais, inclusive, podem ficar perto do balcão, como é o caso dos tubos de PVC, cabos, vergalhões e fios.
Invista em tecnologia
Para ter um melhor controle e saber o que realmente faz parte do seu depósito, é essencial investir em tecnologia.
Quando falamos sobre isso, estamos nos referindo a softwares de gestão específicos para lojas de materiais de construção. Essas ferramentas são fundamentais para controlar a entrada e a saída de seus produtos. Além disso, ajudam no planejamento e nos cálculos para que você possa ter uma visão clara do seu comércio.
Ainda, procure investir em câmeras de segurança que ajudarão no monitoramento do seu depósito. Elas são fundamentais para acompanhar o que ocorre no local, especialmente durante os períodos em que a loja está fechada.
Como melhorar o depósito de material de construção por meio da tecnologia?
Como adiantamos, a tecnologia será sua aliada mais valiosa para melhorar o depósito de material de construção. Afinal, quantas questões você resolve hoje, manualmente, que poderiam ser otimizadas por meio da automatização de algumas tarefas?
Você já passou pela situação de não conseguir solicitar a reposição de estoque no momento correto, seja por ter pedido o produto antes ou depois do prazo adequado? Essa dificuldade pode levar à perda de períodos estratégicos de venda. Agora, imagine não ter mais que lidar com isso.
Para evitar esse problema, é importante contar com formas de organizar o espaço e gerenciar a entrada e a saída de itens de maneira automatizada. Isso minimiza eventuais falhas de percepção das quantidades reais disponíveis no estoque.
Com um sistema eficiente de gestão de estoque, é possível garantir a reposição dos produtos no momento certo e evitar prejuízos financeiros e de imagem para a empresa.
Quais são os benefícios da tecnologia na gestão do depósito?
Afinal, quais são os outros benefícios da tecnologia na gestão do depósito? Quais são os pontos que o seu negócio ganha ao utilizar a tecnologia para essa função? Vejamos a seguir os principais deles.
Otimização da produtividade
Imagine não precisar fazer contagens manuais ou dar baixas em planilhas a cada entrada e saída de itens, de forma a poder aproveitar esse tempo para realizar outras funções importantes e, assim, ter melhores rotinas no dia a dia.
Pense o quanto pode ser vantajoso ser capaz de garantir maior produtividade? Muito bom, não é mesmo? Com a tecnologia, é possível garantir mais otimização da gestão, o que significa rotinas mais flexíveis e eficientes.
Gestão inteligente de inventários
A gestão de inventários é o calcanhar de Aquiles de qualquer varejo, inclusive nas lojas de materiais de construção. Por isso, a tecnologia será uma grande aliada nesse ponto.
Com um software focado nessas demandas, você não precisará realizar conferências constantes de inventários, algo que, normalmente, gera falhas humanas no processo e faz com que os dados que você tem não representem a realidade de fato.
Redução de prejuízos
Outro ponto a ser considerado é que a tecnologia auxilia, justamente, na redução de prejuízos. Por exemplo, uma caixa fechada que tenha um item danificado não poderá ser comercializada pelo preço normal, precisando ir para saldões e queimas de estoque, gerando menos lucro para a sua empresa.
Ter soluções que orientem uma melhor organização do estoque evita a manipulação constante de peças que sejam mais frágeis (como pisos e revestimentos) e, consequentemente, a perda de dinheiro.
Melhor gestão de reposição
Com a tecnologia, você consegue ter uma melhor gestão da reposição do estoque, já que pode pensar em todos os aspectos que envolvem a compra dos insumos para o negócio.
Por exemplo, por meio das ferramentas tecnológicas, é possível sinalizar qual o momento mais adequado para realizar a aquisição, principalmente considerando o tempo de envio por parte do fornecedor.
Caso ele não saiba previamente do seu interesse na aquisição e não tenha o item a pronta-entrega, a reposição pode demorar mais do que o previsto e, assim, seu cliente ficará sem o produto. A consequência é o consumidor ir para o concorrente, pois tem urgência no item.
A tecnologia, assim, permite apontar qual o melhor momento para a reposição considerando os prazos médios do seu fornecedor. Com isso, há menos risco de erros e garante-se maior satisfação dos seus compradores.
Redução de erros
Muitos dos problemas existentes na gestão de depósitos vêm, justamente, de falhas humanas. Um dado preenchido errado compromete todo o funcionamento da empresa.
Por isso, a automação proporcionada por tecnologias pode ser altamente vantajosa. Ela auxilia para que essas tarefas sejam executadas sem erros e de forma eficiente. Sendo assim, por meio dela, diminui-se a necessidade de refazer tarefas que tenham passado por algum problema.
Maior integração de dados
As tecnologias permitem que os dados do depósito estejam alinhados com os demais dados que circulam na empresa. Você pode contar com a integração de informações dos seguintes setores:
- vendas;
- contabilidade;
- financeiro;
- compras;
- atendimento ao cliente;
- logística, entre outros.
Maior inteligência competitiva
Independentemente do tamanho do seu negócio, é fundamental que ele esteja alinhado com a ideia de inteligência competitiva. Quando aplicada, ela permite que seja possível tomar decisões orientadas a dados e agir de forma mais precisa e estratégica para o crescimento da empresa.
Por exemplo, qual o melhor momento para fazer um saldão de itens? Quais são as margens que você pode oferecer de desconto e que ainda geram ganhos consideráveis para a loja? Quais são os itens que têm maior demanda e, portanto, precisam aparecer sempre em estoque no depósito?
Todas essas questões listadas anteriormente são fundamentais para que as estratégias da empresa sejam mais bem orientadas e, assim, permitem a você direcionar um melhor crescimento.
Como aplicar o ERP no depósito?
Quer saber mais sobre como trazer tecnologias para a sua empresa? Uma das principais, que não pode faltar na sua loja de material de construção, é o ERP. O Enterprise Resource Planning é fundamental para estratégias de gestão mais eficientes, que visem melhores resultados.
Para utilizá-lo da melhor maneira, é importante seguir algumas dicas:
- analise como são seus processos internos atualmente e em quais pontos há gargalos que podem ser otimizados;
- treine seus colaboradores para que eles saibam como lidar com essa nova solução;
- analise quais são os melhores fornecedores da ferramenta;
- pesquise a reputação desses fornecedores;
- verifique como a empresa oferece suporte em caso de problemas.
A gestão do estoque de material de construção é crucial para a eficiência da sua loja. Por isso, para garantir que a sua administração seja impecável, sem falhas, é essencial contar com tecnologias avançadas fornecidas por um bom fornecedor. Até porque, muitos dos processos podem ser facilitados com softwares e outras ferramentas, já que eles garantem melhores possibilidades de monitoramento e controle.
Quer saber mais sobre como melhorar a gestão de estoque em sua loja de material de construção? Então, aproveite a sua visita ao blog para conferir mais um de nossos posts e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!