Após a chegada do digital, é inevitável pensar como a relação dos consumidores com as empresas mudou. Mesmo em lojas mais convencionais, como as de materiais de construção, é possível notar como o online afetou seus processos, especialmente as estratégias de vendas.
Agora, os clientes têm um acesso maior às empresas: entram em contato, mostram a sua satisfação e, principalmente, a sua insatisfação. Isso trouxe um novo patamar na forma como o marketing e as vendas devem ser feitos.
Para ajudar nesse novo cenário, separamos algumas dicas para estabelecer boas estratégias de venda. Confira!
Qual a importância das estratégias de vendas para o negócio?
As estratégias de vendas são importantes porque ajudam a definir uma direção para efetivar as vendas. Elas impulsionam a gestão a buscar informações não só dos clientes, mas também a efetividade das estratégias da empresa. Elas também auxiliam a:
- descobrir quais são as necessidades dos consumidores;
- ampliar a visibilidade da sua marca;
- se destacar perante a concorrência;
- aumentar a fidelidade;
- gerar mais receitas.
Como vender mais em sua loja de materiais de construção? Veja 5 dicas!
Uma característica interessante de utilizar as estratégias de vendas é perceber como são bastante flexíveis. Elas funcionam para diferentes nichos e, em alguns casos, podem ser usadas em conjunto.
Neste tópico, separamos algumas das principais estratégias de vendas. Confira!
1. Defina o seu nicho de mercado
Determina-se nicho de mercado a segmentação de um grupo menor dentro de uma área, nesse caso, o mercado. A sua identificação é importante porque o segmento comercial é muito grande e existem todos os tipos de empresas e públicos.
Como uma loja de material de construção, o seu negócio não está interessado em falar para todo mundo — ele tem o objetivo de atender a necessidade de pessoas que procuram materiais de construção. Portanto, é importante conhecer quem são elas e quais são os tipos de empresas que as atendem.
Com essas informações é possível atrair de uma maneira mais qualificada e estar preparado para enfrentar seus concorrentes.
2. Estude o seu público
Junto a definição de seu nicho, será importante realizar uma análise de que tipo de pessoa consome os seus produtos ou serviços. Esse estudo é importante, pois fornece as ferramentas necessárias para construir campanhas e estratégias de divulgação.
Nesse sentido, a sua gestão passará a avaliar tanto de uma forma mais ampla quanto mais singular. Isto é, começará definindo um público-alvo, dados mais genéricos sobre os seus clientes, como idade, gênero, região, profissão, entre outras informações.
Depois, você deverá se aprofundar determinando a sua persona, ou seja, criando a partir de dados coletados tanto do público-alvo como de outras pesquisas, um cliente ideal. Nesse ponto, será necessário se aprofundar sobre as características indo além do básico.
Por exemplo, já será preciso determinar qual é o seu objetivo, o que ela quer no trabalho, o que acha que poderia melhorar comprando os seus materiais, entre outras questões.
3. Tenha objetivos claros
Quando se trata de vendas, o objetivo pode até parecer óbvio: quero concluir uma venda.No entanto, mesmo que esse seja o fator principal, existem uma série de elementos que envolvem a ideia de efetivar uma venda. Por exemplo, a sua empresa pode até estar vendendo, porém, não o suficiente para o mês. Logo, a estratégia não é apenas vender, mas conseguir aumentá-la.
Portanto, definir os objetivos é uma forma de direcionar as suas estratégias para saber qual é o próximo passo para o crescimento de sua empresa. Nesse processo, a sua loja terá que realizar análises e entender o que realmente está impedido de crescer.
4. Integre as áreas de marketing e vendas
Apesar de esses segmentos terem papéis diferentes no negócio, eles se correlacionam. O marketing ajuda a atrair e as vendas a concluir o objetivo, por isso, é essencial que as estratégias de ambos estejam incorporadas.
Uma boa estratégia é desenvolver uma rotina de compartilhamento de informações, com reuniões periódicas e também registros sobre o que cada setor realizou. Dessa forma, é possível que os dois setores trabalhem juntos e encontrem soluções para aumentar a cartela de clientes.
5. Automatize processos
Por fim, automatizar processos é uma excelente maneira de investir em eficiência para o seu negócio. Até porque a tecnologia ajuda a otimizar processos manuais que drenam a energia da sua equipe.
Quando se trata de vendas, ter uma ferramenta de gestão, especialmente, de CRM auxilia a organizar e analisar as informações de seus clientes, dessa maneira é possível gerenciar melhor os dados.
Como ERP pode ajudar a potencializar suas vendas?
Além de ferramentas de CRM, investir em ERP ou um sistema de gestão é essencial para a organização e análise do que ocorre no seu negócio. Essa ferramenta tem a vantagem de integrar de maneira eficiente todos os processos que ocorrem no seu negócio.
Isso inclui não só o CRM, mas também a organização de estoque, preços, vendas, elaboração de relatórios — tudo em tempo real. Além disso, possibilita automatizar diferentes ações, como tarefas repetitivas, lançamentos de pedidos, faturamento, entre outros.
Por consequência, a sua gestão poderá ter uma visão e controle mais amplo do que ocorre na sua empresa e o que está atrapalhando o progresso.
As estratégias de vendas são um processo fundamental para o crescimento de sua loja. É ela que ajuda a atrair, engajar e convencer os consumidores, permitindo que as empresas lidem com o mercado.
Como explicamos ao longo deste texto, para criar uma estratégia eficaz, é necessário conhecer profundamente o público-alvo, entender o seu nicho, especialmente, seus concorrentes, definir os objetivos e desenvolver um plano para atrair e reter clientes.
Além disso, é essencial uma abordagem integrada e multicanal que envolva diferentes táticas de marketing e vendas para ter sucesso ao usar as estratégias de vendas, assim como, investir em ferramentas tecnologias para ajudar a administrar esse processo, como um sistema de ERP.
Gostou de saber como as estratégias de vendas são um passo essencial para o sucesso de sua loja? Então, continue aprendendo, confira as tendências tecnológicas para o varejo!