6 ótimas estratégias para vencer a concorrência

Ter uma loja de materiais de construção envolve uma série de desafios diários para lidar com as demandas internas, conseguir projetar a marca no mercado e, assim, ter melhores resultados não só financeiros, mas de imagem no seu negócio. Com isso, diversas estratégias precisam ser definidas no dia a dia.

Um dos pontos é, justamente, superar a concorrência para ser a melhor e a mais recomendada loja da sua região. O setor de materiais de construção costuma ser bastante concorrido. Além de crescer no comércio local, é preciso disputar espaço com players de outras regiões por meio do e-commerce.

Mas, afinal, quais são as estratégias para vencer a concorrência? Veja neste artigo as 6 principais. Boa leitura!

1. Invista em produtos de qualidade

Um primeiro ponto para vencer seus concorrentes é ser melhor do que eles no core business do seu negócio. Em uma loja de materiais de construção, é justamente a qualidade dos produtos oferecidos que faz a diferença. Nesse setor, isso é fundamental.

Isso porque produtos de qualidade ruim podem afetar a obra e, até mesmo, a qualidade de vida da pessoa e da sua família na residência.

No entanto, isso vale não só para os clientes residenciais. Construtoras e grandes empresas da área de construção civil também podem fazer aquisições em seu negócio. Mas, se seus produtos não forem de qualidade, vão optar pelo concorrente.

Afinal, ninguém quer colocar seu nome profissional em risco, não é mesmo? Por isso, todos procuram quem possa oferecer os melhores produtos com o melhor custo-benefício.

2. Ofereça um atendimento de excelência

Outro ponto importante é oferecer um atendimento realmente de excelência. Na área de materiais de construção, isso é relevante por diversos motivos.

Em primeiro lugar, muitos dos clientes que precisam do atendimento de uma loja de materiais de construção podem ter diversas dúvidas sobre como utilizar determinados itens, qual é o mais adequado para suas demandas, entre uma série de outras questões. E, se o atendimento não for solícito para saná-las, isso poderá afastá-los.

O mesmo vale, também, para profissionais que venham a recorrer ao seu negócio. Eles, provavelmente, querem tirar dúvidas sobre a qualidade dos itens, se é possível ter benefícios na compra em maior volume, entre outros pontos.

Por isso, o atendimento de qualidade precisa ser:

  • eficiente;
  • ágil;
  • empático;
  • didático;
  • proativo.

Para isso, é fundamental que você treine seus profissionais, a fim de que eles possam aplicar as melhores estratégias de atendimento ao cliente, melhorar sua experiência e estreitar o relacionamento, permitindo uma maior fidelização.

3. Estude o que a concorrência está fazendo e deixando de fazer

O benchmarking é uma estratégia que costuma trazer bons resultados justamente porque permite analisar o que a sua concorrência está fazendo ou deixando de fazer. Assim, você pode analisar o que está dando certo para eles (e, portanto, pode ser implementado em sua loja de materiais de construção) e o que está dando errado — e não será repetido em seu negócio.

Por isso, não deixe de estudar seus concorrentes diretos e indiretos. Isso pode indicar brechas de mercado que você pode abordar, a fim de potencializar resultados e garantir maiores chances de conseguir resultados melhores em sua região.

4. Abra uma loja virtual

Para expandir ainda mais a possibilidade de crescimento do seu negócio e superar os concorrentes, que tal abrir uma loja virtual? Muitas pessoas têm rotinas complexas e corridas, portanto, não contam com tempo o suficiente para ir à sua loja no horário comercial. Dessa forma, preferem a comodidade e a praticidade de comprar online.

Assim, que tal abrir uma loja virtual? A partir disso, é possível não só contemplar as demandas dessas pessoas, mas também expandir sua possibilidade de atuação para outras áreas. A partir disso, por exemplo, você pode revender para cidades próximas ou, até mesmo, para outras regiões do país, superando seus concorrentes locais.

5. Agregue valores diferenciais aos seus produtos

Um dos segredos das grandes empresas com maior lucratividade nas mais diferentes áreas é, justamente, agregar valores diferenciais aos seus produtos. Hoje em dia, os produtos não são adquiridos apenas pela sua funcionalidade, mas também pelo valor diferencial agregado.

Por exemplo, uma tinta não deve ser apresentada para os clientes apelas pelo seu benefício funcional (por exemplo, a aderência na parede), mas também por outras questões, tais como:

  • qualidade da tinta;
  • redução de cheiro;
  • secagem rápida;
  • praticidade no uso;
  • facilidade para diluir, entre outros.

6. Inove nos produtos e serviços

Outro ponto importante para gerar diferenciais competitivos no seu negócio e ter uma boa estratégia para vencer a concorrência é sempre contar com inovações em produtos e serviços na sua loja de materiais de construção. Isso é fundamental porque, com a aceleração dos negócios, é preciso que você sempre mantenha seus clientes engajados no dia a dia.

Por isso, invista em inovação, e isso vale não só para os produtos comercializados, mas também para os serviços. Por exemplo, optar por modelos de entrega diferenciados (maior agilidade para envio, em até 2 horas na região, se for o caso), ter modos de pagamento diferentes, entre outros pontos importantes.

Com isso, você sempre terá algo novo para apresentar aos consumidores e, assim, terá maiores chances de superar a concorrência. Isso poderá destacá-lo no mercado em comparação com as outras empresas.

Adotar essas estratégias, faz com que o negócio desfrute de uma série de benefícios para sua loja de materiais de construção. Entre eles, podemos citar:

  • potencializar o lucro;
  • fidelizar os clientes;
  • melhorar o relacionamento com os consumidores;
  • ganhar espaço em outras regiões;
  • possibilitar a expansão da atuação do seu negócio, entre outros.

Com essas estratégias para vencer a concorrência, é possível ter grandes diferenciais no mercado e um crescimento estratégico eficiente. Por isso, não deixe de implementar as dicas apresentadas neste post e veja a sua loja de materiais de construção explorar todo o seu potencial!

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