MicroUniverso

        • Sistemas Integrados para Gestão Empresarial

        • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

          A solução completa e definitiva para a sua loja de Materiais de Construção e Home Center.



        • COMÉRCIO ATACADO E ATACAREJO

          O ERP ideal com ferramentas que se adaptam a todos os desafios do seu Atacado ou Atacarejo.



        • LOJA DE EQUIPAMENTOS PARA RESTAURANTES, HOTÉIS E SEMELHANTES

          Tenha visões estratégicas para Lojas de Equipamentos, a fim de dar visibilidade aos seus principais produtos.



        • LOJA DE SUPRIMENTOS, PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS, PAPELARIA, PRESENTES E SEMELHANTES

          Uma ferramenta completa, que facilita o acesso à informação entre setores, tornando os processos mais intuitivos e bem embasados.



  • A MicroUniverso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente

O controle de estoque pode ser o calcanhar de Aquiles de muitos gestores da área de materiais de construção no dia a dia. Problemas aqui podem gerar uma série de prejuízos, como perdas de itens por prazo de validade vencido, avarias, necessidade de queima de estoque, entre outras questões. Por isso, é muito importante saber administrar um dos pontos fracos dessa questão: o excesso de estoque.

Quer saber mais sobre como minimizar esse tipo de problema? Confira a seguir as principais dicas e tire suas dúvidas.

Faça a previsão de demandas

Um primeiro ponto para identificar chances de problemas com excesso de estoque é fazer a previsão de demandas do seu negócio. Com isso, você consegue ter uma maior previsibilidade do fluxo de produtos e, assim, saber como agir diante dos dados obtidos. A partir disso, é possível fazer uma melhor organização do fluxo de produtos de acordo com a demanda, permitindo ter um melhor ritmo de abastecimento do estoque e evitar sobrecarregá-lo.

Para isso, é importante ter os dados de entrada e saída, para acompanhar as tendências da sua loja de material de construção. Por exemplo, nesse setor, sabe-se que em períodos chuvosos há uma queda da demanda, principalmente porque as chuvas tendem a atrapalhar a realização das obras. Portanto, por precaução, elas tendem a evitar compras nesse momento.

Isso, consequentemente, repercute em um maior volume de itens no estoque. Por isso, sabendo dessa questão, você pode reduzir a demanda de reposição nessa época do ano e evitar problemas. Bem como aproveitar o momento para realizar queimas de estoque, a fim de movimentar o fluxo de vendas.

Melhore a gestão de compras

A gestão de compras desequilibrada pode ser responsável por problemas graves de gerenciamento de estoque. Não considerar indicadores atualizados sobre os parâmetros atuais pode levar, justamente, a um excesso de reposição de forma desnecessária. Por isso, é fundamental que você tenha um refinamento das estratégias de gestão de compras. Com isso, evita-se falhas que podem entupir seu estoque de itens desnecessários no momento.

Use dados a favor da loja

Muitos gestores de lojas de materiais de construção se orientam por feeling sobre reposição e manutenção dos estoques. Contudo, isso pode causar uma análise equivocada do cenário. Às vezes, pode ocorrer uma série de equívocos nessas avaliações. Por isso, a análise orientada por dados será a sua maior aliada nesse momento. A partir dela, é possível analisar se suas percepções estão, de fato, alinhadas com a realidade e, assim, tomar suas decisões de acordo com essas questões.

Por exemplo, por meio dos dados, você consegue analisar se o processo de diminuição das vendas começa exatamente com o começo do período chuvoso ou se é antes ou depois. Com isso, é possível traçar estratégias mais eficientes para aumentar o giro de estoque e passar tranquilamente pelo momento de sazonalidade nas vendas.

Um primeiro passo é monitorar os indicadores do seu negócio. A partir disso, você consegue extrair padrões de entrada e saída, identificar quais são os itens que têm um ritmo mais lento e quais podem ter um volume mais rápido de saída. Isso permite detectar comportamentos dos consumidores e criar estratégias mais eficientes no dia a dia.

Por exemplo, se você observa que há uma tendência de que os seus clientes sempre comprem dois produtos em conjunto, você pode criar promoções para incentivar essa compra e, assim, aumentar o giro, reduzindo produtos acumulados no estoque.

Tenha bons fornecedores

A parceria com bons fornecedores pode ser o diferencial para que você possa conseguir ter uma melhor gestão de estoque, sem falhas. Isso porque ele consegue ter uma maior sinergia com seu fluxo de vendas e, assim, é possível organizar acordos que sejam mais favoráveis para ambas as partes.

Por exemplo, se você fez um acordo de reposições periódicas, pode combinar uma redução no volume nos períodos de menor saída de itens, sem comprometer a relação entre as partes. Quando há confiança entre loja e fornecedor, o diálogo é facilitado e permite esse tipo de flexibilidade.

Ao mesmo tempo, ter melhores relações com seus fornecedores também permite outras vantagens, como descontos nas reposições, agilidade nos prazos de entrega, facilidade nas condições de pagamento, entre outros pontos importantes.

Conte com tecnologias para esse fim

A transformação digital é uma grande aliada das empresas para conseguir acompanhar os indicadores de forma adequada. Eles são fundamentais não só para tomadas de decisões, mas para identificar se suas estratégias são, de fato, bem-sucedidas. Com a concorrência cada vez mais usando essas estratégias, é fundamental que você comece a contar com as tecnologias para poder sair na frente de outras lojas de materiais de construção do mercado e, até mesmo, superá-las ao longo do tempo.

Fato é que uma ferramenta tecnológica, como o ERP (Enterprise Resource Planning), permite que, por meio da análise de dados da loja, seja possível identificar tendências existentes e saber qual o momento de tomar medidas para aumentar o giro de estoque e minimizar problemas.

Por exemplo, um ERP permite que você identifique o giro de estoque de cada item, as tendências de consumo dos clientes, bem como estabelecer um melhor contato com seus consumidores. Assim, você consegue traçar estratégias para aumentar o ticket médio e, consequentemente, impulsionar o giro de estoque.

Contudo, para isso, é importante que você tenha o melhor fornecedor de solução ERP ao seu lado, principalmente voltado para a área de materiais de construção. Conheça a MicroUniverso. Nosso ERP trabalha com módulos que permitem redução de custos de forma inteligente, além de proporcionar uma gestão integrada de excelência.

É uma solução madura, com módulos bem direcionados para suas atividades, entre eles:

  • carrinho de compras;
  • controle de estoque;
  • gestão de compras;
  • fechamento de caixa;
  • fluxo de caixa;
  • inventário de estoque;
  • torre de controle;
  • e-commerce e marketplace, entre outros.

Então, quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo a otimizar sua gestão de estoque e ter melhores resultados? Entre em contato e converse com um consultor sobre o nosso ERP!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *