A expedição logística é uma das fases mais estratégias e importantes do processo logístico. E, por isso, os melhores gestores precisam conhecer bem ela, sabendo como realizá-la da melhor forma possível essa operação.
Ela está ligada com a parte final da cadeia logística e, por isso, tem um papel fundamental para concretizar o sucesso de todas as operações anteriores. Neste artigo, nós separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Vem com a gente e tire suas dúvidas!
O que é expedição logística?
A expedição logística é o processo no qual há a ação de embalar e preparar uma mercadoria do seu estoque, para que ela possa ser transportada. Na sua loja de materiais de construção, é a separação dos itens e prepará-las, de forma que cheguem até o cliente em condições impecáveis, sem quebras ou avarias que podem prejudicar a experiência do cliente.
Além disso, também envolve a conferência do item, assegurando-se de que foram separados os itens corretos e que eles estão saindo íntegros e em boas condições em direção ao destino.
Outras atividades também fazem parte dessa parte da operação, entre elas:
- verificação dos documentos para analisar se está tudo certo;
- emissão de notas fiscais;
- registro formal de faturamento e notificação de saída do produto em seu sistema de controle de estoque;
- carregamento dos itens nos veículos que farão as entregas.
Quais os seus impactos na sua loja de materiais de construção?
A expedição logística é o último momento antes de um item sair para entrega. Ou seja, se tudo ocorreu da forma correta, mas acontecer uma falha aqui, a experiência do cliente é prejudicada.
Quer ver um exemplo disso? Uma pessoa compra produtos para troca de piso em uma obra que será realizada em sua casa. Por engano, uma das caixas enviadas é de outro lote, com características diferentes.
Isso faz com que a pessoa atrase sua obra, pois será preciso enviar novamente a caixa trocada e aguardar o envio da correta. E, muitas vezes, esse processo pode demorar alguns dias e prejudicar os prazos da pessoa, que ficará frustrada com o ocorrido.
Ou seja, em contrapartida, uma expedição logística bem-feita é capaz de proporcionar uma experiência incrível ao cliente, que se sentirá muito mais confiante em continuar comprando com a sua loja.
Mas, além disso, outros benefícios de quando ela funciona bem são:
- evita o envio de produtos errados;
- protege os itens para que eles não sofram avarias e gerem a necessidade de troca para o cliente;
- aumenta a satisfação do cliente;
- reduz riscos de prejuízos financeiros com perdas de itens por avarias;
- permite otimizar as entregas com roteirizações eficientes;
- reduz necessidade de retrabalho ou custos inesperados na operação de transporte.
Como otimizá-la?
Para que sua loja de materiais de construção consiga implementar uma expedição logística eficiente e aproveite todos os benefícios que listamos anteriormente, você deve acompanhar as melhores dicas para sua adoção. Estão entre elas:
- mantenha os inventários e organização do seu armazém;
- tenha protocolos de conferência dos itens antes de encaminhá-los para entrega, verificando se não há falhas;
- tenha políticas de estocagem, para evitar que itens estejam em locais errados, potencializando as chances de falhas para os clientes;
- faça o mapeamento de processos do processo de controle de estoque e armazenamento, para evitar falhas;
- conte com tecnologias que ajudem a organizar e automatizar as operações de expedição logística, como um ERP focado para a área de materiais de construção.
A expedição logística, quando bem gerenciada, pode ajudar a potencializar os resultados da sua loja de materiais de construção e garantir uma melhor experiência para o cliente. Isso poderá ser o grande diferencial em relação aos concorrentes da sua área. Então invista nisso e colha os benefícios!
Quer mais dicas incríveis como essa? Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e LinkedIn e aproveite todos os conteúdos para dar um up em seu negócio.