Para fidelizar clientes, os gestores precisam acompanhar as tendências de mercado e corresponder às necessidades e aos desejos dos consumidores. Tudo isso para simplesmente entender seus hábitos e suas preferências.
No varejo, em que o dinamismo da decisão de compra é ainda mais marcante, a preocupação com a manutenção da carteira de clientes deve ser contínua e consistente para garantir a saúde e a viabilidade do negócio.
Se você busca mais informações sobre o assunto, encontrou o conteúdo perfeito! Neste post, você entenderá um pouco mais sobre as vantagens da fidelização de clientes e conhecerá os impactos dessa prática nos resultados da operação.
Além disso, também terá acesso a dicas importantes que podem maximizar o desempenho da empresa ao fortalecer o relacionamento com a base de consumidores ativos. Preparado? Confira!
Por que é importante — e essencial — fidelizar clientes?
O mercado, por si só, é um ambiente altamente competitivo. No varejo, essa realidade é ainda mais evidente, uma vez que os hábitos de consumo podem ser frágeis e, em busca de uma oferta mais atraente, o cliente pode trocar de fornecedor com muita rapidez.
Ao considerar apenas essa afirmação, já não seria equivocado dizer que a fidelização de clientes deve ser uma das prioridades dos gestores varejistas. Afinal, apenas ao estreitar o relacionamento com os consumidores e continuar relevante a cada nova compra é possível conquistar a confiança e assegurar a preferência.
Na prática, as estratégias de fidelização permitem que as empresas cresçam e adquiram cada vez mais lucros — o que é uma vantagem frente a uma concorrência tão acirrada. Ao ter uma base sólida de clientes, os quais recorrem à sua marca quando precisam de um produto ou serviço que você oferece, o seu negócio se fortalece e o desempenho empresarial melhora.
Diante disso, cabe pontuar que a missão de fidelizar clientes deve ser contínua, além de permanecer como uma das atividades fundamentais a qualquer organização. Para que isso seja possível, vale investir em táticas direcionadas para atrair, satisfazer e manter o público cada vez mais envolvido na proposta de valor da empresa.
Como melhorar a fidelização de clientes para gerar mais resultados?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de fidelizar clientes, é hora de agregar um pouco mais de prática à discussão! Consciente de que é possível maximizar os resultados corporativos ao investir na manutenção de clientes satisfeitos, confira 10 dicas para alavancar a fidelização a seguir.
1. Entenda seu público
Vamos começar abordando uma das dicas mais importantes para criar um relacionamento com seu público-alvo e planejar suas estratégias de fidelização do cliente. Para isso, faça uma pesquisa detalhada do mercado, entenda as necessidades do cliente e comprometa-se em entregar o que prometeu.
Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. As ferramentas existentes permitem que os gestores realizem uma coleta de dados que são essenciais para desenvolver um programa de fidelização, como nome, telefone, e-mail, data de nascimento, por exemplo. Dessa maneira, sua estratégia será muito mais envolvente.
2. Proporcione um atendimento ágil e personalizado
O atendimento de excelência é um dos grandes trunfos dos varejistas que desejam expandir seus negócios — e, para isso, precisam conquistar clientes e mantê-los fiéis à marca.
Para ganhar a confiança e a preferência do consumidor, é essencial que o atendimento prestado seja ágil e proporcione ao público exatamente o que ele precisa. Ao atender de forma consistente, o varejista ganha a admiração — e, muitas vezes, também a lealdade — do cliente.
3. Busque a melhoria contínua nos processos de entrega
A melhoria contínua é imprescindível para qualquer negócio, mas é ainda mais relevante nas empresas varejistas, que precisam se reinventar a todo o momento — sob o risco de perder espaço no mercado para os concorrentes.
A entrega de produtos, por sua vez, desponta como um dos aspectos mais sensíveis para o cliente e, por isso, deve ser um objeto de grande atenção dos gestores do ramo varejista.
É fundamental que as empresas se dedique a formatar — e a revisitar, sempre que necessário — processos eficientes e que atendam plenamente às expectativas dos clientes para evitar que eles partam para a busca de um novo fornecedor no mercado.
4. Preocupe-se com o pós-venda
Um dos pontos mais importantes e fundamentais que o gestor de varejo deve se preocupar é em construir um sistema efetivo de pós-venda que garanta que todo o cliente se sinta parte da empresa e se motive a comprar novamente, tão logo identifique a necessidade.
Ao manter o relacionamento com o consumidor após a compra, a empresa demonstra preocupação com ele e se mostra preocupada com sua satisfação, indo além da simples vontade de vender.
Além disso, cabe lembrar que um pós-venda bem preparado é capaz de solucionar eventuais conflitos com mais rapidez — o que pode evitar o descontentamento por parte do consumidor. Ao ser atendido com presteza e agilidade no momento em que mais precisa, o cliente fica satisfeito com sua aquisição e se torna cada vez mais fiel ao seu negócio.
5. Invista em ações de relacionamento
O relacionamento transparente, sincero e ativo é cada vez mais importante para manter clientes engajados — e um cliente interessado na sua marca, sem dúvida, faz parte de um público mais disposto a recorrer à sua empresa quando pensar em produtos e serviços que você oferece.
Por isso, é importante que os gestores tenham a iniciativa de estruturar, executar e acompanhar as ações de relacionamento continuado, todas elas voltadas para as prioridades e os desejos de consumo de seu público-alvo.
Vale, por exemplo, parabenizar pelo aniversário e oferecer um brinde para motivar a visita à loja. A tática, embora simples, pode ocasionar resultados em preferência de marca e até mesmo em faturamento imediato.
6. Aposte em campanhas de marketing
O marketing é um grande aliado no crescimento da empresa e pode ser aplicado a negócios de qualquer porte. Para estimular a fidelização de clientes, por exemplo, as campanhas direcionadas são uma boa estratégia.
Antes de lançar uma ação de mercado, porém, é preciso que você conheça a fundo o seu público e o apelo que sua marca tem. Assim, será possível utilizar táticas que tenham aderência aos clientes e que surtam os efeitos desejados.
É possível, por exemplo, reforçar a atividade nas redes sociais ou então apelar às técnicas de merchandising para alavancar um ponto de venda. Estude o que é mais adequado para o seu momento e para o seu objetivo!
7. Invista na presença digital e imagem da empresa
As transformações digitais nos últimos anos aumentaram a importância de ações digitais para todos os tipos de empreendedores. Hoje, por meio de uma presença digital relevante e forte o seu negócio ganha alcance, visibilidade e maiores possibilidades de negócios.
Credibilidade e confiabilidade, são levados muito em consideração pelo cliente quando ele deseja adquirir algo, ainda mais em cenários desafiadores. Portanto, além da presença digital, o atendimento consultivo e personalizado, assim como sistemas eficientes que promovam agilidade com o consumidor, são iniciativas que promovem o fortalecimento da marca, experiência de compra e fidelização do cliente.
8. Crie um programa de fidelidade e aposte nos brindes
Dispor um tratamento diferenciado para seus clientes e promover um programa de fidelidade com a intenção de premiar os melhores e mais fiéis consumidores de sua loja. Apresentar um tratamento diferenciado para esses clientes demonstra o quanto eles são importantes e seu interesse em manter um relacionamento positivo.
Nesse sentido, ofereça brindes atrativos no momento da interação com o vendedor, antecipe ofertas criando um senso de exclusividade e abuse da criatividade em ações que promovam experiência de compra no cliente.
9. Trabalhe com cupom de descontos
Para muitos clientes regulares de lojas de materiais de construção e home centers, por exemplo, apostam no cupom de descontos, enviados por meio de e-mail, como uma iniciativa de fidelizar esse cliente e despertar o interesse e desejo de se envolver com a marca e tornar-se um promotor de seu negócio entre o seu meio de contato.
Uma dica de ouro para essas ações é obter o maior número de informações do seu cliente no momento do atendimento, para que o conteúdo desenvolvido para seu público seja relevante, envolvente e crie maiores oportunidades de negócios e o cliente torne-se um promotor de seu negócio.
10. Incentive o feedback do cliente
Não tenha dúvidas, a avaliação do cliente e fidelização andam de mãos dadas, afinal, é por meio da crítica que podemos sempre aprimorar nossos produtos e serviços e garantir clientes satisfeitos, e eles deixarão sempre boas críticas. Uma empresa que presta atenção na movimentação e necessidades do cliente consegue uma tomada de decisão mais ágil.
Pesquisar a satisfação do cliente e entender qual o grau de satisfação em todos os sentidos do seu negócio, é uma iniciativa que traz resultados consideráveis. Assim como, supera as expectativas do consumidor e o torna ainda mais fiel à marca.
Diante disso, a mensagem é clara: para fidelizar clientes, é preciso primeiro reconhecer a importância do consumidor para a manutenção do negócio e, assim, lançar mão de estratégias capazes de potencializar a satisfação e perpetuar a preferência de compra. Invista!
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