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Muitas questões podem afetar o funcionamento de uma loja de materiais de construção e fazer com que ela feche as portas precocemente. Uma das que merece maior atenção é, justamente, a tentativa de fraude.

Com o aumento dos vazamentos de dados e o aperfeiçoamento das tentativas de golpe, é preciso tomar cada vez mais cuidado com essas questões. Pensando nisso, é fundamental identificar como evitá-las com medidas fundamentais para o dia a dia. Por isso, veja este artigo com dicas imperdíveis sobre o tema e evite prejuízos para o seu varejo.

As fraudes mais comuns no varejo

Para saber como prevenir fraudes em sua loja, é fundamental, inclusive, saber quais são os principais tipos de atos fraudulentos que ocorrem nesses espaços. Vejamos os que acontecem com maior frequência a seguir:

  • cartões clonados;
  • roubos de dados;
  • uso de boletos falsos utilizando o nome da empresa;
  • o varejo não recebe por um produto ou serviço que vendeu (por exemplo, quando ocorre uma autofraude, ou seja, quando a pessoa faz a compra e afirma que não foi ela quem fez, cancelando a compra após já tê-la recebido);
  • uso de redes sociais e aplicativos para realizar golpes (Instagram, Facebook, e-mail, SMS, mensagem no WhatsApp, entre outros).

As 5 melhores dicas para evitar fraudes em sua loja

Mas, afinal, quais são as melhores dicas para evitar fraudes em sua loja e garantir que os processos de compras ocorram de forma segura e eficiente no seu dia a dia? Confira a seguir pontos importantes a considerar.

1. Capacite os funcionários

Hoje os seus colaboradores sabem identificar uma tentativa de fraude antes que ela se concretize? Esse primeiro ponto é fundamental, principalmente, porque uma postura ativa permite evitar que o prejuízo aconteça.

Quer ver um exemplo? A loja pode receber uma ligação ou mensagem com tentativa de obter dados importantes para capturar informações dos clientes e, assim, ter vantagens indevidas, seja em sua loja, seja em outros locais.

Um funcionário desatento pode acreditar que não há nenhum tipo de problema e, assim, fornecer a informação para a pessoa e colocar em xeque a proteção dos dados pessoais. Por isso, a capacitação é fundamental.

Lembre-se, também, de realizar atualizações nesse quesito. Afinal, muitos tipos de golpes novos começam a ocorrer, principalmente, com o avanço das tecnologias, e os colaboradores podem ser pegos de forma desavisada.

2. Tenha cuidado com o índice de cancelamentos

Outra questão que pode indicar tentativas constantes de fraude é o alto índice de cancelamentos (indicador chamado chargeback), principalmente quando isso ocorre junto à operadora de cartão de crédito. Mesmo que existam outras possibilidades para justificar o cancelamento de uma transação, isso pode significar algumas tentativas de fraude, entre elas:

  • fraude amigável (pessoa amiga ou familiar do titular que utiliza o cartão sem o consentimento dela);
  • autofraude (quando o dono do cartão o utiliza e cancela a compra justamente com a intenção de não pagá-la).

Se isso está acontecendo com frequência, pode ser um sinal de que seu negócio está abrindo brechas para que esse tipo de situação ocorra. Assim, é importante garantir medidas que minimizem as chances de chargeback ocorrerem e fazer uma análise eficiente.

3. Siga os protocolos de segurança

Sabe qual é uma das principais falhas de segurança de dados que causam as fraudes em muitos negócios? Falha humana. Sim, um funcionário que tenha uma conduta inadequada pode causar muitos danos para a sua loja e expor os seus dados e de clientes, bem como deixar o negócio suscetível a uma fraude.

Por isso, é muito importante que você estabeleça um manual de boas práticas que deve ser divulgado para todos. Algumas questões que devem estar presentes nesse manual são:

  • não clicar em qualquer link, analisando se realmente são seguros ou não;
  • educar como analisar que esses links são seguros;
  • manter os softwares e sistemas operacionais atualizados;
  • ter ações concretas para como proceder em caso de acidentes e fraudes que realmente ocorreram;
  • não fornecer informações quando solicitados sem confirmar que quem está solicitando é, de fato, aquele agente que diz ser;
  • identificar os principais sinais de tentativas de fraudes;
  • tomar cuidado com ações de fraudes nos pedidos realizados, por exemplo, no Whatsapp, e saber identificar tentativas de crimes e como proceder caso a caso.

Com essa conscientização, é possível contornar qualquer tipo de problema e, assim, minimizar as chances de uma fraude se concretizar.

4. Tenha consultorias focadas em fraudes

Você sabia que hoje temos consultorias focadas para auxiliar os profissionais a saberem identificar fraudes? Como esse tema é tão importante atualmente, principalmente, pelo aumento no índice desse tipo de crime, cada vez mais vemos especialistas oferecendo a possibilidade de analisar o negócio, buscar brechas de vulnerabilidade e identificar quais alterações precisam ser realizadas nesses processos.

Eles também ajudam a trazer as principais tecnologias utilizadas nesses ambientes para identificação prévia de fraudes e, assim, podem interromper eventuais problemas antes que eles configurem prejuízos reais, seja para você, seja para seus clientes (por exemplo, no uso inadequado de cartões de crédito quando há clonagem dos dados).

5. Invista em tecnologia

Saber escolher as melhores soluções para sua loja de materiais de construção envolve, também, proteger os dados ali presentes. Sabia disso? Afinal, se elas não adotarem protocolos de segurança que permitam proteger as informações, as chances de problemas aumentam consideravelmente.

Por isso, escolha aquelas que estejam tanto adequadas à legislação vigente (como a LGPD) quanto que implementam protocolos de segurança necessários para minimizar a ação de cibercriminosos. Na MicroUniverso, por exemplo, trabalhamos com os melhores protocolos de proteção de dados, para que você só tenha que se preocupar com o crescimento do seu negócio.

As tentativas de fraude, quando efetivadas, podem trazer uma série de problemas para a sua loja de materiais de construção. Por isso, investir nas medidas que listamos, principalmente, no uso de soluções confiáveis, é fundamental para diminuir os riscos de colocar em xeque, até mesmo, a própria longevidade da empresa.

Por isso, adote o que listamos aqui e garanta o sucesso do seu negócio. Aproveite e siga nosso perfil no Facebook e LinkedIn e não perca nossas dicas!

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