MicroUniverso

        • Sistemas Integrados para Gestão Empresarial

        • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

          A solução completa e definitiva para a sua loja de Materiais de Construção e Home Center.



        • COMÉRCIO ATACADO E ATACAREJO

          O ERP ideal com ferramentas que se adaptam a todos os desafios do seu Atacado ou Atacarejo.



        • LOJA DE EQUIPAMENTOS PARA RESTAURANTES, HOTÉIS E SEMELHANTES

          Tenha visões estratégicas para Lojas de Equipamentos, a fim de dar visibilidade aos seus principais produtos.



        • LOJA DE SUPRIMENTOS, PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS, PAPELARIA, PRESENTES E SEMELHANTES

          Uma ferramenta completa, que facilita o acesso à informação entre setores, tornando os processos mais intuitivos e bem embasados.



  • A MicroUniverso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente

Frente de caixa é um aspecto do comércio que nem sempre recebe a devida atenção. Entretanto, essa área concentra diversas atividades importantes para a finalização das vendas, como emissão de documentos fiscais, recebimento dos pagamentos e atendimento final ao cliente.

Nesse ponto, sua relevância é ainda maior, já que essa última imagem do estabelecimento fica na memória do consumidor. Assim, apresentar eficiência, unindo rapidez e qualidade, é essencial. Se não, o negócio pode perder a preferência da clientela e ver seus lucros caírem.

Para evitar isso, veja as melhores dicas para otimizar esse segmento em uma loja de materiais de construção!

Estruture e organize os processos

Manter as atividades organizadas, o controle financeiro, contábil e de estoque em dia, enquanto garante a entrega um atendimento de qualidade é o desafio da frente de caixa. Para não ter problemas com isso, o ideal é estruturar os processos, definindo procedimentos padronizados para a execução de cada tarefa.

Nesse sentido, alguns cuidados devem ser tomados para minimizar dificuldades. Entre eles se destacam:

  • assegurar que os colaboradores estão cientes do funcionamento das operações;
  • buscar continuamente por oportunidades de melhoria e eliminação de erros;
  • investir em meios para agilizar o bom andamento do fluxo de trabalho;
  • valorizar o relacionamento com o consumidor;
  • realizar manutenções para que os equipamentos funcionem corretamente;
  • evitar desordem e bagunça na retaguarda.

Invista na exposição de itens no local

Apesar de ter a função principal de encerrar as vendas, a frente de caixa ainda é uma oportunidade para aumentá-las. Um bom mix e recursos visuais de publicidade que atraem os olhares tornam essa área um local em que o consumidor agrega itens a sua compra.

Em uma loja de materiais de construção, esse espaço pode ser usado para expor complementos ou produtos que facilitam a aplicação dos demais, dando ênfase ao que é mais procurado. Isso também é potencializado quando são oferecidas promoções.

Ofereça treinamentos para equipe de frente de caixa

Se qualidade, velocidade e eficiência são essenciais, o treinamento da equipe de frente de caixa tem esse nível de importância. Mais que ensinar a realizar as operações, essas capacitações servem para potencializar e impulsionar essa área.

Desde o atendimento até a análise de informações, são algumas das práticas e habilidades que podem ser desenvolvidas em prol da melhoria de resultados. Para se ter uma ideia, só esses exemplos são meios de fidelizar os comparadores e evitar riscos.

Utilize a tecnologia para melhorar o atendimento e a operação

Hoje em dia há muitas tecnologias voltadas para as lojas de materiais de construção. Elas servem tanto para garantir o melhor funcionamento da operação quanto para agradar os clientes. Entre os exemplos que se destacam estão:

  • meios de pagamentos diversos para facilitar a aquisição de itens de maior valor agregado e tornar o momento do fechamento mais cômodo;
  • ERPs para organizar e integrar tanto os fluxos de processos quanto as informações entre as áreas do estabelecimento, evitando erros ou atrasos;
  • soluções móveis para agilizar o preenchimento de pedidos.

A frente de caixa é uma área que as lojas de materiais de construção não devem ignorar. Sua participação é central para a criação ou não de um vínculo com o cliente, levando-o a perceber o negócio de forma positiva ou negativa, dependendo da eficiência dessa etapa do atendimento.

A MicroUniverso está sempre divulgando boas dicas em conteúdos como esse. Por isso, curta nossa página no Facebook e aproveite para conferir o que mais publicamos por lá!