O cálculo do frete mínimo é um dos pontos que mais merecem atenção por parte das empresas que trabalham com delivery de produtos para clientes finais, como as lojas de materiais de construção. Ele permite que você não tenha prejuízos nessa etapa e evita inviabilizar as entregas por parte do seu negócio.
Mas o que é esse conceito? Como calcular esse valor? O que deve ser levado em consideração? Se você pensa em começar a trabalhar com entrega própria em seu negócio, é fundamental entender essas questões. Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas.
O que é frete mínimo?
O conceito de frete mínimo diz respeito a estabelecer uma taxa mínima para entregas, de acordo com as principais variáveis que devem ser consideradas na hora de definir o preço delas.
Assim, o valor de entrega pode ser coberto inclusive nos casos de entregas menores ou quando elas são feitas para distâncias curtas. Com isso, é possível evitar que o valor necessário com combustível, mão de obra do motorista e desgaste traga prejuízos para sua loja.
O que levar em consideração no cálculo?
Algumas variáveis precisam ser levadas em consideração para definir um valor de frete justo para o delivery em seu negócio, como:
- peso da carga;
- distância percorrida;
- tipo de veículo utilizado para o transporte;
- manutenção do veículo;
- salário do profissional que fará a entrega (se ele será dedicado exclusivamente ao transporte ou se terá uma função adicional);
- despesas com combustível.
Como calcular o frete mínimo?
O frete mínimo é calculado a partir de um passo a passo que poderá ajudá-lo a evitar falhas. Confira:
- identificar o tipo de carga: peso, dimensões e se precisa de cuidados especiais por ser mais frágil (como pisos, que podem quebrar no transporte e, muitas vezes, não poderão ser conduzidos em conjunto com outros tipos de carga);
- calcular a distância do transporte;
- verificar o valor de custo “km/eixo”, considerando o número de eixos do veículo;
- considerar os valores de reajuste ano a ano, analisando a inflação e o preço dos combustíveis ao longo do tempo (se for preciso, faça o reajuste antes de um ano, para não ter uma tabela defasada de frete mínimo).
Quais as consequências de não considerar uma política de frete mínimo?
Não considerar uma política de frete mínimo para sua loja de materiais de construção pode trazer danos consideráveis ao seu negócio. Alguns dos principais são:
- comprometimento da rentabilidade do negócio;
- cobrança de um valor acima do que realmente é necessário para viabilizar o transporte em outras entregas;
- insatisfação do cliente, que pode achar que o valor está acima do que deveria ser cobrado;
- prejuízo à imagem da sua loja;
- redução da competitividade no mercado;
- prejuízos financeiros para sua empresa, que precisará diminuir a faixa de lucratividade para pagar os custos de transporte.
Definir o valor de frete mínimo é fundamental para que sua loja de materiais de construção consiga atender seus clientes com excelência. Com isso, é possível garantir tanto a margem de lucro esperada quanto proporcionar maiores chances de fidelizar os consumidores no longo prazo.
Gostou deste conteúdo? Confira outras dicas imperdíveis diretamente em nossas redes sociais: siga o nosso perfil no Facebook, LinkedIn e Instagram e fique de olho no feed.