Google Meu Negócio: veja como e porque utilizá-lo

O Google Meu Negócio é uma oportunidade para os varejistas que desejam elevar as conversões da sua loja de material de construção. A ferramenta é fácil de operar e traz diversos benefícios para os profissionais do varejo. Ela melhora a reputação dos negócios cujas informações são gerenciadas pelo usuário. Por outro lado, ajuda a conquistar novos clientes.

O cadastro nesse site amplia a presença online da loja e faz com que o site receba mais cliques. A plataforma permite a inclusão de dados sobre o negócio, como o nome, o horário de funcionamento e o endereço, bem como a adição de fotografias. Neste artigo, vamos explicar como utilizar o Google Meu Negócio.

Quer entender melhor o que é o Google Meu Negócio e para que ele serve? Continue a leitura!

Entenda o que é o Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ferramenta muito eficiente criada pelo Google e que pode ser utilizada gratuitamente pelos usuários da Internet. Ela ajuda a administrar a presença online das empresas e mostra informações no Google Maps, assim como nas pesquisas do navegador. A plataforma pode ser usada para divulgar diversos dados do negócio.

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta

Essa ferramenta serve para assegurar ao público a existência dos negócios e para que as lojas de materiais de construção sejam avaliadas. Com ela, o varejista consegue ampliar a sua presença na Rede Mundial de Computadores e utilizar o Google Insights para monitorar o desempenho do negócio. A empresa cadastrada é considerada como respeitável pelo público.

O Google Meu Negócio possibilita aos consumidores próximos à sua loja encontrá-la com facilidade por meio de uma pesquisa no Google. Portanto, essa ferramenta facilita que o estabelecimento seja encontrado e ajuda o varejista a fazer Inbound Marketing. Ela é ampla e beneficia todos os tipos de empresas conferindo maior credibilidade à marca.

Confira como cadastrar a empresa no Google Meu Negócio

O Google criou essa ferramenta para os negócios que têm endereço físico e que atendem clientes em suas estruturas físicas. Sendo assim, ela não é apenas para empresas online ou comércio eletrônico, mas também pode ser utilizada por esse tipo de negócio. Veja a seguir um passo a passo para cadastrar a sua loja nesse site!

Inscreva-se no Google Meu negócio

Digite o endereço “google.com.br/business” no navegador da Internet e clique no botão Gerenciar Agora que fica do lado direito superior da tela. A seguir, efetue login na sua conta de e-mail do Google e selecione “Próxima”. Insira a senha e espere carregar a página. Escreva o nome da sua empresa e prossiga.

Em seguida, informe o endereço da sua loja de material de construção e escolha a opção “Próximo”. Depois, será necessário posicionar o marcador no mapa para apontar o local do seu estabelecimento. Caso o empreendedor não tenha endereço fixo, opte pela alternativa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”. Se desejar, oculte o endereço e revele apenas a região.

Escolha uma categoria de negócios no campo “Pesquisa”, informe o URL do site da sua loja e o número do seu telefone. Há a oportunidade de criar um site gratuito com as informações fornecidas ao Google. Continue e conclua a inscrição confirmando o seu vínculo com o estabelecimento comercial. Procure manter essas informações atualizadas e completas.

Faça uma verificação da página

A próxima etapa é verificar a página da loja no Google Meu Negócio para conseguir fazer edições e gerenciar os dados. Escolha o meio de verificação para confirmar que é o proprietário do negócio que pode ser o telefone informado no cadastro do estabelecimento. A opção mais utilizada é pelos Correios, pois o Google envia um código impresso.

A carta chega ao endereço cadastrado na conta dentro de alguns dias com esse código de verificação. Basta abrir o documento, fazer o login e clicar em “Verificar Agora”. Após, é só seguir as instruções do site para concluir o procedimento. A outra possibilidade é fazer a verificação em massa para verificar acima de 10 locais no Google.

Informe sobre locais duplicados

Ao digitar o nome da sua loja no Google Meu Negócio, vai aparecer uma lista com o nome de vários estabelecimentos. A plataforma pode apontar várias contas de uma única empresa e elas podem estar duplicadas. Abra o Google Maps, pesquise o nome que deseja cadastrar e veja qual resultado oferece dados mais completos.

Prefira a conta com mais fotos ou comentários. Volte para o site e faça o cadastro conforme orientações da ferramenta para depois excluir o local duplicado. Você pode informar sobre locais duplicados no Google Maps, é só selecionar e sugerir mudança. Por fim, escolha a opção “Remover este local”, informe o motivo da remoção como “Lugar duplicado” e envie.

Mantenha as informações atualizadas

É importante manter as informações da sua loja atualizadas para não perder oportunidades. Desse modo, se houver alteração no endereço, número ou horário de funcionamento, realize a atualização imediatamente. Fique atento ao número do telefone, endereço do website, categoria e fotografias. Procurem interagir com os seus clientes compartilhando fotos do estabelecimento.

Poste fotografias que revelem a essência da empresa e imagens que mantenham os seus clientes bem informados. Mostre para o público o melhor que a sua loja tem para oferecer, inclua fotos da área externa da loja para facilitar a identificação do local. Fotografe a parte interna do estabelecimento para que o público perceba a essência do estabelecimento comercial.

Responda aos comentários dos clientes

A performance da sua loja de material de construção será avaliada conforme as avaliações online que aparecem no perfil. Utilize esse recurso para fazer o marketing e possibilitar que o negócio fique conhecido por mais pessoas. Responda aos comentários e valorize as informações registradas neles. Os clientes preferem comprar de lojas que interagem regularmente.

Adicione proprietários e administradores

A conta do Google Meu Negócio permite a adição de administradores e proprietários para que seja possível manter todos os dados atualizados. Para adicionar, realize o login no site, clique em “Usuários” e depois no ícone “Convidar novos usuários”. Informe o e-mail ou o nome de que pretende incluir como administrador ou proprietário e convide-o.

Agora você já sabe como e por que utilizar o Google Meu Negócio! Cadastrar a sua loja nessa plataforma confere ao negócio mais credibilidade e facilidade de localização. A ferramenta possibilita a interação com outros usuários do site e melhora o relacionamento com o cliente. Ela auxilia o varejista a ter novos insights e a criar autoridade para a marca.

Gostaria de obter mais informações para alavancar a sua loja? Assine a newsletter e observe o seu e-mail!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…