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O Google Meu Negócio é uma oportunidade para os varejistas que desejam elevar as conversões da sua loja de material de construção. A ferramenta é fácil de operar e traz diversos benefícios para os profissionais do varejo. Ela melhora a reputação dos negócios cujas informações são gerenciadas pelo usuário. Por outro lado, ajuda a conquistar novos clientes.

O cadastro nesse site amplia a presença online da loja e faz com que o site receba mais cliques. A plataforma permite a inclusão de dados sobre o negócio, como o nome, o horário de funcionamento e o endereço, bem como a adição de fotografias. Neste artigo, vamos explicar como utilizar o Google Meu Negócio.

Quer entender melhor o que é o Google Meu Negócio e para que ele serve? Continue a leitura!

Entenda o que é o Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ferramenta muito eficiente criada pelo Google e que pode ser utilizada gratuitamente pelos usuários da Internet. Ela ajuda a administrar a presença online das empresas e mostra informações no Google Maps, assim como nas pesquisas do navegador. A plataforma pode ser usada para divulgar diversos dados do negócio.

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta

Essa ferramenta serve para assegurar ao público a existência dos negócios e para que as lojas de materiais de construção sejam avaliadas. Com ela, o varejista consegue ampliar a sua presença na Rede Mundial de Computadores e utilizar o Google Insights para monitorar o desempenho do negócio. A empresa cadastrada é considerada como respeitável pelo público.

O Google Meu Negócio possibilita aos consumidores próximos à sua loja encontrá-la com facilidade por meio de uma pesquisa no Google. Portanto, essa ferramenta facilita que o estabelecimento seja encontrado e ajuda o varejista a fazer Inbound Marketing. Ela é ampla e beneficia todos os tipos de empresas conferindo maior credibilidade à marca.

Confira como cadastrar a empresa no Google Meu Negócio

O Google criou essa ferramenta para os negócios que têm endereço físico e que atendem clientes em suas estruturas físicas. Sendo assim, ela não é apenas para empresas online ou comércio eletrônico, mas também pode ser utilizada por esse tipo de negócio. Veja a seguir um passo a passo para cadastrar a sua loja nesse site!

Inscreva-se no Google Meu negócio

Digite o endereço “google.com.br/business” no navegador da Internet e clique no botão Gerenciar Agora que fica do lado direito superior da tela. A seguir, efetue login na sua conta de e-mail do Google e selecione “Próxima”. Insira a senha e espere carregar a página. Escreva o nome da sua empresa e prossiga.

Em seguida, informe o endereço da sua loja de material de construção e escolha a opção “Próximo”. Depois, será necessário posicionar o marcador no mapa para apontar o local do seu estabelecimento. Caso o empreendedor não tenha endereço fixo, opte pela alternativa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”. Se desejar, oculte o endereço e revele apenas a região.

Escolha uma categoria de negócios no campo “Pesquisa”, informe o URL do site da sua loja e o número do seu telefone. Há a oportunidade de criar um site gratuito com as informações fornecidas ao Google. Continue e conclua a inscrição confirmando o seu vínculo com o estabelecimento comercial. Procure manter essas informações atualizadas e completas.

Faça uma verificação da página

A próxima etapa é verificar a página da loja no Google Meu Negócio para conseguir fazer edições e gerenciar os dados. Escolha o meio de verificação para confirmar que é o proprietário do negócio que pode ser o telefone informado no cadastro do estabelecimento. A opção mais utilizada é pelos Correios, pois o Google envia um código impresso.

A carta chega ao endereço cadastrado na conta dentro de alguns dias com esse código de verificação. Basta abrir o documento, fazer o login e clicar em “Verificar Agora”. Após, é só seguir as instruções do site para concluir o procedimento. A outra possibilidade é fazer a verificação em massa para verificar acima de 10 locais no Google.

Informe sobre locais duplicados

Ao digitar o nome da sua loja no Google Meu Negócio, vai aparecer uma lista com o nome de vários estabelecimentos. A plataforma pode apontar várias contas de uma única empresa e elas podem estar duplicadas. Abra o Google Maps, pesquise o nome que deseja cadastrar e veja qual resultado oferece dados mais completos.

Prefira a conta com mais fotos ou comentários. Volte para o site e faça o cadastro conforme orientações da ferramenta para depois excluir o local duplicado. Você pode informar sobre locais duplicados no Google Maps, é só selecionar e sugerir mudança. Por fim, escolha a opção “Remover este local”, informe o motivo da remoção como “Lugar duplicado” e envie.

Mantenha as informações atualizadas

É importante manter as informações da sua loja atualizadas para não perder oportunidades. Desse modo, se houver alteração no endereço, número ou horário de funcionamento, realize a atualização imediatamente. Fique atento ao número do telefone, endereço do website, categoria e fotografias. Procurem interagir com os seus clientes compartilhando fotos do estabelecimento.

Poste fotografias que revelem a essência da empresa e imagens que mantenham os seus clientes bem informados. Mostre para o público o melhor que a sua loja tem para oferecer, inclua fotos da área externa da loja para facilitar a identificação do local. Fotografe a parte interna do estabelecimento para que o público perceba a essência do estabelecimento comercial.

Responda aos comentários dos clientes

A performance da sua loja de material de construção será avaliada conforme as avaliações online que aparecem no perfil. Utilize esse recurso para fazer o marketing e possibilitar que o negócio fique conhecido por mais pessoas. Responda aos comentários e valorize as informações registradas neles. Os clientes preferem comprar de lojas que interagem regularmente.

Adicione proprietários e administradores

A conta do Google Meu Negócio permite a adição de administradores e proprietários para que seja possível manter todos os dados atualizados. Para adicionar, realize o login no site, clique em “Usuários” e depois no ícone “Convidar novos usuários”. Informe o e-mail ou o nome de que pretende incluir como administrador ou proprietário e convide-o.

Agora você já sabe como e por que utilizar o Google Meu Negócio! Cadastrar a sua loja nessa plataforma confere ao negócio mais credibilidade e facilidade de localização. A ferramenta possibilita a interação com outros usuários do site e melhora o relacionamento com o cliente. Ela auxilia o varejista a ter novos insights e a criar autoridade para a marca.

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2 respostas

    1. Bom dia, Jorge! Tudo bem?
      Aqui em nosso blog você encontrará muitos conteúdos com dicas bacanas para o seu segmento, mas infelizmente não conseguimos ajudar com a sua dúvida. Sugerimos a contratação de um profissional que atue com o Google Ads.
      O ERP MicroUniverso é um sistema de gestão completo e especializado no segmento de lojas de materiais para construção.
      Ficamos à disposição caso tenha interesse em ver uma demonstração e conhecer o nosso sistema.
      Abraços!

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