Saiba como é o processo de implantação na MicroUniverso

Os gestores mais engajados sabem, já há algum tempo, que o cotidiano empresarial precisa contar com tecnologias eficientes. Nesse contexto, o ERP desponta como uma das ferramentas essenciais à saúde e ao crescimento do negócio, devendo, portanto, ser tratado com segurança e seriedade. Hoje, você entenderá como funciona a implantação do ERP MicroUniverso.

Entenda um pouco mais sobre a conceituação da tecnologia, aprofunde-se nos diferenciais da MicroUniverso — principalmente no que diz respeito à alavancagem do segmento de varejo de material para construção — e conheça mais sobre a metodologia de implantação utilizada.

Temos certeza de que vai valer a pena. Boa leitura!

O que é o Sistema de Gestão Empresarial – ERP?

A tecnologia de gestão é, sem dúvida, o grande trunfo das empresas mais produtivas. Atualmente, o mercado exige que as organizações estejam preparadas para enfrentar a alta competitividade, investindo em soluções capazes de sistematizar, organizar e otimizar os dados corporativos.

O Sistema de Gestão Empresarial, também conhecido como ERP (do inglês Enterprise Resource Management), é a resposta para uma demanda cada vez mais latente. Em um mundo norteado por dados, é crucial que as lideranças disponham de informações coerentes sobre suas operações e sobre seus mercados.

Na prática, o ERP é responsável por integrar todas as áreas da empresa. Uma vez implantada, a solução permite que o time de vendas acesse os relatórios de estoque e possa negociar prazos com os clientes, por exemplo. Da mesma forma, a equipe de logística pode ser monitorada, via indicadores atualizados em tempo real, pela liderança de qualidade, que certifica a conformidade dos processos.

O ERP, portanto, pode ser descrito como um software capaz de provocar e nutrir uma gama de mudanças altamente significativas às organizações. Afinal, ao mesmo tempo em que automatiza rotinas, eliminando tarefas excessivamente manuais e combatendo o retrabalho na fonte, também age direta e positivamente na otimização dos recursos corporativos.

O resultado é indiscutível: bons retornos começam a aparecer em curto espaço de tempo e continuam perenes (e em franco fortalecimento) no médio e no longo prazos. Tudo o que os gestores esperam, buscam e desejam sustentar!

Por que o ERP MicroUniverso é a melhor solução?

Não basta, porém, iniciar a implantação de um sistema sem esmiuçar quais são as potencialidades, os diferenciais e os eventuais empecilhos da contratação. Dispensar a análise criteriosa das opções disponíveis e optar por um software sem credenciais é uma manobra perigosa — e que pode gerar prejuízos consideráveis.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de mercado, a MicroUniverso foi acumulando conhecimentos específicos do negócio e incorporando ao seu sistema diversas regras de negócios que só o varejo de material para construção tem. Com isto, seguramente temos uma das soluções mais focadas para o segmento do país.   

ERP MicroUniverso reúne todas as características de uma solução completa. O produto dispõe de funcionalidades que endereçam as principais demandas dos gestores e potencializam as decisões estratégias, melhorando a qualidade da estratégia.

Enquanto parceiro de negócio, a MicroUniverso disponibiliza aos clientes um profundo conhecimento dos desafios vivenciados por empresas varejistas, sempre prezando por uma relação pautada em confiança e transparência. São, até aqui, mais de 30 anos de experiência na construção de um nobre objetivo: acompanhar e participar do desenvolvimento de empresas mais fortes e preparadas para lidar com a volatilidade do mercado.

Características como essa habilitam a MicroUniverso a entender as particularidades de cada organização e, de modo personalizado, oferecer recursos precisos. O ERP é, sem dúvida, reflexo de uma preocupação genuína com o sucesso dos parceiros que confiam em nossa tecnologia de gestão.

Quais são os benefícios do ERP MicroUniverso para as lojas de material para construção?

O varejo de material para construção é uma das especialidades da MicroUniverso. Estamos habituados ao dinamismo da área e correspondemos integralmente às exigências do setor, oferecendo boas práticas e respostas aos dilemas mais comuns do ramo.

Ao gestor varejista do setor, uma realidade é inquestionável: são muitas as frentes de atuação e inúmeros os desafios cotidianos. Seja na frente de loja, em que uma condição diferenciada de pagamento pode contribuir para a efetivação de uma venda importante; seja na retaguarda, quando uma negociação interessante com fornecedores pode fortalecer os cofres do negócio, o fato é que a tecnologia de gestão é uma aliada importante à efetividade das estratégias integradas.

Nesse cenário, o ERP adequado é capaz de centralizar as informações da empresa e de empoderar os times, conferindo mais autonomia aos profissionais envolvidos na operação. Assim, a equipe de compras pode visualizar os indicadores comerciais e revisitar os históricos de demanda, prevendo com certa segurança a curva de sazonalidade dos próximos ciclos.

Da mesma forma, a otimização de recursos se dá de forma mais orgânica e natural, resultado da eliminação do retrabalho e da redução na incidência de erros manuais.

Na prática, as lojas de material de construção podem (e devem) se beneficiar de um ERP ajustado às necessidades do negócio. Para fazer frente a uma concorrência acirrada e se destacar entre as inúmeras opções, a qualidade do serviço deve ser uma prioridade. Lembre-se de que, para isso, é preciso investir na estrutura e na sinergia dos processos internos.

Como funciona a implantação do ERP MicroUniverso?

A etapa de implantação é um momento crucial para o sucesso da estratégia empresarial. Durante os treinamentos que viabilizam a utilização do sistema, a equipe começa a desenhar os fluxos que automatizarão rotinas e alavancarão performances.

Na MicroUniverso, toda a concepção de implantação é diferenciada desde o início. Nossa metodologia foi modelada sob o aspecto das melhores práticas de PMI (Product Management Institute) e tem fases bem definidas — todas elas com documentos que garantem a coerência e a assertividade dos fluxos.

O trabalho de implantação começa ainda no ato da venda, quando o time comercial reúne as informações do cliente e reconhece os principais gargalos da organização. A realidade de dados é, então, repassada para os profissionais responsáveis pela parametrização do ERP. Essa troca agiliza o trabalho e o torna mais dinâmico, personalizando a solução desde o primeiro login.

Outro ponto relevante é que o método da MicroUniverso permite a minimização de riscos, reforçando o controle dos gestores sobre suas informações e rotinas. Todo o projeto é pautado em duas máximas que fazem toda a diferença no resultado final: o processo é encarado com algo temporário, que tem início e fim, e também como algo único, já que elementos repetitivos não alteram sua condição exclusiva.

De forma geral, a implantação do MicroUniverso é feita em 9 fases, cuja duração depende da complexidade e das necessidades do cliente. São elas:

  • planejamento do projeto: apresentação da metodologia, formação de equipes e apresentação de cronogramas;
  • Instalação: identificam-se as melhorias necessárias e preparam-se os ambientes e a infraestrutura;
  • definição de processos: interação com usuários-chave, entrevistas por setor, levantamento de possíveis customizações, alterações de rotinas (para integrá-las de forma sistêmica) e documentação básica;
  • carga de dados: fase para migrar informações, parametrizar funções e conceder acessos;
  • treinamentos: etapa importante para ensinar aos futuros usuários os mecanismos do sistema, certificando-os nas funcionalidades de suas áreas e validando eventuais alterações;
  • simulações: as principais operações são realizadas com o envolvimento dos responsáveis de cada setor, garantindo a credibilidade do sistema frente aos processos e à performance do ERP;
  • auditoria: planejamento da virada de sistema, avaliando o resultado do escopo e a documentação legal exigida no processo;
  • acompanhamento: oferece aos usuários todo o suporte necessário aos primeiros passos no sistema, principalmente nos fechamentos gerenciais e fiscais;
  • encerramento: são documentados os recursos implantados e solicita-se a avaliação geral do processo. 

O conteúdo esclareceu suas dúvidas e o deixou mais à vontade para buscar uma solução aderente e eficaz para o seu negócio? Ótimo! Aproveite para entrar em contato conosco e saber, em detalhes, como podemos ajudá-lo a conquistar resultados cada vez mais expressivos. Sucesso e até a próxima!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…