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Há um tempo, a relação entre negócio e as partes interessadas em um projeto ou uma organização, sejam elas público interno (colaboradores, por exemplo), externo (consumidores), sócios e diretoria  — era muito diferente. Basicamente, as pessoas tentavam se encaixar nas marcas. Contudo, hoje, isso mudou e uma empresa que almeja o sucesso tem que entender que todo negócio depende de alguns fatores, que formam o marketing de relacionamento.

Se você nunca ouviu sobre esse conceito, é bom prestar atenção neste artigo. O marketing de relacionamento é tão importante porque cria relações de confiança, que transformam simples indivíduos em defensores e amigos do negócio.

Entretanto, como implementar essa estratégia na empresa? Para saber disso e muito mais, veja, abaixo, nossas dicas e comece logo o trabalho de construir uma conexão mais sólida com seus parceiros. Boa leitura!

Entenda o que é marketing de relacionamento

Esse tipo de marketing é considerado uma ferramenta poderosa para quem quer fidelizar os clientes ou até outros parceiros de negócios por meio da criação de laços com essas pessoas.

Isso é feito com o emprego de vários canais que solidificam essa relação, mediante uma abordagem que gera identificação entre marca e pessoas envolvidas. Por isso, o aprimoramento do atendimento é uma das muitas soluções que sustentam o marketing de relacionamento.

Conheça os motivos para investir no marketing de relacionamento

Um dos benefícios do marketing de relacionamento é colocar em prática ações que, além de aproximar os indivíduos, consiga reduzir custos, seja pelo fato de que clientes fiéis não exigem muito investimento ou por alinhar estratégias com fornecedores, por exemplo.

Além disso, existem outros motivos que você precisa conhecer para começar a investir hoje mesmo no marketing de relacionamento do seu empreendimento. Veja a seguir alguns deles.

Alinhar processos

Em questão dos fornecedores, é preciso deixar claro que eles conheçam os processos e as necessidades da sua organização, para que as demandas sejam atendidas da melhor maneira. Isso só é possível com uma comunicação mais aberta e franca, que garante uma boa parceria.

Facilitar as negociações de preço e prazo

Toda empresa quer condições de compra diferenciadas. Entretanto, isso só é viável quando existe uma relação estreita entre fornecedor e empresário. Assim, se torna mais fácil entender as necessidades do fornecedor para exigir melhores preços e prazos, que sejam interessantes para ambas as partes.

Quando negociamos o prazo, avançamos nas etapas de just-it-time, o que reduz a demanda de grandes estoques, diminuindo riscos e perdas. Já nas condições de preço, por meio de descontos ou concessões, é possível oferecer ao consumidor final algo mais barato no mercado.

No entanto, é necessário ficar atento as concessões dadas pelos provedores de insumos. Isso porque, não é raro ver alguns deles oferecendo comissões (RT – reserva técnica) para que outros profissionais indiquem seus produtos aos clientes deles.

Estabelecer uma comunicação fluída

Deixar claro os pontos de condições é um fator fundamental para alcançar um bom vínculo com qualquer pessoa. É preciso mostrar seus desafios, oportunidades, concessões que precisam ser realizadas, o que pode ser feito para aprimorar e outros aspectos em que ambas as partes entendam o que está acontecendo.

Criar estratégias de crescimento mútuo

É fato que empresas que procuram crescer no mercado juntas se tornam mais fortes. Por isso, ter um relacionamento estável com seus fornecedores é muito recomendado, principalmente, se for a longo prazo.

Crie estratégias e inclua os provedores de materiais que você deseja que estejam ao seu lado nesse processo. Assim, compartilhe seus objetivos e metas para que ambos pensem em como tornar esse projeto mais atraente para os dois.

Saiba como implementar esse tipo de marketing

Ao entender melhor as vantagens em investir no marketing de relacionamento, fica mais fácil de tomar a decisão certa, que é implementar essa estratégia. Contudo, nesse momento, surge a dúvida de como fazer isso da melhor forma possível. Por isso, confira a seguir, dicas para realizar esse processo.

Estabeleça os canais de comunicação

Definir canais de comunicação de qualidade é essencial para interagir de maneira direta com as pessoas, ainda mais, se for o público que você pretende atingir.

Utilize softwares de gestão

Hoje, as transações são realizadas de tal forma que ocasiona o acúmulo de muitas informações. Apesar delas serem fator principal em um bom elo, organizá-las pode ser uma tarefa um pouco difícil e complexa.

A solução para isso é utilizar sistemas de gestão automatizados, que permitem que essas informações sejam guardadas em segurança para a pesquisa das áreas da empresa, além de outras pessoas que podem ter acesso, como os fornecedores.

Outro software importante para gerenciar de forma automatizada o relacionamento é o CRM (Customer Relationship Management), que visa a satisfação e fidelização dos consumidores reais, a partir das informações obtidas deles, para traçar o perfil de cada um, a fim de desenvolver produtos ou serviços personalizados para vender mais.

Personalize a experiência

Boa parte do marketing de relacionamento está voltado em oferecer experiências diferenciadas, seja por meio de um preço competitivo ou um atendimento de um para um, mas que, de fato, solucionem as necessidades do outro.

Para tanto, segmente quem você quer atingir e direcione ações que ajudem cada uma dessas pessoas e torne a experiência positiva, satisfatória, significativa e memorável. Assim, você atingirá o resultado esperado de toda marca, que é de criar fãs que defendam e recomendam para as pessoas do seu ciclo social.

Dê e receba feedbacks

Analisar e responder os retornos dos clientes é de suma importância para melhorar processos ou resolver problemas, sem que afetem a reputação da organização. Sempre tenha meios rápidos e fáceis para receber as impressões do seu público ou de outros parceiros.

Um bom marketing de relacionamento é crucial para se destacar e obter sucesso no mundo dos negócios. Implementar e manter essa ligação com os tipos de pessoas envolvidas nos processos empresariais não é tarefa simples na prática. Entretanto, ela torna a empresa ainda mais competitiva com a elevação dos níveis de qualidade.

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