Se existe um momento importante em um varejo de material de construção, essa ocasião é a inauguração de loja. Afinal, depois de muito trabalho e de um cuidadoso planejamento para definir fatores como o melhor ponto para instalação, chega a hora de apresentar o negócio ao público.
Estamos falando da primeira oportunidade real de prestar um atendimento de excelência e oferecer aquela experiência que deixe uma impressão positiva nas pessoas. Além de abrir as portas para relacionamentos com os futuros clientes, esse momento também impactará todo o potencial de estruturação da marca. Para surpreender e confirmar o ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, é preciso ter muita atenção aos detalhes e pensar em tudo na inauguração.
Neste post, apresentaremos as principais dicas para uma inauguração de loja inesquecível. Continue a leitura e confira!
Organize um evento de abertura
Em primeiro lugar, com o objetivo de apresentar a loja, uma ótima ideia é marcar um evento de lançamento. Esse tipo de acontecimento é uma maneira muito especial de mostrar o empreendimento ao público e de atrair mais clientes. Para isso, é preciso pensar em uma data que não concorra com feriados ou com outras ocasiões que sejam do interesse do público-alvo de um varejo de material de construção.
Em seguida, é importante definir se a inauguração será um evento aberto ou se terá uma lista de convidados — caso tenha, não se pode esquecer de avisar ao público sobre a confirmação de presença. Além disso, é necessário escolher o que será servido, entre outros pontos.
A verdade é que nenhum detalhe deve ser esquecido, como a decoração adequada para a ocasião. É interessante fazer um cronograma com a programação e incluir a chamada para o evento tanto nos materiais de divulgação como nos principais canais de comunicação e redes sociais. Por fim, na hora de planejar o evento de inauguração de loja, o mais importante é alinhar a comemoração com o público-alvo e com a essência da marca.
Faça anúncios para o lançamento do negócio
Parece óbvio, mas todo evento precisa contar com a presença das pessoas. Para tanto, no momento certo, é preciso divulgá-lo por meio de anúncios estratégicos e direcionados ao público apropriado.
Embora a necessidade de iniciar os preparativos seja de um prazo maior, é recomendado trabalhar a divulgação da inauguração da loja com, pelo menos, 15 dias de antecedência à data. Caso contrário, o potencial consumidor provavelmente nem tomará conhecimento sobre o evento. Se houver recursos para anunciá-lo em alguns canais de imprensa, melhor ainda.
Cuide da identidade visual
Ter atenção aos detalhes é garantir que os itens de divulgação realmente entreguem o conceito e a identidade visual da marca. Isso favorece e reforça a maneira como as pessoas lembrarão dela.
Para uma boa ação de marketing de inauguração, o ideal é investir em convites — eletrônicos ou não —, além de outras peças de papelaria, como:
- anúncios;
- brindes;
- flyers etc.
Registre o evento
Seja com vídeos ou fotos, é fundamental registrar o evento de inauguração da loja com o intuito de divulgá-lo posteriormente. Uma boa dica para fazer esses registros sem gastar muito é utilizando as redes sociais. Nesse sentido, as melhores plataformas de divulgação gratuita são Instagram e Facebook.
Na hora do evento, é muito provável que o dono do negócio esteja ocupado dando atenção aos clientes. Por isso, ele deve contar com a ajuda de alguém próximo para registrar os momentos e acompanhar a comemoração. Outro recurso interessante e atual são as transmissões ao vivo, possíveis nas mesmas redes já citadas. Ao fim, com vídeos e fotos suficientes, poste-os imediatamente nesses canais.
Essa divulgação é muito importante porque, além de ter um custo baixo, dessa forma é possível promover a loja com o auxílio dos clientes. Para tanto, basta publicar as fotos com as pessoas que compareceram ao evento, marcá-las nas publicações e as mesmas conseguirão compartilhá-las em suas páginas pessoais. Isso é saber usar o poder de influência digital e, certamente, ampliar as chances de outros usuários conhecerem o negócio.
Crie promoções especiais
Uma boa maneira de prestigiar os presentes na inauguração de loja é conceder descontos especiais a eles e trabalhar com ofertas. Outra dica interessante é incentivar essas pessoas a se cadastrarem em algum tipo de ação. Tudo isso estimula as vendas já nos primeiros dias de operação.
A ideia é enriquecer a base da loja com contatos a fim de estimular as vendas, além de ter a chance de promover mais ações em outras ocasiões. Dessa forma, o marketing boca a boca também será incentivado, uma vez que a aquisição das mercadorias por parte dos novos clientes tem grande potencial de estimular indicações e recomendações deles para sua rede de contatos.
Invista em relacionamento com os clientes
De nada adianta fazer uma inauguração de loja inesquecível e, depois, assumir uma postura mais fechada. Após o evento é fundamental manter bem vivo o interesse do público. Além disso, embora algumas pessoas não tenham sido impactadas no momento da abertura do negócio, tenha em mente que outras oportunidades virão.
No mesmo sentido, também é importante manter o diálogo aberto com os consumidores que já foram atraídos. Para estabelecer relacionamentos, estruturar a marca com o público e fidelizar os clientes no varejo é essencial ter uma boa estratégia de comunicação.
Para tanto, antes mesmo do evento, tenha um planejamento de marketing de, pelo menos, um ano, sempre considerando:
- segmentação;
- perfil do público;
- sazonalidades dos produtos;
- características da região, entre outras informações.
Agora que mostramos as principais dicas para uma inauguração de loja memorável, é hora de colocá-las em prática. No entanto, tenha muita atenção a todas as observações feitas e conheça bem tanto o perfil dos seus clientes quanto o seu próprio negócio. Com segurança e confiança, sem dúvidas as estratégias que você utilizar trarão ótimos resultados.
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