Incentivos fiscais: saiba o que são e como aproveitá-los

Alguns custos podem impactar diretamente o funcionamento do seu negócio. A tributação, por exemplo, pode ser um dos pontos que demanda atenção para não virar o calcanhar de Aquiles do seu negócio. Mas é possível contornar isso conhecendo mais sobre os incentivos fiscais.

Eles são uma forma de trazer maior incentivo para as empresas e, ao mesmo tempo, ajudar no crescimento econômico do país. Ou seja, todos saem ganhando com isso. Por isso, é importante conhecer o que são eles e de que forma afetam a sua loja de materiais de construção.

Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas.

O que são incentivos fiscais

Os incentivos fiscais são um conjunto de benefícios pensados pelas esferas governamentais para proporcionar tanto uma diminuição quanto, até mesmo, uma isenção dos impostos que incidem sobre determinadas empresas.

Eles são pensados de forma a oferecer um incentivo e a contrapartida ser vantajosa para o crescimento da região em que a empresa está e para o país como um todo. Em alguns casos há, também, a demanda de suporte para, por exemplo, doações para projetos sociais, ajudando, também, em causas sociais importantes.

Objetivos dos incentivos fiscais

Os incentivos fiscais funcionam como uma espécie de acordo entre as esferas governamentais (federais, estaduais ou municipais) e empresas, de forma que o benefício concedido para os negócios possa ajudar, também, em objetivos importantes de governo.

Por exemplo, uma empresa que tenha alívio no pagamento de tributos pode utilizar esse valor para aumentar a empregabilidade e fomentar a economia local. Mas não é só isso.

Alguns dos principais incentivos estão ligados a fomentos ao esporte e a cultura. Ou seja, o benefício é concedido para poder incentivar patrocínio de atletas, investimento na promoção do esporte para jovens e produção cultural no país.

Há, ainda, os incentivos regionais. Por exemplo, se uma cidade deseja se tornar polo na construção civil, a prefeitura pode conceder incentivos fiscais para lojas de materiais de construção, para poderem fornecer produtos para essas atividades.

Como os incentivos fiscais impactam a tributação da loja de materiais de construção

Os incentivos fiscais impactam positivamente os custos de funcionamento do seu negócio, pois é possível diminuir a tributação que incide sobre o faturamento. Com isso, o valor economizado pode ser utilizado para melhorias em seu negócio.

Por exemplo, a partir da redução de parte da alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, é possível contratar um novo colaborador para trabalhar na empresa, ajudando a fortalecer a economia local. Afinal, essa pessoa também terá poder de compra e movimenta o ecossistema regional, aquecendo o mercado local.

É possível, também, aumentar a lucratividade do negócio e permitir que você possa desfrutar de maior tranquilidade, organizando as finanças da sua loja de materiais de construção para lidar melhor com períodos de sazonalidade (um dos grandes desafios dessa área). Isso pode ser vital para alguns negócios para proporcionar maior competitividade e, até mesmo, longevidade para ele.

Alguns dos impostos que podem ter redução na alíquota a partir de incentivos fiscais são:

  • Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS).

Benefícios dos incentivos fiscais para as lojas de materiais de construção

Contar com os incentivos fiscais pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio. Confira a seguir algumas das principais vantagens para este fim e entenda o porquê é importante buscar mais sobre o assunto.

Oferece maior suporte para negócios menores

Varejos de pequeno porte sentem mais facilmente questões relacionadas com diminuição de lucratividade, o que pode afetar, até mesmo, a sua longevidade, podendo levar, até mesmo, ao fechamento precoce do negócio.

Por isso, ao contar com os incentivos fiscais, é possível minimizar impactos sobre o caixa e permite que o negócio tenha maior sustentabilidade, inclusive, em períodos mais delicados.

Aumenta a lucratividade das empresas

O valor que seria pago como tributos pode ficar como lucro para a sua loja de materiais de construção. E isso pode ser importante, principalmente, quando falamos de negócios que sofrem oscilações com sazonalidade.

Por exemplo, a área de construção sofre baixa em períodos chuvosos, pois muitas obras não podem ser realizadas com este clima. O aumento da lucratividade ajuda a ter um melhor controle de caixa nesses períodos mais delicados.

Aumenta a competitividade dos negócios

Quando as empresas conseguem ter maior capital para investirem em si, elas conseguem aumentar seu potencial competitivo. Ou seja, se você está começando, essa é uma forma de conseguir despontar e superar concorrentes.

Por exemplo, para otimizar as entregas e permitir a modalidade “same day delivery” (ou seja, a entrega no mesmo dia da compra), é preciso ter mais funcionários dedicados para essa função. A partir da economia, é possível proporcionar isso e superar concorrentes que não conseguem proporcionar isso para seus clientes.

Aumenta a geração de emprego

O valor economizado com obrigações tributárias pode ser utilizado para aumentar o corpo de funcionários da sua loja de materiais de construção. Isso traz benefícios para todos os envolvidos.

Sua loja terá a oportunidade de poder proporcionar um atendimento diferenciado, sem sobrecarregar funcionários e destinar alguns deles para funções específicas (por exemplo, poder contratar um profissional específico apenas para separação de pedidos para entrega, sem que os atendentes precisem fazer isso na brecha entre um atendimento e outro).

Já o profissional terá a oportunidade de ter uma melhor colocação no mercado, aumentar seu poder aquisitivo e ter uma melhor qualidade de vida. E a região como um todo ganha com a oportunidade de aquecer a economia. Afinal, com mais pessoas consumindo, o mercado regional se fortalece.

Melhora sua imagem no mercado

Uma das formas de obter incentivos fiscais para seu negócio é realizando atividades sociais (como doações para ONGs, incentivos para cultura e esporte, entre outros). Com isso, o nome da sua loja aparecerá com maior frequência neste tipo de situação e ficará visível para seu público as causas que apoia.

Hoje, muitos clientes buscam não só empresas que tenham bons itens mas, também, que estejam alinhados com causas e princípios que acreditam. Então, participar deste tipo de ação ajuda a melhorar ainda mais a sua imagem no mercado.

Os incentivos fiscais são uma ótima oportunidade para você conseguir melhorar as finanças da sua loja, torná-la mais competitiva e garantir diversos benefícios. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Mas, se ainda tiver ficado alguma questão em aberto, deixe nos comentários e responderemos a você!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…