A comunicação interna assertiva é indispensável para o sucesso de uma loja de material de construção. A prática mantém as equipes bem informadas e permite que elas trabalhem com mais eficiência, além de permitir que o gestor ou proprietário do negócio fique sempre bem informado sobre tudo o que acontece à sua volta.
Se houver problemas de comunicação, o varejista precisa buscar a integração entre os setores e encontrar maneiras de solucionar os entraves. Há várias questões envolvidas nessa área, por exemplo, reuniões ineficazes, falta de feedbacks, desorganização, mensagens perdidas, sobrecarga de e-mails etc. Neste conteúdo, vamos explicar como resolver essas dificuldades e melhorar os resultados da sua loja.
Quer entender a importância da integração entre setores para alcançar bons resultados na empresa? Prossiga!
Como a falta de integração entre setores pode gerar problemas na empresa?
Várias estratégias dessa área são utilizadas para melhorar o clima de uma empresa, como motivar os colaboradores e vendedores, delegar tarefas e manter um fluxo saudável de informações. Por outro lado, as falhas na comunicação interna de uma loja podem causar eventos negativos que influenciam na sua lucratividade. Veja a seguir os principais problemas decorrentes da não integração entre os setores!
Informações desencontradas
Os varejistas bem-sucedidos são aqueles que ficam atentos aos processos comunicativos. A ausência de feedbacks é um erro que pode atrapalhar o desempenho dos colaboradores de todos os departamentos. É importante dar retornos negativos e positivos para as pessoas que trabalham na loja de modo que elas possam se aperfeiçoar.
As críticas positivas são construtivas e ajudam os profissionais a melhorar a sua postura no ambiente de trabalho. Se o gestor não dá feedback sobre as atividades, transmite a sensação de ingerência ou indiferença. Os elogios, por sua vez, fazem com que os colaboradores se sintam reconhecidos, valorizados, motivados e confiantes para produzir melhor.
Redução da produtividade
A perda de produtividade é outra consequência da ausência de comunicação interna e de integração entre os setores. Colaboradores que não têm retorno sobre o seu desempenho tendem a ficar descontentes e desmotivados ao se sentirem invisíveis. Com isso eles produzem menos e acabam atrapalhando o desempenho uns dos outros ao compartilhar os seus sentimentos.
Aumento de despesas
A ausência de integração entre os setores e as falhas nos processos de comunicação interna aumentam os gastos da loja de materiais de construção. Esses fatores geram gargalos, pois as informações se perdem entre os setores diante da ausência de fluxos internos de mensagens automatizadas. Os dados ficam descentralizados e as solicitações de processos são perdidas.
Consequentemente, surgem os atrasos nos prazos, os retrabalhos, a perda de cliente e outros problemas que interferem nas vendas e no faturamento. Os ruídos de comunicação também são a causa de desinformação, propagação de notícias falsas, discrepância entre os objetivos traçados pelo varejista e outros gargalos que elevam os gastos do negócio.
Incompreensão da cultura da loja
As falhas na comunicação provenientes da não integração entre os setores atrapalha a compreensão da missão, visão e posicionamento do negócio. Os colaboradores não conseguem compreender a cultura da loja e ficam sem um direcionamento para o desenvolvimento de suas tarefas. É importante investir na transmissão das informações para criar uma sinergia entre os departamentos.
Como resolver problemas decorrentes da falta de comunicação colaborativa?
Há várias formas de desenvolver a comunicação interna nas lojas do varejo. O lojista precisa escolher uma ou várias estratégias para aprimorar os processos comunicativos e eliminar os problemas oriundos de ruídos. Contudo, é necessário fazer investimentos para integrar os departamentos e obter excelentes resultados. Observe a seguir algumas soluções para evitar as falhas!
Usar canais de comunicação eficientes
As questões relacionadas aos erros de comunicação interna podem ser solucionadas com o uso de canais de comunicação eficazes. Existem ferramentas que centralizam os dados da loja em um único ambiente, criam fluxos de mensagens entre os colaboradores, automatizam processos internos e facilitam a rotina de todos os profissionais envolvidos.
Investir em ferramentas que proporcionem integração
Busque soluções que atendam as necessidades da sua loja e sirvam para enfrentar as falhas na comunicação interna. Algumas tecnologias acessíveis melhoram as práticas comunicativas de um negócio e trazem excelentes resultados em médio e longo prazo. Esses investimentos são fundamentais para a sobrevivência das empresas em virtude do fenômeno da transformação digital.
Conhecer os seus colaboradores
O varejista precisa se aproximar dos seus colaboradores para compreender o potencial de cada um e fazer um alinhamento entre eles e as estratégias da loja. Estude os profissionais contratados e as técnicas que pretende aplicar para alavancar as suas vendas. Forneça informações básicas ao público interno, tais como história do negócio, objetivos, valores cultura, entre outros.
Elaborar um planejamento
Elabore um planejamento para aperfeiçoar a comunicação interna e integrar os departamentos da sua loja. Um plano consistente e organizado ajuda a antecipar ações que deverão ser realizadas e determinar as metas a serem alcançadas. Entre os principais objetivos da estratégia, o gestor pode incluir a diminuição do turnover da empresa e o aumento do nível de satisfação dos funcionários.
Incentivar a clareza na comunicação
Incentive os colaboradores para que desenvolvam uma comunicação clara e objetiva entre si e com seus líderes. A mensagem pode vir de outros departamentos, mas precisa ser compreendida pelos destinatários, razão pela qual é melhor que haja simplicidade nos diálogos. Por isso é importante conhecer o perfil dos profissionais que vão receber as informações.
Desburocratizar o contato entre os departamentos
As barreiras de contato são responsáveis pela criação de grupos isolados que retêm dados relevantes do negócio. Por este motivo, elas precisam ser eliminadas e a troca de mensagens desburocratizada entre os setores da sua loja. Implemente processos rápidos e simples, utilize um sistema de gestão integrada e crie uma área de lazer conjunta.
Abra espaços para conversar e permita que as informações fluam de maneira natural. Seja transparente no relacionamento com os funcionários e mantenha-os informados das notícias ruins ou boas da loja. Com isso, conseguirá ganhar o comprometimento e a confiança do seu público interno. Os colaboradores devem ser os primeiros a entender as mudanças em suas rotinas.
Entendeu quais são os problemas da falta de integração entre setores e como resolvê-los? Saiba que uma empresa especializada pode ajudar na integração entre os diversos setores da empresa e gerar benefícios para a sua loja de material de construção. Ela pode apontar a melhor solução tecnológica que seja planejada e personalizada para o seu negócio.
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