Muitos lojistas que trabalham com material de construção ainda têm dúvidas sobre o funcionamento ERP e Interface de Programação de Aplicações (API). A integração desses conceitos garante que os aplicativos, ferramentas e softwares interajam com eficiência e promovam atualizações de dados em tempo real. Consequentemente, as informações são centralizadas para facilitar a atuação dos gestores do negócio.
Essa integração traz diversos benefícios para os varejistas, visto que os fornecedores dessas tecnologias desenvolvem APIs próprias para facilitar a conexão. Desse modo, as aplicações se conectam com outras ferramentas e funcionalidades sem a necessidade de criar uma interface à sua própria interface. No entanto, é necessário investir em segurança das informações que não podem ser vazadas.
Quer saber um pouco mais sobre a integração do ERP com outros sistemas utilizados no varejo? Continue lendo este artigo!
O que são as APIs de integração?
APIs de integração são soluções que podem definir como os programas externos e os softwares vão interagir. Elas fazem com que as informações dos aplicativos de ERP se tornem mais acessíveis e sejam disponibilizadas para outras ferramentas. Portanto, a API atua fazendo intermediação entre um programa e um ERP, solicita dados, recebe o pedido e entrega informações relevantes.
Uma API é capaz de controlar os dados solicitados e determinar como serão efetuadas as entregas se existirem permissões apropriadas. Quando elas entram em ação, transferem os dados de um software para o outro ao permitir que as atribuições internas do programa compartilhem informações sem precisar revelar o código-fonte. Dessa maneira, elas diminuem os riscos e economizam tempo.
Para que servem as APIs de integração?
A API é realmente a interface de programação de aplicações capaz de definir o modo como o ERP deve interagir com outras ferramentas e programas. Essas soluções tecnológicas asseguram que os dados dos softwares sejam integrados e disponibilizados para outras tecnologias, visto que elas conseguem controlar o fluxo de informações. Observe abaixo mais detalhes:
- sistemas homologados para a importação e exportação de arquivos XML;
- associação de sistemas utilizados no departamento administrativo com os implementados nos pontos de vendas;
- uso da Internet para interligar rede interna com ambientes geograficamente distantes;
- recuperação das reduções Z geradas pelos pontos de venda para lançamentos em plataformas;
- comunicação do ERP com impressoras fiscais;
- elaboração de relatórios obrigatórios envolvendo, por exemplo, transações do SPED;
- emissão e envio de Notas Fiscais eletrônicas à Receita Federal e outros documentos ao Fisco;
- formação de cadastro de parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores;
- controle do fluxo de caixa em outras lojas da mesma rede;
- interação facilitada e ilimitada dos clientes com recursos e aplicativos fornecidos pelo ERP;
- atualizações automáticas de todos os sistemas usados nas lojas;
- conhecimento dos produtos disponíveis no estoque para serem colocados à venda.
Por outro lado, as equipes que atuam diretamente com as vendas internas e externas podem conferir instantaneamente o estoque atualizado de mercadorias. Os vendedores têm acesso às tabelas de preços e conseguem verificar as informações financeiras dos potenciais clientes. Além disso, é possível reduzir os gargalos, eliminar burocracias, diminuir os retrabalhos e executar ações aprimoradas de venda.
O que observar antes da escolha do ERP com relação à integração?
Como você pode ver, as APIs possibilitam frequentes atualizações das informações das lojas de materiais de construção. Ao serem integradas aos ERPs, essas ferramentas efetuam a centralização dos dados ainda que os processos internos e externos sejam complexos e desafiadores. Elas contribuem em momentos decisivos para os negócios. Veja a seguir o que deve ser observado antes de implementá-las!
Garantia de atualização da API
Existem empresas que criam APIs e as disponibilizam no mercado para que os lojistas do varejo façam a aquisição. Mas, para que o investimento seja válido, observe se há garantia de que ao adquirir essa ferramenta ela vai funcionar e estar perfeitamente alinhada com outros aplicativos ou softwares que já são utilizados pelos colaboradores, parceiros e clientes.
É preciso observar vários fatores que afetam de forma negativa o andamento da API durante a atualização dos aplicativos. Converse com o desenvolvedor, faça pesquisas sobre as funcionalidades da ferramenta, as vantagens que ela trará e o suporte oferecido pelo futuro parceiro. A melhor opção é escolher um software personalizado para a sua área de atuação.
Complexidade para o setor de TI
As APIs tornam as atividades do profissional de TI mais complexas, visto que elas precisam ser implementadas e depois mantidas continuamente em conformidade com outras ferramentas. Verifique o que acontecerá se não tiver um técnico para fazer esses processos de atualização corretamente para a atuação eficiente dos sistemas, ERP e aplicativos.
Procure uma alternativa que traga menos complexidade para a sua loja e que não exija a elaboração ou implementação de soluções urgentes para que as atividades continuem sendo executadas normalmente. Confira ainda se o desenvolvedor oferece planos de contingência, faz revisões periódicas, atende os chamados com agilidade e tem reconhecimento no mercado.
Profissionais qualificados
O parceiro escolhido para o fornecimento da API precisa colocar à disposição da sua loja um sistema de gerenciamento de APIs eficaz e profissionais qualificados para acompanhar o processo de implementação. Talvez seja necessário utilizar uma ou mais interfaces de programação de aplicações para a conexão com todas as funções do ERP.
Por esse motivo, os colaboradores externos estarão mais preparados para trabalhar com os inúmeros pontos de complexidade e vulnerabilidades que deverão ser sanadas para não expor o seu negócio. Eles saberão quais são os potenciais pontos de falha e como podem ser facilmente eliminados sem que você precise se preocupar com a contratação interna de profissionais qualificados.
Vulnerabilidades existentes
Certifique-se a respeito das vulnerabilidades das APIs comercializadas pelo futuro parceiro, já que os sistemas operacionais conectados com o auxílio da rede podem apresentar falhas. Uma API pode deixar o seu negócio vulnerável ao criar brechas que permitam o acesso aos hackers ou a entrada de arquivos maliciosos que facilitam o vazamento dos dados confidenciais.
Diante disso, será necessário investir em segurança da informação para proteger todos os dispositivos utilizados nas operações da sua loja. Sistemas de endpoints e firewalls devem compor o pacote para o monitoramento e controle adequado de eventuais vulnerabilidades. O desenvolvedor precisa se responsabilizar pela segurança da API, monitorá-la e permitir a realização de auditorias.
Como funciona a integração da API com e-commerce?
A API pode ser integrada ao e-commerce para reverter uma situação de abandono de carrinho, por exemplo. A tecnologia é capaz de enviar mensagens com orientações ou oferecendo vantagens para convencer o cliente a finalizar a compra. Desse modo, o lojista não precisa identificar todos os abandonos e realizar os envios de e-mails manualmente.
Uma API pode realizar a comparação dos preços e gerar relatórios automáticos com os valores praticados pelos concorrentes. Essa solução pode fazer o cadastramento dos produtos ao conectar o banco de dados que já apresenta os dados detalhados de cada item, além de integrar as interações das mídias sociais ao site para dar visibilidade às avaliações e comentários.
Entendeu como funciona a integração do ERP com outros sistemas e APIs? A interface de programação de aplicações fortalece a marca e aumenta a credibilidade das lojas de materiais de construção. As ferramentas são capazes de apontar práticas fraudulentas, identificar atividades suspeitas e proteger as finanças do seu negócio e muito mais.
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