Você sabe como funciona a integração do ERP com outros sistemas?

Muitos lojistas que trabalham com material de construção ainda têm dúvidas sobre o funcionamento ERP e Interface de Programação de Aplicações (API). A integração desses conceitos garante que os aplicativos, ferramentas e softwares interajam com eficiência e promovam atualizações de dados em tempo real. Consequentemente, as informações são centralizadas para facilitar a atuação dos gestores do negócio.

Essa integração traz diversos benefícios para os varejistas, visto que os fornecedores dessas tecnologias desenvolvem APIs próprias para facilitar a conexão. Desse modo, as aplicações se conectam com outras ferramentas e funcionalidades sem a necessidade de criar uma interface à sua própria interface. No entanto, é necessário investir em segurança das informações que não podem ser vazadas.

Quer saber um pouco mais sobre a integração do ERP com outros sistemas utilizados no varejo? Continue lendo este artigo!

O que são as APIs de integração? 

APIs de integração são soluções que podem definir como os programas externos e os softwares vão interagir. Elas fazem com que as informações dos aplicativos de ERP se tornem mais acessíveis e sejam disponibilizadas para outras ferramentas. Portanto, a API atua fazendo intermediação entre um programa e um ERP, solicita dados, recebe o pedido e entrega informações relevantes.

Uma API é capaz de controlar os dados solicitados e determinar como serão efetuadas as entregas se existirem permissões apropriadas. Quando elas entram em ação, transferem os dados de um software para o outro ao permitir que as atribuições internas do programa compartilhem informações sem precisar revelar o código-fonte. Dessa maneira, elas diminuem os riscos e economizam tempo.

Para que servem as APIs de integração?

A API é realmente a interface de programação de aplicações capaz de definir o modo como o ERP deve interagir com outras ferramentas e programas. Essas soluções tecnológicas asseguram que os dados dos softwares sejam integrados e disponibilizados para outras tecnologias, visto que elas conseguem controlar o fluxo de informações. Observe abaixo mais detalhes:

  • sistemas homologados para a importação e exportação de arquivos XML;
  • associação de sistemas utilizados no departamento administrativo com os implementados nos pontos de vendas;
  • uso da Internet para interligar rede interna com ambientes geograficamente distantes;
  • recuperação das reduções Z geradas pelos pontos de venda para lançamentos em plataformas;
  • comunicação do ERP com impressoras fiscais;
  • elaboração de relatórios obrigatórios envolvendo, por exemplo, transações do SPED;
  • emissão e envio de Notas Fiscais eletrônicas à Receita Federal e outros documentos ao Fisco;
  • formação de cadastro de parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores;
  • controle do fluxo de caixa em outras lojas da mesma rede;
  • interação facilitada e ilimitada dos clientes com recursos e aplicativos fornecidos pelo ERP;
  • atualizações automáticas de todos os sistemas usados nas lojas;
  • conhecimento dos produtos disponíveis no estoque para serem colocados à venda.

Por outro lado, as equipes que atuam diretamente com as vendas internas e externas podem conferir instantaneamente o estoque atualizado de mercadorias. Os vendedores têm acesso às tabelas de preços e conseguem verificar as informações financeiras dos potenciais clientes. Além disso, é possível reduzir os gargalos, eliminar burocracias, diminuir os retrabalhos e executar ações aprimoradas de venda. 

O que observar antes da escolha do ERP com relação à integração?

Como você pode ver, as APIs possibilitam frequentes atualizações das informações das lojas de materiais de construção. Ao serem integradas aos ERPs, essas ferramentas efetuam a centralização dos dados ainda que os processos internos e externos sejam complexos e desafiadores. Elas contribuem em momentos decisivos para os negócios. Veja a seguir o que deve ser observado antes de implementá-las!

Garantia de atualização da API

Existem empresas que criam APIs e as disponibilizam no mercado para que os lojistas do varejo façam a aquisição. Mas, para que o investimento seja válido, observe se há garantia de que ao adquirir essa ferramenta ela vai funcionar e estar perfeitamente alinhada com outros aplicativos ou softwares que já são utilizados pelos colaboradores, parceiros e clientes.

É preciso observar vários fatores que afetam de forma negativa o andamento da API durante a atualização dos aplicativos. Converse com o desenvolvedor, faça pesquisas sobre as funcionalidades da ferramenta, as vantagens que ela trará e o suporte oferecido pelo futuro parceiro. A melhor opção é escolher um software personalizado para a sua área de atuação.

Complexidade para o setor de TI

As APIs tornam as atividades do profissional de TI mais complexas, visto que elas precisam ser implementadas e depois mantidas continuamente em conformidade com outras ferramentas. Verifique o que acontecerá se não tiver um técnico para fazer esses processos de atualização corretamente para a atuação eficiente dos sistemas, ERP e aplicativos.

Procure uma alternativa que traga menos complexidade para a sua loja e que não exija a elaboração ou implementação de soluções urgentes para que as atividades continuem sendo executadas normalmente. Confira ainda se o desenvolvedor oferece planos de contingência, faz revisões periódicas, atende os chamados com agilidade e tem reconhecimento no mercado.

Profissionais qualificados 

O parceiro escolhido para o fornecimento da API precisa colocar à disposição da sua loja um sistema de gerenciamento de APIs eficaz e profissionais qualificados para acompanhar o processo de implementação. Talvez seja necessário utilizar uma ou mais interfaces de programação de aplicações para a conexão com todas as funções do ERP.

Por esse motivo, os colaboradores externos estarão mais preparados para trabalhar com os inúmeros pontos de complexidade e vulnerabilidades que deverão ser sanadas para não expor o seu negócio. Eles saberão quais são os potenciais pontos de falha e como podem ser facilmente eliminados sem que você precise se preocupar com a contratação interna de profissionais qualificados.

Vulnerabilidades existentes

Certifique-se a respeito das vulnerabilidades das APIs comercializadas pelo futuro parceiro, já que os sistemas operacionais conectados com o auxílio da rede podem apresentar falhas. Uma API pode deixar o seu negócio vulnerável ao criar brechas que permitam o acesso aos hackers ou a entrada de arquivos maliciosos que facilitam o vazamento dos dados confidenciais.

Diante disso, será necessário investir em segurança da informação para proteger todos os dispositivos utilizados nas operações da sua loja. Sistemas de endpoints e firewalls devem compor o pacote para o monitoramento e controle adequado de eventuais vulnerabilidades. O desenvolvedor precisa se responsabilizar pela segurança da API, monitorá-la e permitir a realização de auditorias. 

Como funciona a integração da API com e-commerce?

A API pode ser integrada ao e-commerce para reverter uma situação de abandono de carrinho, por exemplo. A tecnologia é capaz de enviar mensagens com orientações ou oferecendo vantagens para convencer o cliente a finalizar a compra. Desse modo, o lojista não precisa identificar todos os abandonos e realizar os envios de e-mails manualmente.

Uma API pode realizar a comparação dos preços e gerar relatórios automáticos com os valores praticados pelos concorrentes. Essa solução pode fazer o cadastramento dos produtos ao conectar o banco de dados que já apresenta os dados detalhados de cada item, além de integrar as interações das mídias sociais ao site para dar visibilidade às avaliações e comentários.

Entendeu como funciona a integração do ERP com outros sistemas e APIs? A interface de programação de aplicações fortalece a marca e aumenta a credibilidade das lojas de materiais de construção. As ferramentas são capazes de apontar práticas fraudulentas, identificar atividades suspeitas e proteger as finanças do seu negócio e muito mais. 

Gostaria de obter mais informações relevantes sobre o assunto? Entre em contato com o nosso time de especialistas e fique por dentro!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…