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Hoje em dia, a inteligência de negócios é essencial para garantir que a tomada de decisões seja mais assertiva nas empresas. O varejo, especialmente as lojas de materiais de construção, deve se valer dessa ferramenta para ganhar vantagem competitiva.

Afinal, ela permite ter conhecimento sobre detalhes da gestão que fazem toda a diferença em um mercado acirrado como o atual. Além disso, ajuda a compreender as transformações pelas quais o comportamento de consumo vem passando para vender mais.

Nesse cenário, que tal aprender como isso funciona a favor do seu estabelecimento? Confira a seguir!

O que é a inteligência de negócios?

Inteligência de negócios é uma ferramenta gerencial capaz de coletar, consolidar, tratar e analisar sistematicamente informações empresariais ao integrar softwares, aplicativos, soluções tecnológicas, infraestrutura de TI, metodologias analíticas, estratégias e processos de gestão para tanto.

A partir disso, tudo o que ocorre dentro da empresa — desde o operacional até o comercial — e os elementos mercadológicos externos que têm relação com o empreendimento são usados como fonte para construir tais bases, permitindo ter precisão para:

  • identificar oportunidades ou riscos;
  • antecipar cenários;
  • adaptar-se a mudanças;
  • responder a novas demandas;
  • acompanhar tendências;
  • direcionar recursos;
  • perceber erros ou barreiras.

Com esse conhecimento, os responsáveis pelo gerenciamento organizacional passam a tomar decisões de forma mais assertiva, reduzindo perdas, minimizando o impacto de situações negativas e maximizando o aproveitamento de vantagens competitivas.

Qual é o seu impacto no setor varejista?

As aplicações da inteligência de negócios no varejo vão desde a melhoria do controle de estoques até a otimização dos processos comerciais, sendo importantes por elevarem o desempenho da empresa em prol de aumentar sua lucratividade.

Na prática, isso ajuda a prever quais serão as demandas futuras, a fim de garantir que as compras sejam precisas, evitando tanto excessos e desperdícios quanto dificuldades no abastecimento. Isso ainda oportuniza realizar negociações vantajosas com os fornecedores.

Outro impacto ocorre nas estratégias de marketing e vendas. Afinal, é possível entender os perfis de consumo atendidos, associando características e comportamentos a preferências, para identificar quais são as abordagens com mais chances de sucesso em cada etapa da jornada de consumo.

Além disso, suas informações fornecem uma visão completa sobre o funcionamento do estabelecimento, destacando pontos em que há falhas ou situações que podem ser melhoradas para ampliar a produtividade empresarial. 

Um exemplo são as perdas por problemas evitáveis no armazenamento das mercadorias que acontecem em lojas de materiais de construção, incluindo sacos de cimento molhados pela umidade ou quebras de azulejos no transporte.

Como ela pode ajudar na tomada de decisões estratégicas em lojas de materiais de construção?

A tomada de decisão estratégica é o ponto em que o uso da inteligência de negócios chega ao seu ápice. Isso porque todas as informações obtidas, cruzamentos e associações entre elas geram descobertas altamente precisas que mudam totalmente as escolhas. 

Tratando-se de lojas de materiais de construção, seu aproveitamento inclui tomar conhecimento sobre:

  • o cenário atual da empresa, para avaliar quais são as necessidades e as ações a realizar. Por exemplo, qual mercadoria tem uma ampla quantidade estocada há muito tempo, requerendo que a gestão adote estratégias para incentivar que seja consumida;
  • o histórico dos processos e das negociações, a fim de ter uma referência, como quanto é vendido de cada item em cada mês, ajudando a fazer aquisições de acordo com as sazonalidades do seu mercado;
  • as indicações acerca de quais são as probabilidades de que um evento ocorra no futuro. Nesse caso, um aumento de demanda que exija ampliar seu estoque é uma forma de exemplificar;
  • a definição de padrões de comportamento e das tendências associadas a eles. Isso pode acontecer ao verificar o crescimento de compras para projetos “faça você mesmo”, fazendo o estabelecimento acrescentar ao seu mix produtos para agradar a esse público.

Quais são os benefícios de usar essa ferramenta nas lojas de materiais de construção?

As diversas aplicações possíveis da inteligência de negócios em lojas de materiais de construção são muito benéficas para esse tipo de empreendimento. Entre as vantagens que proporciona estão:

  • aumento da eficiência operacional, gerencial, logística e de armazenamento, ao facilitar a identificação de falhas ou de oportunidades nos processos, permitindo criar fluxos otimizados;
  • elevação da produtividade da equipe, por indicar o caminho mais ágil e qualificado para atingir os objetivos, enquanto ajuda a reduzir dificuldades que atrapalham nisso;
  • melhora da experiência do cliente, a partir do aproveitamento das informações, para construir desde campanhas de marketing até procedimentos de atendimento que respondam às necessidades do público-alvo e ampliem sua satisfação;
  • maximização do retorno sobre os investimentos, ao direcionar os recursos ao que realmente agrega valor ou às situações que levam a resultados efetivos;
  • diminuição dos custos e desperdícios em decorrência das otimizações geradas com base no conhecimento produzido acerca da empresa como um todo;
  • maior facilidade para acompanhar tendências e prever cenários, possibilitando a percepção com antecedência de aspectos que influenciam o estabelecimento, para garantir a competitividade.

Por que acompanhar as tendências do seu setor de atuação?

Entre os muitos diferenciais que investir na inteligência de negócio gera, a antecipação de tendências se destaca. Afinal, trata-se de um processo que prevê quais são os cenários mais prováveis, permitindo à gestão agir com antecedência para responder a eles.

Como efeito, o empreendimento fica preparado para não perder clientes e, ainda, passa a chamar atenção por sua capacidade de entregar produtos ou serviços de acordo com a demanda. Por outro lado, se são previsões negativas, a empresa consegue tomar decisões e criar estratégias que impeçam ou limitem seus impactos. 

Nesse sentido, acompanhar o que está no futuro do seu setor de atuação é essencial, já que situações específicas podem acontecer nele sem atingir outras áreas da economia, abrindo oportunidades ou espaço para ameaças ao seu estabelecimento. 

Uma forma de exemplificar isso aplicada ao varejo de materiais de construção é o fato de que esse ramo recebe influência de políticas públicas, investimentos privados e propostas financeiras que se limitam à área de construção civil.

A inteligência de negócios é uma ferramenta que gera resultados apoiando a tomada de decisão estratégica. Ou seja, suas vantagens são decorrentes da capacidade de dar visibilidade a aspectos organizacionais e mercadológicos que impactam o empreendimento.

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