A Indústria 5.0 está construindo uma sociedade inteligente, com o relacionamento mais eficiente entre máquinas, pessoas e robôs. Nesse cenário, a Logística 5.0 abarca o uso de soluções tecnológicas que funcionam sem a necessidade de um colaborador humano. O conceito visa à obtenção de benefícios que podem ser provenientes das pessoas ou dos equipamentos na cadeia de abastecimento.
A Logística 5.0 é diferente da 4.0, que visava à produção de conhecimentos pelos trabalhadores com o auxílio das tecnologias. Ela promete produzir informação por meio da inteligência artificial (IA) e colocá-la a serviço da sociedade. Neste artigo, vamos explicar como é possível aproveitar o potencial transformador e as vantagens desse segmento.
Gostaria de saber como a Logística 5.0 se diferencia das versões anteriores? Acompanhe a leitura!
O que é a Logística 5.0?
Logística 5.0 é um conceito que se refere ao sistema de trabalho colaborativo entre robôs e humanos, capaz de criar uma cadeia de abastecimento não manipulada por pessoas. Os termos abrangem a redução do risco e do desperdício com base em dados atualizados e instantâneos, desenvolvendo parcerias mais estratégicas e automatizando a integração de operações logísticas de terceiros.
Com a Logística 5.0, os sistemas estarão interconectados como nunca estiveram anteriormente. Trata-se de um novo modo de fazer negócios, maximizar a eficiência e permitir que os robôs executem tarefas demoradas, difíceis e perigosas para colaboradores humanos. Ela é uma resposta ao modelo de indústria 5.0, cuja transição tem o foco na minimização dos impactos ambientais.
Essa nova tecnologia permite a realização de mudanças de mentalidade, sem interferir na competitividade e na rentabilidade. A sua base surgiu porque a integração passou a ser uma das prioridades sociais, em conjunto com as inovações tecnológicas. O conceito inclui o foco no fator humano, que passa a ser visto como um investimento, na sustentabilidade e na resiliência.
Quais os benefícios para as lojas de materiais de construção?
Na Logística 5.0, a tecnologia é adaptada conforme as necessidades dos trabalhadores para atrair e reter os talentos. O seu paradigma abarca o aceleramento do conceito anterior e a busca por maiores benefícios ecológicos e sociais para criar um ambiente sinérgico eficaz. Veja a seguir algumas vantagens provenientes dessa nova denominação!
Otimização da gestão de estoque
Como a Logística 5.0 incorpora a Internet das Coisas, IA e tecnologias de análise de Big Data nos processos da loja de materiais de construção, os gestores poderão usar as suas ferramentas para otimizar a gestão do estoque do seu estabelecimento comercial. O uso de um sistema integrado pode oferecer mais flexibilidade, registro de itens customizado e muito mais.
Melhoria na experiência do cliente
O transporte e os armazéns inteligentes da Logística 5.0 vão melhorar a experiência dos clientes, visto que facilitarão a obtenção de respostas sobre os produtos. Os consumidores poderão ver como os itens são produzidos, onde eles estão e para onde estão sendo encaminhados em tempo real. O conceito aumentará a produtividade e trará visibilidade às operações internas.
Redução de custos
A Logística 5.0 requer o uso de um mecanismo autônomo para a produção, distribuição, armazenamento, transporte e compra de materiais de construção. Com as atividades automatizadas, intervenções de sistemas inteligentes e serviços personalizados, os custos dos negócios tendem a diminuir, especialmente porque o trabalho humano exige capacidade intelectual, e não força física.
Descobriu como a Logística 5.0 pode revolucionar a sua loja de construção? Essa é uma evolução importante, já que a transformação digital exige a adaptação dos lojistas, fornecedores, distribuidores, fabricantes e vendedores. As lojas que se prepararem para implementar as novas soluções e estiverem abertas à inovação têm mais chances de ter sucesso nos próximos anos.
Gostou do post? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!