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A logística de entrega pode ser o calcanhar de Aquiles de muitas lojas de materiais de construção. Isso porque esse processo, quando não bem realizado, pode proporcionar prejuízos tanto financeiros quanto problemas de imagem no mercado.

Seja para vender itens para seus clientes regionais ou, ainda, expandir suas possibilidades de atuação, é fundamental cuidar dessa questão, minimizar erros e potencializar estratégias. Por isso, veja a seguir dicas importantes para você adotar em seu negócio. Boa leitura.

Faça controle de estoque

Um primeiro ponto para ter uma logística de entrega mais eficiente é, justamente, ter um controle de inventário eficiente. Mas como essas duas questões estão correlacionadas? Em primeiro lugar, se você vende um produto que não está disponível no momento (mas está em vias de reposição), já terá uma certa redução na agilidade de entrega para seu cliente, o que poderá comprometer a entrega.

Além disso, essa questão diz respeito também à organização do estoque. Quando você tem um controle adequado, isso não fala apenas de saber quais itens estão presentes e suas respectivas quantidades, mas também sobre metodologias de organização.

Assim, quando o profissional for buscar o item, ele saberá exatamente a localização, bem como também não comprometerá a arrumação atual, desorganizando o ambiente. Há maior agilidade e redução de erros nos processos.

Fique de olho em avarias

Na área de construção temos um ponto delicado: a avaria é um comprometimento sério da usabilidade do item. Por exemplo, se seu cliente receber uma caixa de pisos nas quais tenha itens lascados, tornará o seu uso impossível. Assim, quem fizer a separação deve fazer a conferência para avaliar se os itens estão intactos ou se há avarias.

Nos casos em que há algum tipo de problema, pode-se retirar as peças com problemas e criar pontas de estoque. Nesse caso, com a pessoa devidamente avisada, ela saberá que não poderá ter possibilidade de troca no futuro e, portanto, está assumindo o risco.

Entregue o produto intacto

Após sair da sua loja de materiais de construção, é fundamental que você também garanta que ele não só esteja intacto, mas chegue também de forma correta para seu cliente. Por isso, o processo de transporte também merece sua atenção para ter uma boa logística de entregas. Confira a seguir alguns pontos que você precisa cuidar:

  • tenha uma boa parceria de transporte;
  • garanta que a carga esteja devidamente acondicionada no veículo;
  • tenha as embalagens adequadas para realizar os processos de transporte;
  • treine os colaboradores para realizar os processos de carga e descarga adequadamente;
  • tenha documentos para o cliente que atestem a chegada dos itens em boas condições, para ser um respaldo para seu negócio.

Faça o planejamento de rotas

Cada vez mais precisamos ter uma otimização no transporte de cargas, justamente, porque a alta no preço dos insumos tem representado um custo a mais para as organizações. Por isso, o planejamento de rotas precisa ser feito de forma consistente para evitar prejuízos.

Além disso, considere também a questão do tempo e, consequentemente, a experiência do cliente. Afinal, muitas vezes há a promessa de que a entrega será feita dentro de um determinado período de tempo. Para evitar problemas, você deve considerar a melhor rota para evitar atrasos devidos a congestionamentos, por exemplo.

O planejamento de rotas gera, assim, um melhor custo-benefício para sua empresa. É possível ter maior agilidade, menores custos, menores prejuízos para os veículos e, assim, evitar prejudicar os veículos de entrega da sua loja de materiais de construção e garantir maior eficácia.

Com um planejamento de rotas eficiente, é possível, inclusive, oferecer serviços diferenciados (como o same-day delivery). Com isso, pode conseguir conquistar clientes e superar seus concorrentes.

Utilize a logística reversa

Outro ponto importante para garantir melhores resultados na logística de entrega é ter um bom serviço de logística reversa. Isso é importante, principalmente, em casos nos quais torna-se importante ter a devolução ou troca dos itens.

Por exemplo, se o seu cliente quer trocar um determinado revestimento por outro modelo, a sua loja pode oferecer a possibilidade de que um entregador vá até à residência e recolha a primeira opção adquirida e leve o novo revestimento.

Como os itens de uma loja de materiais de construção tendem a ter uma maior dificuldade de serem conduzidos por veículos tradicionais (carros e motos) e, também, muitos não possuem veículo próprio, proporcionar a logística reversa pode ser fundamental, também, como uma forma de conquistar clientes que consideram isso um diferencial.

Conte com tecnologias que otimizem processos

Todos os pontos listados acima precisam ter o suporte de tecnologias e softwares específicos para que seja possível aplicá-los de forma eficiente, com automatização de determinados processos e, ainda, otimizar outras questões internas.

Por isso é fundamental ter ERPs focados exclusivamente para este setor e, assim, proporcionar melhores resultados para sua loja como um todo. Afinal, os processos estão sempre integrados e é fundamental ter uma solução que abrange as questões como um todo.

Otimizar a logística de entrega poderá ser o grande diferencial da sua loja de materiais de construção. Isso porque, muitas vezes, será ela a responsável por proporcionar uma melhor experiência do cliente e fidelizá-los a longo prazo.

Afinal, muitas vezes eles recorrem à sua loja justamente em um momento delicado (como problemas estruturais em sua residência) ou, então, quando precisam complementar algo em uma obra que está sendo realizada. Por isso, problemas na logística de entrega podem gerar insatisfações e, consequentemente, causar um afastamento da pessoa em relação à sua loja.

Além disso, o foco em logística de entrega de excelência promove outros benefícios, entre eles:

  • redução de custos;
  • maior agilidade nos processos;
  • garantia de entregas no prazo;
  • melhor experiência de consumo;
  • minimização de avarias nas peças (principalmente as que possuem maior fragilidade, como pisos e revestimentos), entre outros pontos.

Por isso é fundamental que você tenha todo o suporte necessário para realizar uma logística de entrega realmente eficiente. E como foi dito, as tecnologias são aliadas fundamentais para isso. Uma das grandes parcerias que você pode ter é com nosso ERP.

Quer saber mais sobre ele e como pode ajudá-lo nos processos logísticos? Então, entre em contato e converse com um de nossos atendentes. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!

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