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Gerenciar os diversos fatores que impactam a logística de entrega de uma empresa não é tarefa fácil. Requer habilidades gerenciais como controle, monitoramento e organização. Demanda tempo e, em virtude da variedade e quantidade de dados, é preciso contar com uma grande aliada: a tecnologia.

A tecnologia tem auxiliado na melhoria da eficiência e da organização dos processos e controles operacionais e gerenciais. Para o setor de logística isso tem trazido grandes benefícios como redução de custos, satisfação dos clientes, maior rentabilidade, melhoria na comunicação interna, entre outros.

Quer entregar o produto certo, na hora certa, para o cliente certo? Tudo isso com o menor custo possível? Então você quer aprender como melhorar a logística nas empresas! Leia este artigo e conheça nossas 9 dicas!

Como funciona o setor de logística?

Antes de saber como melhorar a logística nas empresas, é importante entender exatamente como funciona esse setor. A logística consiste na capacidade de fazer produtos e serviços chegarem na quantidade certa, para o cliente certo, no menor tempo e com o menor custo possível. Parece fácil, certo?! Mas não é tão simples assim, justamente porque é um setor que envolve muitos recursos:

  • mão de obra;
  • estoque;
  • transporte;
  • fornecedores;
  • prazos;
  • preços.

Por exemplo, uma loja de materiais de construção que atende no varejo terá uma logística muito complexa, porque precisa entregar uma grande variedade de produtos em pequenas quantidades para muitos clientes. Além disso, precisa ter um controle de estoque apurado para que não faltem produtos.

Como o setor logístico faz a diferença em sua empresa?

Você sabia que o setor logístico é um dos mais estratégicos e importantes para uma empresa? E se estamos falando do varejo, isso é ainda mais importante de ser observado. Afinal, falhas aqui impactam diretamente a experiência do cliente.

Imagine, por exemplo, que itens essenciais para obras estejam em falta em uma loja de materiais de construção. Um hábito recorrente dos clientes desse setor é comprar todos os itens necessários em uma mesma loja. Caso algum item importante esteja em falta, ela provavelmente buscará o concorrente para isso.

A própria função da logística é proporcionar a eficiência nos processos relacionados com eficiência, entrega e disponibilidade dos produtos comercializados pelo seu varejo. Quanto melhor ela for, maiores as chances de conseguir proporcionar um aumento no volume de vendas em seu negócio.

Além disso, alguns dos principais benefícios de uma logística eficiente são:

  • aumenta a produtividade do seu negócio;
  • evita extravios de produtos;
  • garante redução de desperdícios de produtos;
  • proporciona entregas mais ágeis para seus clientes;
  • proporciona possibilidade de revisar contratos que não estejam favoráveis com seus fornecedores, entre outros.

Quais dicas podem melhorar a logística das empresas?

Confira a seguir 9 dicas que vão ajudar a melhorar a logística da sua empresa e melhore seus resultados.

1. Organize os processos

A logística de uma empresa é eficiente quando os processos gerenciais e operacionais são organizados. A cadeia de suprimentos que envolve o setor de logística é composta por muitos processos. Começa pela compra, passa pelo controle de estoque, pela venda e pela entrega ao cliente final, até chegar ao recebimento da venda. Toda essa cadeia precisa estar organizada e funcionar como uma engrenagem. Se um desses processos falhar, a chance de toda a cadeia ser comprometida é grande.

Não é possível vender ou entregar um produto que não esteja no estoque, por exemplo. Por isso, é necessário que o controle de estoque esteja alinhado com os prazos de entrega. Entregar produtos em quantidades diferentes das que foram solicitadas pelo cliente também é um problema. Para que isso não aconteça é preciso criar mecanismos de organização de processos.

2. Controle a previsão de demanda

Ter um controle da previsão de demanda vai evitar que faltem produtos ou que eles fiquem estocados em excesso, limitando o espaço físico e deixando recursos estagnados. A logística eficaz passa, obrigatoriamente, pelo gerenciamento de estoque. É a quantidade de produtos no estoque que vai determinar se o cliente será atendido em tempo hábil ou não.

Por exemplo, a mesma loja de materiais de construção citada acima recebe o pedido de um produto que ela não tem em estoque, pois não tinha um controle de previsão de demanda. O cliente solicita o produto com urgência e a loja perderá essa venda em consequência de um erro de gestão.

3. Acompanhe o desempenho dos fornecedores

Para abastecer o estoque é imprescindível contar com bons fornecedores. Pedidos de última hora podem ocorrer e, nesses momentos, é bom saber com quais fornecedores é possível contar. Quando existe um acompanhamento de desempenho de fornecedores é mais fácil negociar preços, prazos e condições de pagamento.

4. Monitore o estoque

Monitorar o estoque é importante para determinar o momento certo de reposição para evitar que produtos fiquem por muito tempo parados ou faltem quando os clientes precisarem. É com o monitoramento do estoque, também, que é possível determinar se um produto tem demanda ou não.

As compras de clientes, principalmente em lojas varejistas, são imprevisíveis. Por isso, monitorar a quantidade de produtos no estoque vai impedir que o negócio perca vendas por não ter o produto em estoque e ele demorar a chegar.

5. Ofereça treinamento aos colaboradores

Os colaboradores são de extrema importância para o sucesso da logística de um negócio. Para isso, precisam ser qualificados e treinados para monitorar e organizar os processos, além de estarem familiarizados com a tecnologia para que saibam solucionar os possíveis problemas que aparecerão no dia a dia.

Um problema frequente é que muitos colaboradores não estão treinados para lidar com as tecnologias que surgem e não as enxergam como aliadas, mas como inimigas.

O treinamento fará com que exista uma afinidade entre a inovação e a mão de obra. Trabalhadores treinados diminuem custos porque estão aptos para encontrar soluções rápidas quando os problemas aparecem e conseguem diminuir os erros cometidos.

6. Monitore indicadores de desempenho

Para conseguir identificar se tudo está fluindo bem e, caso contrário, saber exatamente onde intervir, uma das formas é realizar o monitoramento adequado dos indicadores de desempenho em sua empresa do varejo.

Por exemplo, é possível verificar se os custos com combustível estão dentro dos patamares esperados ou, então, se eles estão se elevando (e, consequentemente, represente uma necessidade de manutenção nos veículos). Com isso, é possível promover uma lógica de melhoria contínua em seu negócio no setor logístico.

7. Promova integração entre as equipes

A logística em uma empresa de varejo pode ser composta de diferentes equipes, sejam elas em maior número (quando a cadeia logística é mais complexa e demanda mais times para gerenciar cada etapa) ou menor número (por exemplo, em lojas menores de materiais de construção). E os profissionais precisam conseguir trabalhar em sinergia nesses espaços.

Por isso, além dos treinamentos, aproveite o momento para estimular a integração entre os profissionais dos times. Com isso, será possível proporcionar ações coordenadas mais eficientes, trocas de informações mais bem realizadas e garantir maior sucesso para as ações logísticas.

Além disso, em caso de problemas, os profissionais terão uma postura mais colaborativa e poderão auxiliar uns aos outros quando necessário e isso poderá fazer toda a diferença em seu negócio.

8. Mantenha o monitoramento sobre as informações

A vantagem do momento atual em ter um maior volume de dados gerados no ambiente logístico só será aproveitada quando você monitorar essas informações e utilizá-las a seu favor no dia a dia. E isso tornará seu setor mais estratégico.

Por exemplo, ao identificar que há um gargalo na chegada de produtos dos seus fornecedores, é possível pensar se não seria melhor modificar os contratos, alterar prazos de reposição ou, ainda, em alguns casos, até mesmo, trocar a empresa fornecedora.

9. Utilize a tecnologia como aliada

Aqui está o grande diferencial de uma logística de sucesso. Todas as dicas citadas acima vão depender de como a empresa utiliza a tecnologia. É ela que tem ajudado os varejistas a agilizar a tomada de decisões e a melhorarem a sua rentabilidade.

A tecnologia é a responsável por integrar processos, contribuir para o controle de previsão de demanda e acompanhar o desempenho dos fornecedores. Os colaboradores vão utilizar os dados extraídos dessa tecnologia para tomar decisões.

Um sistema de gestão focado para o seu negócio possibilita a integração dos processos, a otimização e as tomadas de decisões dos gestores de forma muito mais ágil e precisa. 

O ERP MicroUniverso é altamente focado no varejo de material para construção proporcionando a otimização dos processos, a redução dos custos/prejuízos e traz ótimos resultados porque é capaz de gerar uma visão geral, ampla e integral de toda a empresa. Essa solução agrega agilidade e eficiência ao setor de logística, que necessita basicamente de rapidez e informações corretas.

As principais consequências para as empresas que conseguem melhorar suas logísticas e usam um software de gestão para isso são a redução dos custos e aumento da rentabilidade.

Gostou destas dicas, quer implantá-las na sua empresa, mas precisa de ajuda profissional? Entre em contato com a MicroUniverso!

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