Muitos empreendedores acreditam que uma loja lucrativa é sinônimo de ter um bom fluxo de caixa, porém, quando o assunto é lucratividade, é importante entender que dinheiro no caixa é só uma parte do processo. Aliás, para falar a verdade, é só uma prova de que as despesas do negócio estão pagas. Então o que seria exatamente uma avaliação da lucratividade?
Bem, isso não só significa ter condições de pagar as suas contas, mas também a análise de uma série de indicadores e ações para ter uma ideia mais clara se o seu negócio está lucrando ou não.
A seguir, vamos explicar o que é e o que você precisa para descobrir se sua loja de materiais de construção é ou não lucrativa. Continue!
Qual é a importância de avaliar a lucratividade da loja de materiais de construções?
De fato, a lucratividade é um verdadeiro desafio para o empreendedor, isto porque ela está ligada com o sucesso ou fracasso de todas as iniciativas do negócio. Marketing, atendimento, gestão das finanças, todos esses elementos têm uma relação direta com o lucro. Por isso, conseguir mensurá-lo é muito importante para entender se o negócio é rentável e, claro, ajudará a saber se a empresa tem longevidade.
Quais são as principais dicas para avaliar se sua loja está dando lucro?
Quando se trata de lucro, há um conjunto de fatores que fazem esse conceito ser mensurável. Ele, logicamente, passa pela questão do fluxo de caixa e também do monitoramento de indicadores, do estudo do seu faturamento, do conhecimento de seus gastos e muitas outras questões. A seguir, vamos mostrar o que você precisa saber. Confira!
Acompanhe indicadores
Indicadores de lucratividade são ferramentas fundamentais para transformar em dados o desempenho de seu negócio. Informações que poderão ser utilizadas não só para avaliar o nível de sucesso, mas também para tomada de decisões. Boa parte dos indicadores estão em um documento obrigatório que toda a empresa precisa fazer, o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Entre os principais, podemos destacar:
- margem de lucro líquido: ligado a eficácia das operações do negócio, apresenta o quanto de cada venda sobrou depois da dedução dos custos, despesas operacionais e impostos;
- margem de lucro bruto: ela também está relacionada com as operações do negócio, mas ao contrário da primeira, só é abatido do resultado os custos para a execução das operações;
- margem EBITDA: significando o lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização, é um indicador ligado a quantidade de rendimento que a empresa teve antes;
- ponto de equilíbrio: esse não é um indicador relacionado ao DRE, porém, é muito importante para medir a lucratividade. Ele consiste na identificação do valor mínimo necessário para que o negócio possa tanto pagar suas contas, como continuar operando. Logo, o que a empresa consegue a mais é o lucro e quando não alcança o ponto de equilíbrio, ela está no prejuízo.
Entenda o que é faturamento
A primeira coisa que precisamos desmistificar sobre faturamento é que ele não é o dinheiro que está no caixa. O fato de sua loja ter boas vendas no final do mês, não quer dizer que isso é lucro. Até porque, é preciso contar também com a inadimplência, taxas de cartão de crédito, custos de operação de frete que, querendo ou não, prejudicam o seu faturamento.
Por isso, é importante entender que ele está relacionado ao que fica no seu caixa depois de todas as despesas e custos. Só assim, poderá ter uma ideia clara de quanto a sua empresa está faturando e se isso é realmente uma porcentagem lucrativa.
Conheça seus custos
Durante o processo de verificação de seu faturamento, a gestão terá que se aprofundar mais sobre como a empresa utiliza o seu dinheiro. Isso passa, logicamente, pela verificação dos custos e despesas. Nessa lista, é bom classificá-los de acordo com o seu nível de importância, geralmente, temos os fixos e variáveis.
Os primeiros, são todos aqueles ligados às operações e despesas periódicas do negócio. Isso inclui, impostos, compras de matérias-primas, como luz, água, pagamento dos funcionários, entre outros.
Já os variáveis, são tudo aquilo que não tem exatamente uma periodicidade, como a manutenção de um equipamento, por exemplo. Separá-los e entendê-los será importante para compreender como a sua empresa gasta e se o que ela recebe é o suficiente para pagá-los e ainda gerar lucro.
Apure os resultados
Calcular os resultados de sua empresa é uma maneira prática de identificar o nível de lucro ou prejuízo de seu negócio durante um determinado período. Por isso, é interessante utilizar as informações de seu comportamento financeiro de, pelo menos, seis meses, até para poder captar as sazonalidades ou as instabilidades do negócio.
Claro que para isso, é importante que a empresa tenha meios de captura de dados financeiros e que mantenha este local sempre atualizado. Com essas informações, será possível realizar o cálculo de resultados:
Faturamento – custos variáveis – custos fixos = resultados do período.
Utilize a tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada para a maioria dos processos de negócio. Quando se trata de gestão, obter sistemas integrados do tipo ERP é fundamental para qualquer tipo de negócio, inclusive, lojas de materiais de construções.
Essas ferramentas ajudarão a administrar não só as finanças, como outros setores do e também otimizar processos, entender onde a empresa está desperdiçando seus recursos, emitir notas fiscais, fazer a gestão das vendas, compras e logística e muitas outras iniciativas.
Ter uma loja lucrativa, principalmente, quando se trata de trabalhar no setor de construção, consiste em prestar atenção ao comportamento financeiro do seu negócio como um todo. Não só avaliar o que se recebe mensalmente, mas também, seus custos (fixos e variáveis) e investimentos. É importante ter um panorama de como a empresa utiliza as suas finanças e o quanto disso realmente é lucro. Por isso, a adoção de ferramentas como o ERP pode ser fundamental para a gestão desse processo de maneira mais efetiva.
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