O que é gestão integrada e como ela pode ajudar um varejo de material de construção?

Melhorar a gestão do seu negócio na área de materiais de construção é fundamental para conseguir melhores resultados e otimizar a sua rentabilidade, não é mesmo? Mas como fazer isso de uma forma eficiente e que não sobrecarregue seus colaboradores? Atualmente, isso pode ser bem simples, com a migração para uma gestão integrada.

Esse tipo de gestão costuma trazer uma performance que você jamais imaginaria, proporcionando formas de alcançar todo o potencial de crescimento de que seu negócio precisa.

Leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre esse tema!

O que é a gestão integrada de negócios?

A gestão integrada de negócios é uma forma de realizar o controle e melhorar a organização dos elementos que circulam internamente em sua empresa, com o objetivo de potencializar a comunicação, produtividade e circulação de informações.

O objetivo é os setores, que muitas vezes trabalham de formas independentes, terem uma melhor integração e conseguirem entender que os serviços de cada área interferem uns nos outros e, por isso, é necessário trabalharem de forma interdisciplinar.

Por exemplo, sua loja de material de construção precisa saber conciliar, em sua gestão, as informações de marketing e vendas, já que uma área trabalha diretamente com os resultados da outra. Se a divulgação não é bem-feita, o resultado são vendas inexpressivas ou abaixo das metas estipuladas. Se o setor de venda não repassa os conteúdos dos clientes para o marketing, é difícil saber qual é o real público-alvo da empresa.

Por isso, é fundamental que a gestão integrada de negócios seja implementada, como uma forma de trazer maior responsabilidade para os setores do seu varejo, bem como ter resultados melhores, mais expressivos e que realmente acarretem em vantagens a longo prazo.

Como um sistema de gestão integrada traz benefícios para o varejo?

Uma das formas não só de implementar, mas também de otimizar a gestão integrada é por meio de sistemas específicos para esse fim. Para isso, é fundamental que você entenda, em primeiro lugar, esse conceito de sistema de gestão integrada.

Ele diz respeito a um sistema operacional cuja função perpassa, principalmente, a automação de processos. Porém, não é só isso. Também será capaz, em primeiro lugar, de realizar um diagnóstico preciso das principais necessidades e pontos fortes do seu varejo.

A partir disso, o próprio sistema começa a promover mudanças na gestão de informações do negócio, implantando metodologias específicas e realizando testes para verificar se as mudanças estão, de fato, dando certo.  O sistema também levanta as informações fundamentais para apuração de métricas e indicadores específicos, realiza a análise e oferece as informações para os analistas, de forma automatizada e recorrente, de maneira que os responsáveis tenham essas informações em mãos a todo momento.

A partir disso, podemos ver alguns benefícios na implementação do sistema de gestão integrada. Por exemplo, a automação permite uma maior agilidade nas análises, conseguindo obter as informações necessárias em tempo real, permitindo que seus gestores possam se dedicar a questões mais analíticas do seu negócio.

Podemos, ainda, colocar como benefícios:

  • mais qualidade de informação, a partir do momento em que todos os setores estão inserindo seus conteúdos dentro do sistema, de forma que os colaboradores terão conhecimento global da situação da empresa;
  • melhor integração entre os setores, facilitando os trabalhos que dependam desse tipo de colaboração;
  • estabelecimento de padronização dos processos, a partir do momento em que todos os colaboradores precisam inserir as informações de acordo com o padrão estabelecido pelo sistema;
  • maior controle de estoque;
  • processo de tomada de decisão com maior embasamento nas informações oferecidas pelo sistema, que avalia a situação da empresa como um todo;
  • fortalecimento da imagem da empresa;
  • maior alinhamento com os objetivos da organização, entre outros.

Como otimizar a gestão integrada para lojas de material de construção?

Como fazer a sua gestão integrada para lojas de material de construção ser, de fato, eficiente e trazer os resultados esperados para seu negócio? Veja algumas dicas a seguir que podem ser aplicadas em sua empresa.

Analise a atual situação da empresa

Toda mudança precisa passar por um período de avaliação inicial, para identificar como está esse primeiro ponto. Isso é fundamental para identificar a atual situação, de forma a analisar quais são os pontos que merecem cuidados e quais podem ser reforçados para melhorar os resultados a longo prazo.

Converse com os gestores

Se você tem um gestor para cada área (financeiro, contábil, vendas, marketing, RH, entre outros), é fundamental ter uma conversa franca com todos eles, para que possam entender como funciona esse novo momento do negócio. Afinal, sem a cooperação deles, será impossível conseguir os resultados, mesmo implementando soluções específicas para esse fim.

Assim, antes de começar as mudanças, faça uma reunião de alinhamento com os envolvidos e tire todas as dúvidas deles sobre esse novo período. Isso tornará o processo de migração mais fácil e com menos prejuízos ao longo do tempo.

Realize treinamentos para a implementação da gestão integrada

Para que todos estejam devidamente alinhados, é fundamental realizar um treinamento para os envolvidos, contemplando os colaboradores das mais diferentes áreas. Isso é importante não só para um maior alinhamento, mas também para que os seus colaboradores saibam como trabalhar com o sistema e inserir as informações nele de forma correta.

Utilize um sistema específico para seu negócio

Como falamos, os sistemas são um grande ganho para uma gestão integrada no varejo. Há diversas soluções disponíveis no mercado, porém, muitas delas são generalistas, ou seja, servem para os diferentes tipos de varejos disponíveis.

Com ferramentas bem características de nichos específicos, é possível ter mais foco e alcançar resultados mais rápidos e eficientes. Então, que tal contar com um sistema que seja destinado à sua área de atuação? Muito melhor, não é mesmo?

Tem interesse nisso para sua loja de materiais de construção? Então, conheça o trabalho da MicroUniverso, que desenvolve um sistema de gestão altamente maduro e com foco total nas características do seu negócio.

Temos uma ferramenta completa, totalmente voltada para o setor de varejo de materiais de construção, facilitando o acesso à informação entre setores, tornando os processos mais intuitivos e bem embasados.

Além disso, ele promove integração e excelência no trabalho, permitindo um maior controle do que ocorre dentro da empresa. Isso inclui módulos web que proporcionam acompanhamento de informações em tempo real, além de orçamentos online, o que facilitará os atendimentos externos.

Gostou do conteúdo? Então entre em contato e conheça melhor o ERP MicroUniverso, o sistema que vai revolucionar a gestão da sua loja de material de construção.

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…